segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ETANOL E GASOLINA

Mistura deve passar de 25% para 27% este mês

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e representantes do setor sucroalcooleiro acertaram uma proposta para aumentar de 25% para 27% a edição de etanol anidro na gasolina comum, conforme informou a presidenta da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina. Pelo cronograma discutido, a mudança passaria  a valer a partir do dia 15 de fevereiro. A proposta precisa ser aprovada pela presidenta Dilma Russeff..

Elizabeth Farina revelou que o acordo era muito aguardado pelo setor sucroalcooleiro. "Foi um acordo que o ministro Mercandante disse que levará à presidenta Dilma. O cronograma proposto é que se inicie o aumento da mistura a partir de 15 de fevereiro. Os testes realizados sobre emissão, consumo e dirigibilidade não trouxeram mudanças significativas", salientou a presidenta da Unica.

A princípio, será mantido o percentual de 25% para a gasolina aditivada. De acordo com o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, a intenção é que, em breve, o percentual aumente para 27,5% para as gasolinas comum e a premium. Segundo ele, ainda é preciso concluir testes para adotar os 27,5% nos dois tipos de combustível.
]
Conforme a presidenta da Unica, a expectativa é que o percentual de 27% de etanol na gasolina comum gere uma demanda de mais de 1 bilhão de litros por ano. Ele afirmou que o setor tem capacidade para atender ao aumento na demanda.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário