sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Defesa Civil não descarta a possibilidade de uma nova cheia em Porto Velho

Atualmente o nível do Rio Madeira está em 13,35.

Mais de cinquenta pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (15) na Fecomércio de uma reunião com o objetivo de discutir o problema da cheia do Rio Madeira, que já aponta cotas elevadas e que está na iminência de entrar em estado de alerta, conforme divulgou o próprio Secretário Adjunto da SEMPEDEC e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Coronel José Celestino Afonso Pimentel, que conduziu toda a reunião.

Ainda segundo o coronel, o atual cenário desencadeou a atividade emergencial que contou com a participação das três esferas do poder executivo. Um dos objetivos também, foi a construção de um conselho. “Agindo preventivamente, poderemos trabalhar certas demandas necessárias ao desastre. Apesar da estabilidade do rio, não descartamos a hipótese de termos que em poucos dias, decretarmos até mesmo uma situação de emergência. Tudo agora vai depender do que acontecerá no alto Madeira e todos devemos nos envolver em uma força tarefa” enfatizou.

Durante a discussão foi apresentada uma minuta em forma de projeto de lei com o plano de contingência para desastres decorrentes no município de Porto Velho, que estabelece diretrizes operacionais de prevenção, preparação e resposta a serem desencadeados por todos os órgãos municipais ligados à prefeitura ou pertencentes a sociedade civil organizada, por ocasião dos desastres decorrentes de precipitações pluviométricas.

“A prefeitura de Porto Velho hoje trabalha com a previsão de enchente. O nível do rio já está próximo ao do ano passado se comparado ao mesmo período, e já esperamos muita chuva para esse mês de fevereiro. Não estávamos preparados para a enchente de 2014 e o nosso objetivo e grande desafio agora continua sendo a entrega das moradias das famílias que foram atingidas. Estivemos reunidos com o Tribunal de Justiça e com o Ministério Público, e a recomendação é que as escolas não sejam ocupadas” explicou o prefeito Mauro Nazif.

A preocupação de se trabalhar preventivamente foi uma das bandeiras levantadas pela Fecomércio em Rondônia, legítima representante do maior segmento econômico do estado, e que por isso, ainda em abril de 2014, realizou na capital uma mesa redonda denominada “Reconstrução de Rondônia – Pós Cheia” no Aquarius Selva Hotel com a presença de várias autoridades, e que resultou na entrega de um documento desenvolvido pelo departamento econômico da Federação contendo um estudo sobre os impactos das enchentes em todo o estado. Durante a reunião emergencial desta manhã, o presidente da Fecomércio, Raniery Araujo Coelho foi representado pelo primeiro vice-presidente Gladstone Nogueira Frota, que reiterou o compromisso firmado por Raniery em colocar a Fecomércio à disposição para o que for preciso.

Atualmente o nível do Rio Madeira está em 13,35. Durante o evento todos puderam contribuir de forma significativa com apontamentos dos trabalhos desenvolvidos durante a cheia no ano passado. Participaram da reunião representantes de vários órgãos e entidades, entre eles, da Casa Civil, Polícia Militar, Sema, Ministério Público, Semusa, Sempla, Vigilância Sanitária, Marinha, Exército e Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, OAB, CPRM, Agevisa, entre outros.

Fonte: Tudo Rondônia

MALDITAS USINAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário