sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SAÚDE - Fraqueza na musculatura abdominal pode causar desgaste nas articulações intervertebrais

Sentir frequentemente dores nas costas e em demais regiões do corpo pode ser um indício de que a musculatura responsável por estabilizar coluna e as articulações está fragilizada. Ou seja, esses músculos, que funcionam como uma "cinta de proteção", perdem o seu tônus e passam a não exercer seu papel estabilizador causando as dores na coluna podendo estas irradiar para outras regiões como braços, ombro, pescoço , se a ador for na região cervical e para membros inferiores, se a dor for na região lombar.

A fraqueza na regão do abdômen provoca um esforço mais na coluna, pois causa uma sobrecarga na sua porção inferior e isso gera um desgaste  nas articulações intervertebrais e seus entes. "Com a musculatura menos fortalecida é maior o risco de acometimento de lesões no disco intervertebral", alerta o fisioterapeuta Helder Montegegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna - ABRC, diretor  do Instituto Pilates.

Para prevenir os incômodos, o ideal é investir em atividades que proporcionem o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna. Um exemplo é o Pilates. "Quando a musculatura está fortalecida, protege os ossos e articulações. Outra vantagem é que por meio  da prática dos exercícios de pilates, associado a uma atividade aeróbica, estimula a perda de peso corporal, o que acaba reduzindo a sobrecarga na lombar", informa o fisioterapeuta.

Por ser um exercício de baixa intensidade, pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, desde que haja o acompanhamento de um profissional especializado. "No é trabalhada a consciência corporal. Dessa forma, os exercícios são realizados respeitando os limites do corpo de cada pessoa. A técnica do Pilates prioriza a proteção da coluna e busca o alinhamento da postura. Com isso, melhora a estabilidade do tronco e alivia incômodos na lombar", afirma Montenegro

Pilates
O Pilates também melhora a capacidade respiratória, pois exige que os movimentos sejam realizados associados com a respiração, fortalecendo o diafragma, músculo responsável por essa fundão. "Alguns exercícios são realizados no solo.Já outros são realizados com acessórios e equipamentos como a bola, por exemplo, aumentam a resistência de músculos do abdômen e das pernas", diz o especialista acrescentando que a diferença do Pilates em comparação à outras atividades é por ser totalmente voltado para a boa execução dos movimentos por meio de boa postura, respiração e equilíbrio. "Ele promove um alongamento maior do corpo, prevenido lesões através da aquisição de músculos mais definidos e estabilizados", conclui Helder.

Fonte: Jornal o Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário