terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM ANO QUE DEVERIA SER RISCADO DO NOSSO CALENDÁRIO

Está chegando ao fim um daqueles anos que a gente precisar esquecer logo.  O 2014 foi muito ruim para o Brasil e foi terrível para Rondônia, com exceção, ainda, em nosso Estado, da economia, que está crescendo acima dos índices nacionais. Gastamos 26 bilhões de dólares na Copa do Mundo e levamos uma surra, incluindo o vergonhoso 7x1 que tomamos dos alemães. Reelegemos um governo petista que passará todo o segundo mandato sob suspeita, agora por causa do assalto aos cofres da Petrobras. Nossa economia tende a cair, o desemprego aumentar e  a inflação chega com cara de dragão. Em Rondônia, não ficamos muito atrás na vergonha dos achaques aos cofres públicos. Uma sucessão de operações policiais colocou grande número de nossas lideranças sob suspeitas. E o governador Confúcio Moura, reeleito, começará seu segundo mandato, tal qual começa Dilma Rousseff, sob o peso de denúncias e envolvimento de importantes aliados com rolos e mais rolos. Tem notícia ainda pior? Tem sim. A transposição dos servidores rondonienses para os quadros da União está se transformando numa piada de mau gosto, tais os obstáculos criados, todos os dias, pelo governo federal, para não cumprir o que a lei determina, em relação ao assunto.
Vamos chegar ao final de 2014, em Rondônia, com outros problemas graves. A BR 364, que se transformou num moedor de carne humana, continuará do mesmo jeito, sem ser duplicada, sem sinalização adequada e, de vez em quando, desmoronando em alguns trechos. Os viadutos em Porto Velho continuam parados, mesmo depois das juras do Dnit de que, antes da chegada de 2015, ao menos o do Trevo do Roque estaria pronto. E, mais ainda, as obras do Espaço Alternativo, no centro do furacão da Operação Plateias, estão paradas e não se sabe se um dia recomeçarão. Vade retro, 2014!
SAPOS ENTERRADOS - Por falar nas obras dos viadutos: o novo contrato foi assinado em setembro passado. O Dia D, marcado pelo Dnit, para que os trabalhos recomeçassem, foi 15 de novembro. Furou. Agora, o superintendente do órgão no Estado, Fabiano Cunha, diz que a qualquer momento virá a ordem de serviço de Brasília. As empresas (um grupo de Rondônia e outro de São Paulo), que venceram a concorrência, já estão tendo prejuízos. Investiram em equipamento, pessoal e escritórios e nada do serviço começar. Tomara que não se repita tudo de novo, com aquelas obras onde, certamente, têm muitos sapos enterrados.
 GRAVAÇÕES DA PLATEIAS - A Operação Plateias ainda será assunto por longo tempo. As investigações, que duraram mais de dois anos, fizeram com que a Polícia Federal e o Ministério Público acumulassem centenas de provas contra os denunciados. Gravações telefônicas em profusão, fazem parte do inquérito e, em muitos casos, foram vitais para que a Justiça aceitasse a decretação de prisões. Nem o governador Confúcio Moura foi poupado das gravações. Várias conversas dele com amigos, parentes e assessores estão transcritas no inquérito. Os conteúdos não foram divulgados.
 DIPLOMAS AOS ELEITOS - Agendada para a quarta-feira, dia 17, a diplomação dos eleitos na última eleição. Solenidade do TRE será realizada no auditório da Unopar, na avenida Rio de Janeiro, que pode abrigar até mil convidados. O governador Confúcio Moura, seu vice Daniel Pereira; o senador reeleito Acir Gurgacz; oito deputados federais e 24 estaduais titulares também serão diplomados. Ainda receberão o documento um total de 14 suplentes. Mesmo com todo o clima que vive o mundo político rondoniense, a previsão é da presença de muita gente na solenidade...
 ESPINHA NA GARGANTA - O inferno astral do ex deputado e prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, continua cada vez mais acentuado. Agora, é seu partido, o PSD, que quer vê-lo pelas costas. O presidente regional, Moreira Mendes, já avisou que pedirá a expulsão do prefeito. O fato de Testoni  ter apoiado o governador Confúcio Moura contra o que decidira o PSD,  nas eleição ao governo, estava atravessado na garganta  do comando do partido. Agora, com Testoni preso, o partido quer se livrar dele. E, claro, tirar a espinha de peixe da garganta...
 ATOS ODIOSOS - É vergonhosa a situação de muitas escolas estaduais, que estão sendo constantemente atacadas, arrombadas, roubadas, alvo de atos odiosos de vandalismo. A história da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho, é de deixar todas as pessoas de bem indignadas. Um absurdo. Em menos de um ano, bandidos atacaram a escola  nada menos que 15 vezes.  Levaram todos os equipamentos, materiais e ainda vandalizaram tudo. Pior ainda: mesmo com tudo isso, ninguém foi preso.
TERROR - Os governantes e o Congresso continuam fazendo de conta que não estamos numa guerra civil. Mas o final de semana foi mais um de violência, mortes e terror país afora. Em Rondônia, o sangue correu nas estradas, nas rodovias, nas cidades, com vários assassinatos. Roubos, assaltos, agressões, tiroteios, tudo se repete. E a grande notícia de Brasília nesta semana que começa é que a tal Comissão da Verdade, que investiga a ditadura de 40 anos atrás, entregará seu relatório final. Dá vontade de vomitar!
PERGUNTINHA - Será que algum dia será devolvida aos cofres públicos ao menos uma parte dos milhões de dólares roubados da Petrobras?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário