quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ANIMAIS E CRIANÇAS: TEMAS SÉRIOS TRAZIDOS PELA HUMORISTA

Proteger, cuidar, alimentar, tratar  e cuidar da saúde dos animais faz parte de uma nova mania, principalmente nas classes alta e média, mas já também em outras, menos abastadas. Ter seu animal de estimação e tratá-lo com todo o aparato moderno que existe, tornou-se moda. Há até exageros, incluindo tratamentos médicos de última geração (só falta, por enquanto, é a UTI no ar). Os bichinhos são o maior alvo do amor de milhões de pessoas. Isso acontece em várias outras sociedades do mundo ocidental, principalmente. Mas, como tudo neste século 21, há coisas que beiram o absurdo. Há até "lares" para animais, onde eles ficam a disposição para adoção. Centenas são buscados todos os meses. Há lares para crianças abandonadas. Poucas são acolhidas. Quando some um animalzinho de estimação, a sociedade se mobiliza, em qualquer comunidade brasileira. Só no ano passado, segundo números oficiais, mais de 100 crianças sumiram todos os dias. Um grande número delas nunca mais é encontrado. Excepcionalmente, há campanhas da mídia para tentar localizá-las, mas só até que o assunto caia no esquecimento.
O tema veio a baila, novamente, graças a um show de humor, nos Estados Unidos, visto no mundo inteiro e também no Brasil, pela HBO. A linda comediante Sarah Silverman (foto), um dos mais respeitados nomes do stand up americano, numa de suas piadas, sem politicamente incorretas, como é seu estilo, fez uma ironia com seu público. "Quero lembrar a quem se desespera correndo atrás para adotar animais em seus lares provisórios, que há milhões de crianças abandonadas nas mesmas condições e ninguém lhes dá atenção", disse, num show assistido por milhões de pessoas no mundo todo.  Resumiu, numa frase curta, uma verdade que todos sabem. Proteger animais é o "it" do momento. Já as crianças....
DESEMPREGO - Centenas de trabalhadores correm o risco de ficarem desempregados. Como a Prefeitura de Porto Velho bateu pé e não reajusta a tarifa de ônibus e, como a Justiça, até agora nada decidiu, há sim perigo de que as empresas do setor se tornem insolventes, sem condições de cumprir suas obrigações. Mesmo com todos os aumentos dos insumos e salários nestes 96 meses, o preço da passagem está congelado em 2 reais e 60 centavos. Dia 1º de fevereiro vem novo aumento do diesel por aí e a coisa vai ficar ainda mais complicada para o sistema de transporte coletivo da Capital.  
 FOGO CRUZADO - Nesta quarta à noite, um grupo de motoristas, cobradores e funcionários das oficinas das empresas foi à mídia, pedir socorro. No programa Tempo Real (apresentação de Léo Ladeia, TV Candelária, rede estadual), eles disseram que estão no fogo cruzado de uma complexa relação entre as empresas e a Prefeitura. Como nenhuma empresa sobrevive do vento (e ainda no caso dos ônibus, elas têm que bancar quase 40% de passagens gratuitas), os trabalhadores temem por seus empregos. O prefeito Mauro Nazif continua dizendo que não dá aumento algum...
 VILHENA ASSUSTADA - A até pouco tempo pacata Vilhena, também já entrou no mapa da violência. Em 2013 a cidade registrou 29 assassinatos. Em 2014, 32. Roubos, assaltos, arrombamentos, furtos, infernizam a vida da população, não acostumada a viver sob o domínio do medo, como vive, hoje, a grande maioria das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. O deputado Luizinho Goebel, reeleito pelo Cone Sul, assustado com os números da região, quer promover uma audiência pública, em março, para discutir o sério problema.
 SEM SAÍDA - Não é só o Luizinho. Representantes de todas as regiões de Rondônia na Assembleia e no Congresso estão seguindo a mesma cartilha. Em cada cidade, em cada distrito, seja na cidade ou na área rural, os índices de crimes deram um salto. Discutir o assunto é saudável, mas, mesmo com todos os esforços, não resolverá nada. Enquanto o Brasil for regido por leis que protegem bandidos e não os cidadãos de bem, resolver o problema da segurança pública será como enxugar gelo: não tem solução. 
OUTRO AUMENTO - Outra notícia importante para o 1º de fevereiro: aumento do preço de gasolina e óleo diesel. Serão reajustados os preços em 22 centavos para a gasolina e 15 centavos do diesel. Sabe-se bem o que isso significa: aumento de preços em inúmeras mercadorias e serviços, porque tudo que depende dos combustíveis, sobe também. No pacotaço, certamente aumentarão também os índices de inflação. Em Porto Velho, o aumento deixará de cabelos em pé os empresários do transporte coletivo, cujos custos só aumentam, mas que não conseguem reajuste das tarifas há quatro anos.
 DUAS AÇÕES POSITIVAS - Tem algumas decisões do governo Mauro Nazif que merecem elogios, embora muitas outros sejam duramente criticadas por boa parte da população. A primeira foi a decisão de não aumentar, pelo terceiro ano consecutivo, o valor do IPTU, corrigido apenas pelos índices da inflação. Outra: a de conceder total desconto de juros e multas para dívidas para com o município. Isso, certamente, beneficiará milhares de porto velhenses e, ao mesmo tempo, reforçará o caixa da Prefeitura. Duas ações corretas, de bom senso.
 PERGUNTAR - Ué, onde estão as promessas de campanha de que não teríamos crise, recessão, pacotes de maldades e medidas que infernizassem nossas vidas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário