terça-feira, 20 de janeiro de 2015

INCENTIVO - Livro tenta encorajar crianças para o primeiro dia de aula

O primeiro dia de aula é um momento especial na vida de qualquer um. Quem, mesmo adulto, não se lembra dos primeiros momentos de aprendizado e vida social? E o nome da primeira professora? Para esclarecer as surpresas e oferecer um conforto às crianças neste período de descoberta, Rafael Alvarenga escreveu o livro "Meu Primeiro Dia de Aula", cuja personagem, Paula, acaba de passar pela transição casa-escola.

Esse marco na vida é tão, mas tão importante que é difícil segurar a ansiedade, com o coração batendo forte. Alguns garotos e garotas ficam tão ansiosos que não param de falar; outros querem sair correndo; enquanto tem aqueles que ficam tímidos, assustados e até com vontade de chorar.

As reações individuais são citadas no livro por meio de outros pequenos, mas a protagonista logo se sente confortável, após alguns minutos de convivência, e se enturma. Afinal, descobre que lá ela pode fazer diversas coisas legais que já gostava, como brincar e pintar, mas agora em companhia de amiguinhos de sua idade.

Ideal para crianças que ingressam na pré-escola e no Ensino Fundamental ou que mudaram do colégio com o qual estavam habituados. Na história a menina vivencia o primeiro contato sólido e prolongado com a sociedade, fora a convivência dos pais, com a qual estava habituada e acaba por descobrir que o ambiente escolar é, sim, legal.

As ilustrações feitas pelo desenhista brasiliense Rafael Hildebrand - Anjinho -, complementam a história e dão toda a cor e vida à personagem e os ambientes pelo qual ela passa. Assim como o autor, que escolheu a palavra para tal, ele dedica ao universo infantil e busca uma forma constante de se comunicar com eles.

Sobre o autor: Rafael Alvarenga é graduado e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. É empresário e voluntário nas áreas educacionais e de saúde infantil. Acredita que é possível mudar o mundo cuidando de crianças. Por isso escreve para elas. Nascido e criado em Brasília, participa ativamente de projetos culturais, principalmente atividades literárias, promovendo e valorizando o livro e a leitura. Escolheu a palavra para se comunicar com as crianças.

Sobre o ilustrador: Rafael Hildebrand, desenhista brasiliense conhecido como Anjinho, dedica-se à ilustração infantil e à arte digital. Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Design Gráfico, buscou na arte e no desenho uma forma de escapar e se desapegar do mundo adulto para se refugiar no universo da ilustração. Trabalhou também com publicações e vídeos animados para instituições como MEC e Unesco. Atualmente, está focado no mercado cultural da arte e ilustração.

Fonte: Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário