quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

SAÚDE - Dor muscular no pescoço é proveniente de fraqueza dos músculos posturais

As dores musculares que afetam a região do pescoço, normalmente, se apresentam devido à realização de movimentos bruscos ou por causa da permanência em uma posição inadequada por um longo período. Considerada uma das mais incapacitantes, a dor na região pode ser proveniente ainda de artrite ou outras doenças reumáticas.

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna - ABRColuna, diretor do Instituto Pilates, a má postura e os movimentos bruscos podem causar desequilíbrios na coluna vertebral e, por consequência, agravar em um estiramento excessivo de ligamentos. "Essa ação dá origem as tensões musculares ou uma contratação involuntária da musculatura do pescoço, como é o caso do torcicolo", explica o especialista.

Diferentemente do que acreditam, permanecer na mesma postura em que as dores musculares já estão instaladas é um erro, pois pode causar o agravamento do problema. " Atenção no pescoço ou nuca, e nos ombros é uma das queixas mais comuns de profissionais que permanecem longas horas em frente ao computador. Isso ocorre por que a posição causa uma sobrecarga dos músculos do pescoço e dos ombros", afirma Montenegro.

Como evitar?
De acordo com o fisioterapeuta, o ideal é tomar cuidado com a postura ao sentar, pois quando você permanece em uma postura errada por muito tempo, como por exemplo, em uma postura ligeiramente curvada, ocorre uma perda da força dos seus músculos posturais devido a não utilização dos mesmos. "Para recuperar a força da musculatura uma indicação é realizar o pilates. Ele aumenta não apenas a força como causa uma maior flexibilidade dos músculos, o que facilita a movimentação dos corpo e previne lesões", sugere Helder.

Aliás, o pilates ajuda o praticante a desenvolver um controle maior sobre sua musculatura e postura, evitando lesões na coluna ou outras regões do corpo. "A técnica aumenta a estabilidade e mobilidade da coluna, dessa forma, faz com que a função nervosa e vascular do pescoço, fique mais facilitada. Outra vantagem em decorrência do aumento da consciência corporal e eliminação das dores, pois os exercícios ajudam a relaxar os músculos que estão tensionados", diz o fisioterapeuta.

Contudo, é importante deixar claro que os exercícios de Pilates devem ser incluídos na rotina diária. "Mantenha a sua coluna as curvaturas normais durante a realização de tarefas no dia a dia e também mantenha a contração abdominal (centro). Isso ajudará a prevenir dores no pescoço, nunca, ombros, braços e até mesmo nas costas", finaliza Montenegro.

Fonte: Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário