quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NAZIF ENTRA NO ANO DECISIVO DA SUA ADMINISTRAÇÃO

O 2015 que começa será um ano decisivo para a administração Mauro Nazif. Os primeiros dois anos não foram à altura do que a coletividade esperava. Nazif diz que só agora tem resultados, porque precisou reorganizar quase tudo, antes que pudesse imprimir seu ritmo. Se decolar neste terceiro ano e continuar firme no último do seu mandato, Nazif ainda sai por cima. Mas se não conseguir convencer o porto velhense que, como prefeito, ele é tão bom como foi deputado federal, a reeleição será apenas um sonho.  O prefeito garante que sua administração começa a deslanchar. No último sábado, ao participar do programa  dos Dinossauros na TV Candelária (Everton Leoni, Sérgio Mello, Léo Ladeia, Beni Andrade e Sérgio Pires), o Prefeito foi questionado sobre várias deficiências da sua administração e de sua cidade. Não fugiu as perguntas, mas pareceu otimista demais, em setores em que as coisas realmente não estão andando. Houve sim avanços localizados na saúde; várias ruas asfaltadas; melhorou a iluminação pública e o IPTU não é corrigido pelo terceiro ano consecutivo, o que é muito justo, já que a contrapartida ainda é fraca. Mas há áreas onde os problemas são graves. Prova disso foram as muitas mensagens dos telespectadores do programa, a grande maioria com críticas duras à administração de Nazif.
O hoje prefeito foi um deputado federal atuante e respeitado. Sempre ouvia a voz das ruas. Na Prefeitura, Nazif parece estar ouvindo muito alguns assessores que só lhe trazem boas notícias, ao invés de ir ouvir a voz do povão nas ruas. Se o fizesse, certamente mudaria muitas coisas, adaptando seu governo ao que realmente clama a coletividade. Por enquanto, ao menos, parte da administração municipal está falando uma linguagem, enquanto a população fala outra, muito mais crítica.
OUVIR AS RUAS -  Nazif ainda tem tempo de fazer um excelente governo. A hora é de começar a transformar Porto Velho numa cidade boa de se viver. Mas tem que resolver logo questões como a sujeira da cidade; as ruas tomadas pela lama e água; a conclusão de dezenas de obras inacabadas, muitas ainda da administração Roberto Sobrinho. Mas, mais que tudo, Nazif precisa ir às ruas, falar com a população que o consagrou. Será ouvindo a voz das ruas que ele terá muito mais chance de corrigir o que não andou bem nesta primeira metade do seu mandato.
 RECADO DADO - Não anda fácil a relação entre os principais partidos no poder  em Rondônia. O PDT de Acir Gurgacz, por exemplo, através de seus aliados na mídia, anda mandando recados ao PMDB de Confúcio Moura e Valdir Raupp, de que não está satisfeito com a montagem da equipe do segundo mandato. Até algumas críticas mais pesadas (como a abordagem sobre a prisão de Lúcio Mosquini, aliado de Confúcio e Raupp) e acusações contra o deputado Garçon já andam aparecendo na área. O jogo vai se tornar mais pesado ainda...
 BATALHA EM ANDAMENTO - Já anda fervilhando cada vez mais, nos bastidores, a batalha pelo comando da Assembleia. Um grupo oposicionista ainda tenta algumas manobras, tentando evitar que a maioria governista comande o legislativo, a partir de fevereiro. Mas o principal nome para a presidência, o do deputado Maurão de Carvalho, reeleito pela quinta vez, continua sendo o mais cotado para comandar a ALE no início da nova legislatura. Passadas as festas de Ano Novo, o assunto volta com tudo nos meios da política.
 HERMÍNIO FIRME - O presidente que deixa o cargo, Hermínio Coelho, assumiu num momento conturbado, foi injustamente envolvido em operação da polícia estadual e, no final, deixa o cargo  elogiado tanto por seus pares, pelo funcionalismo da ALE e também por grande parte da opinião pública. Reeleito, Hermínio foi um duro opositor do governo e, ao que parece, manterá a mesma postura no próximo mandato. Foi um comandante correto, à frente do parlamento estadual. E é nome dos mais quentes para disputar a Prefeitura da Capital, em 2016.
 MARIANA E PORTUGUÊS - Por falar em Prefeitura da Capital, a deputada federal Mariana Carvalho, do alto dos seus 60.300 votos, vai sim disputar a sucessão de Nazif. Mesmo ela dizendo que é muito cedo para tratar do tema. Deixou claro que, que se for chamada por seu partido e pela comunidade, entra na briga de novo. Outro nome quentíssimo, mas que por enquanto está fora do páreo, por decisão própria, é o do empresário Mário Português. Ele não quer, mas o PMDB, seu partido, sonha com que ele entre na briga. Lá pelo final do ano que vem, saberemos...
 CASAMENTO FELIZ - Daniel Cravinhos casou com Aline, uma linda jovem. Ambos terão uma longa vida. Terão filhos e vão tocar em frente. Tudo normal, neste Brasil da  impunidade. Daniel era namorado de Suzane Von Richthofen e os dois planejaram e executaram a morte dos pais de Suzane, apenas por dinheiro. Sua cúmplice continua presa. Daniel também, mas foi beneficiado com o regime semiaberto. As duas vítimas, brutal e covardemente atacadas, estão mortas. Quem vai lembrar delas? São apenas vítimas. Doze anos depois do crime, os assassinos vivem bem e felizes. Os mortos estão mortos.
 PERGUNTINHA - No rescaldo do Natal, os comerciantes rondonienses estão comemorando o sucesso nas vendas ou lamentando que elas não chegaram nem perto do ano passado?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário