terça-feira, 6 de janeiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUERO VIVER NO PAÍS DOS DISCURSO E NÃO NO BRASIL REAL

Que Brasil maravilhoso seria esse se a vida real se aproximasse do discurso dos políticos! Da presidente Dilma Roussef aos 27 governadores, deu gosto de ouvir as belas palavras, otimismo, promessas de mudanças, diminuição de gastos públicos e juras de que tudo será melhor, daqui em diante. Há temas reais que não existem nos discursos floridos e bem postados das nossas principais autoridades! Por eles, não há o aparelhamento do Estado e nem ideologias direcionando nossos destinos. Nos Estados, houve tantos avanços que só quem é cego não vê!  Em alguns deles, segundo o discurso dos reeleitos, vive-se muito perto do céu, faltando só alguns passos. No geral, nada sobre  a educação de péssima qualidade. Na saúde pública, tudo vai melhorar! O problema é povo, que teima em ficar jogado em corredores de hospitais e sendo maltratados nos postos de saúde. As cidades sujas, o transporte público deficiente em todas as regiões; as centenas de obras inacabadas, muitas delas por causa da  delinquente corrupção, são assuntos que não cabem nos discursos ufanistas.
Tanto na fala da Presidente quanto dos governadores, no geral o que se ouviu foi uma retórica colorida, palavras bem escolhidas, até alguns toques de poesia e muito otimismo. A realidade, lamenta-se, é bem outra. Estamos entrando num ano de dificuldades, de demissões, de encolhimento da renda, de crescimento zero, de inflação alta, de violência desenfreada, de necessidade de cortes e cintos apertados. A não ser de passagem, esses temas ficaram distantes da abordagem pra cima, recheada de frases de efeito e otimismo exagerado, nos discursos de posse. Vivemos todos de esperança e ainda a temos. Mas bem que gostaríamos, todos os brasileiros, de ter muito mais que isso. Precisamos de  um país real e não do país dos palanques.
 CADÁVERES EM BRASÍLIA - Ainda merece registro o caso dos dois meninos que foram mortos pela PM, em Ariquemes, numa troca de tiros. É também resultado do fracassado projeto que impede que menores sejam punidos, que sejam corrigidos, que aprendam o que é certo e o que é errado. Os dois cadáveres deveriam ser colocados na frente do Congresso e depois do Palácio do Planalto, cercado por defensores de uma legislação de impunidade que está destruindo a vida de milhões de crianças e jovens brasileiros. Pobres delas, pobres de nós!
ELEIÇÃO ADIADA - E a Federação das Indústrias de Rondônia, a poderosa e importante Fiero, está enfrentando mais um confronto entre grupos empresariais/políticos. A eleição foi adiada até decisão de novas demandas judiciais. A chapa de oposição foi impugnada. Até dia 20, conselho deve nomear junta governativa, que assume em fevereiro. Em 31 de janeiro termina o mandato do atual presidente, Dênis Bau. O que se espera, para o bem de Rondônia, que tudo seja resolvido logo e que as partes sentem numa mesa, conversam e priorizem o Estado!
 VIA WATTS APP - O Watts App, que serve para tanta bobagem e besteirol, também tem grande utilidade, se bem usado. Foi através de uma denúncia anônima via watts app, que a polícia foi avisada da existência de um local de desmonte de motos roubadas, em Porto Velho. Uma casa era usada como oficina de desmonte. Um internauta testemunhou e avisou a polícia. Três irmãos foram presos. Ao invés de postar abobrinhas e inventar bobagens, há quem se preocupe com a coletividade e use as redes sociais para o bem. Foi o caso.
TELEFONIA CHEGANDO - Uma boa notícia dada pelo governador Confúcio Moura, nesta semana, é que os celulares chegarão, finalmente, aos distritos da Capital e interior. Vários deles farão parte da primeira leva de beneficiados. Áreas como A Ponta do Abunã, Quinto BEC, Tarilândia, Garimpo Bom Futuro, Nova Colina, Calama e vários outros estão na relação. Uma excelente notícia para este 2015 que começou. Agora, io governo tem que pressionar também as operadoras para melhorar o sistema nas cidades. Porque os preços são absurdos e a contrapartida, uma porcaria!
TRAGICÔMICO - Seria cômica, não fosse trágica a tentativa de petistas e aliados do governo em tentar tirar o foco da roubalheira da Petrobras. Como se ela fosse restrita a um pequeno grupelho de ladrões, que nada têm a ver com a administração tanto da presidente Dilma quanto da própria estatal. Como se meter a mão no dinheiro público não fosse um projeto que envolve quadrilheiros de todos os tamanhos (corruptos e corruptores), mas apenas um desvio de caráter de alguns poucos ladrõezinhos. A verdade é bem outra, todos sabem. E ficará ainda mais provada, daqui para a frente...
 CHEIOS DE ESPERANÇA - De vez em quando, ocorrem eventos que nos enchem de esperança de que há, sim, graças a ações de gente do bem, chance de que melhoremos em muitos setores. Exemplo: um médico rondoniense, o dr. Solino Prado Assis, junto com sua pequena equipe, fez nada menos do que 30 cirurgias de transplantes de córnea em poucos dias, no Hospital de Base. Tudo pelo SUS. Tudo sem custo. Foi no final de 2014. Uma semana antes do ano novo. O 2015 chegou cheio de imagens e cores para muita gente que não enxergava mais. Não é de orgulhar a gente, um feito desses?
 PERGUNTINHA - Alguém aí já tinha visto ministros do Brasil serem vaiados no dia da posse, antes mesmo de começarem a trabalhar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário