quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Solidão

Solidão é aquela sensação de vazio, desamparo e isolamento que muitas pessoas já sentiram ou sentem, seja por escolha ou por força das circunstâncias. Estar em companhia de alguém não é, necessariamente, estar acompanhado, e estar só não significa sentir-se só. 

Sentir solidão não é estar sozinho, mas, sentir-se desamparado, ter sensações de vazio e isolamento que podem, sim, ser sentidos na presença de outra pessoa, ou talvez porque esta pessoa não possui vínculos significativos conosco, ou seja, é aquele tipo de relação com o sujeito em que você compartilha algum tipo de trabalho ou atividade, porque foi unida a ela por um objetivo comum (trabalho/escola, etc.). Ou temos pessoas queridas ao nosso lado, mas, a qualidade da relação foi prejudicada por algum motivo. Pensar na solidão nos leva à reflexão dos nossos relacionamentos, e principalmente, na qualidade dessas relações...

A falta de relacionamentos profundos pode desencadear a solidão, como consequência. É uma escolha, e cada escolha possui vantagens e desvantagens, ônus e bônus. Infelizmente, você pode escolher ser sozinho e ao mesmo tempo pode ser acometido pelos sentimentos ruins da solidão. Ter amigos para dividir os fardos da vida é cada vez mais desejável. Afinal, carregar as preocupação, conflitos s estresse sozinho fica pesado, e mais leve quando podemos  compartilhar com alguém que nos identificamos, pois, quando não temos com quem compartilhar carregamos os fardos sozinho, não é?

Existem muitas formas de se tratar a solidão, mas o primeiro passo e mais recomendado é fazer terapia, para descobrirmos o porquê dos nossos sentimentos e reescrever nossa história.


Fonte: Elaine Paiva - Psicóloga Comportamental - psicóloga.elainepaiva@gmail.com
Texto solicitado para postagem no Blog pela colaboradora Cleide Pinheiro - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário