quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ALIMENTAÇÃO - Alimentos ricos em fibras reduzem o desejo de comer demasiadamente

Sabe aquela vontade de comer uma sobremesa de chocolate depois daquela pizza ou hambúrguer? Consumir alimentos gordurosos, salgadinhos, biscoitos para satisfazer esse desejo incontrolável de comer algo pode prejudicar a sua dieta. Além disso, esses alimentos não ajudam manter a saciedade.

Segundo o Dr. Fernando Bacalhau, médico nutrólogo, é possível contar com o auxílio de uma alimentação balanceada e alguns alimentos para controlar essa vontade de comer o tempo todo. "É comum quando não consumimos os alimentos corretos, pulamos refeição, o cérebro entende que o organismo não está se alimentando provocando uma compulsão por comida à tarde ou à noite", explica.

Existem outros gatilhos como estresse, ansiedade, alterações no humor e a rotina agitada que influenciam a vontade de comer compulsivamente. É possível controlar todas essas alterações consumindo alguns alimentos. Sementes, castanhas, ovos, laticínios não podem ficar fora do cardápio. "Eles contém triptofano que é utilizado na síntese do neurotransmissor, a serotonina, que é caracterizada como um regulador de  de humor e apetite e também ajuda a produzir saciedade alimentar", afirma o nutrólogo.

Outro alimento que é rico em triptofano e pode ser consumido com o intuito de proporcionar saciedade é o chocolate amargo com 70% de cacau.

Inclua fibras na alimentação
De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação diária de fibras é de 25 g. Entretanto, são poucas as pessoas que conseguem consumir a quantidade ideal de fibras no dia a dia. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que 68% da população consomem fibras abaixo desse valor. "As fibras devem estar presentes na primeira refeição do dia, que é o café da manhã. Não deixe de consumir futas, pão integral e granola", ressalta o Dr. Fernando.

Os alimentos ricos em fibras possuem outros benefícios além de garantir a saciedade. Eles colaboram para o bom funcionamento do intestino protegendo-o contra a constipação. Também ajudam o indivíduo a manter o peso. "Quando o indivíduo mantém uma alimentação a base de carboidratos simples, como mel, pães, massas grãos refinados, esses alimentos aumentam o nível de glicose no sangue ocasionando alterações hormonais que favorecem o acúmulo de peso e consequentemente aumentando a fome", esclarece o médico.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. "Cada uma possui uma características diferentes. As solúveis são responsáveis pelo aumento da saciedade e ajudam no controle do colesterol e diabetes. E as insolúveis aumentam o peso e acelera o trânsito intestinal". Frisa o Dr. Fernando.

Para quem deseja controlar a saciedade deve manter uma alimentação balanceada com fibras solúveis. 

Confira a lista e saiba quais são esses alimentos:

  • Caqui, chocolate: cada unidade fornece 7,3 g de fibras solúveis;
  • Feijão carioca: 1 concha tem o mesmo que 1 caqui chocolate: 7,3 g de fibras solúveis;
  • Goiaba branca: 1 unidade e meia, com casca, apresentam 6 g de fibras solúveis;
  • Arroz integral cozido; 4 colheres (sopa) possuem 3,8 g de fibras insolúveis;
  • Pão de forma de trigo integral: 2 fatias, apresentam 3,5 g de fibras insolúveis;
  • Ameixa crua: 4 unidades da fruta fornecem 3,4 g de fibras solúveis;
  • Pipoca: 2 xícaras e meia (chá) proporciona 3,2 g de fibras solúveis;
  • Aveia: 4 colheres (sopa) contêm 3,3 g de fibras insolúveis;
  • Beterraba: fornece 1,4 g de fibras insolúveis a cada 2 colheres (sopa).
Fonte: Jornal o Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário