quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Enchentes do Rio Madeira

Rio Madeira
Por aqui -  Em 2012 uma reportagem do jornal O Globo trazia o seguinte título, “Usinas da discórdia - Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, brigam por reservatórios, uma disputa de R$ 2 bilhões”. O material, produzido pelo jornalista Danilo Fariello fazia um grave alerta, que foi devidamente ignorado por essas bandas. Dizia ele, “a elevação da cota (profundidade do reservatório) de Santo Antônio reduziria a queda d’água em Jirau, que fica antes (de Santo Antônio) no curso do Rio Madeira. Essa elevação de cota pretendida implicaria, segundo os argumentos de Jirau, queda na sua geração de energia e um impacto socioambiental bastante significativo, com riscos de alagar, no período de chuvas, parte da cidade de Jaci-Paraná (RO), além da rodovia BR-364 e da Ferrovia Madeira-Mamoré, que têm pontes atravessando o rio”.

“Tudo certo - Em contato com o consórcio Santo Antônio, o mesmo avisou por comunicado que “não concede entrevista” e informou, na época que o pedido de elevação de cota já teve pareceres favoráveis do Ibama e da Agência Nacional de Águas (ANA), embora esses pareceres não sejam definitivos e completou no tal comunicado, “desde julho, o Ibama, com base em extensos estudos efetuados, se manifestou positivamente sobre esse projeto”.

O governo federal - Ao invés de proteger a população de Rondônia, preferiu entrar na justiça contra uma ação proposta na época pelos ministérios públicos federal e estadual e conseguiu derrubar, através da Advocacia Geral da União, a proibição por parte do IBAMA de autorizar ou emitir qualquer licença ambiental referente à elevação da cota do reservatório de Santo Antônio, de 70,5 m para 71,3 m, conforme solicitado pela empresa. De acordo com o MP-RO, a situação foi reconhecida pelo próprio SAE em janeiro, quando se comprometeu a promover uma reanálise do comportamento do fluxo das águas do Rio Madeira, tendo sido apresentado estudo no qual o consórcio diz que passará a evitar a movimentação simultânea de duas ou mais comportas no mesmo sentido. A AGU venceu o processo no fim de outubro e em 2014 ganhamos uma linda enchente de presente. Obrigado Dilma.

Fonte: Alan Alex - Painel Político / Tudo Rondônia


MALDITAS USINAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário