quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cálculo de retorno financeiro

MAS AFINAL, O QUE É ROI?

Cálculo de retorno financeiro deve ser usado para ajudar gestores a tomarem melhores decisões.
Muito se fala da importância de se calcular  o ROI, mas o que de fato essa sigla quer dizer? ROI significa RETURN ON INVESTIMENT, que em português quer dizer RETORNO SOBRE INVESTIMENTO. No Brasil, usamos o termo TIR, Taxa Interna de Retorno, ou seja,    
ROI ou TIR é a relação entre o dinheiro ganho, ou perdido, através de um investimento, considerando o custo de dinheiro e o tempo que leva para gerar o retorno.

"O retorno sobre investimento é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho, ou perdido, como resultado de um investimento. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou", explica Louis Servizio, especialista em ROI.

Empreendedores e executivos olham para o ROI de um projeto, pois será ele que indicará o quanto tal projeto foi, ou será bem-sucedido. Ter uma noção clara desses dados ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa e tomar melhores decisões.

"É esse cálculo que lhe dirá  se você está usando o seu dinheiro de forma inteligente. Por meio desse cálculo é possível entender o que está funcionando e o que não está, dentro de uma empresa", completa Louis que afirma: "esse é um tipo de ferramenta que todos os gestores deveriam ter dentro das suas empresas, já, que a implementação dessa política de ROI está, totalmente, ligada ao sucesso financeiro da empresa.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso signfica para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las, constantemente, é importante, já que a taxa de retorno pode variar, significativamente, em pequenos períodos, em especial durante ações pontuais.

Fonte: Louis Servizio - fundador da Wellcast ROI - Uol
Postagem sugerida pela colaboradora do Blog, Cleide Pinheiro/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário