quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PARA NOSSO CONGRESSO, NINGUÉM ROUBOU NA PETROBRAS

O Congresso Nacional perdeu a vergonha! Não há mais como acreditar que alguma coisa que preste, para o país, vai sair de lá. A conclusão da CPI da Petrobras, que não pediu o indiciamento de ninguém, é uma daquelas tragédias que a história vai julgar, um dia, como um dos eventos mais vergonhosos do nosso parlamento. É inacreditável que depois de tudo o que se ouviu, das prisões, do volume de dinheiro roubado dos cofres públicos, das denúncias comprovadas, enfim, de toda a vergonha a que estamos, como país, sendo submetidos, ainda venha uma CPI rir da nossa cara. Deu ao povo o atestado de idiotice explícita. Deu o recado, em resumo, que somos mesmo uns panacas, que eles não nos devem explicação e que, se alguém não gostou, que coma menos. É nisso que dá um povo sem cultura política, onde o eleitor negocia seu voto até em troca de um aperto de mão, elegendo e reelegendo alguns energúmenos  que se mantém por décadas no parlamento, como se fossem pessoas sérias e interessadas em melhorar nosso país. Bem feito! Quem mandou sermos analfabetos políticos e colocarmos este tipo de gente para nos representar?
O que mais dói é que há gente muito boa neste Brasil. Há, entre os candidatos, pessoas sérias, comprometidas com causas e com o lado bom da nossa terra, mas que nunca chegam lá, porque o eleitor ainda prefere esses mesmos, que numa CPI como essa, da Petrobras, nos dão um atestado de burros, pra não dizer coisa pior. Dominado por meia dúzia de interesseiros que compõem o chamado alto clero (esses que decidem mesmo, porque os demais são apenas decoração), o Congresso do nosso país vai demorar décadas até recuperar sua imagem perante a população. Lamentável e triste, mas é o que se deduz, depois de mais uma atuação vergonhosa como a que resumiu o caso Petrobras. 
 NADA DÁ CERTO! - O pau cantou nas redes sociais contra a decoração de Natal feita pela Prefeitura de Porto Velho. O uso de material reciclável (pneus), até que  não é uma má ideia. O que faltou mesmo foi criatividade e bom gosto, para que a inovação caísse no gosto da população. Em Ji-Paraná, por exemplo, foram utilizadas milhares de garrafas pet para decorar a cidade e o resultado final foi excelente. Mas como parece que na Capital há uma multidão de sapos enterrados e nada dá certo, a decoração ficou longe do que a cidade esperava.
SOBROU POUCO - Relatório do deputado Ribamar Araújo foi aprovado por unanimidade na Assembleia. Ele foi o responsável pela análise do orçamento do Estado para 2015, que fechou em 7 bilhões e 320 milhões. Só com pessoal em encargos, lá se vão quase 45% de toda essa grana. Já para investimentos, menos de 1 bilhão de reais. O peso do Estado e o funcionamento de toda a estrutura, deixa muito pouco para obras que representem melhorias da vida da população. Mas o que fazer? Essas coisas, parece, nunca vão mudar, nem aqui e nem em qualquer outro lugar...
 EXAGEROU NA DOSE - O deputado Jair Bolsonaro, maior ídolo da direita brasileira, tem muitos defeitos, mas também múltiplas virtudes. Só sua coragem de enfrentar o petismo que domina o governo e o país, com suas ideologias e discursos, merece respeito. Mas, de vez em quando, Bolsonaro pisa no tomate. As ofensas que ele proferiu contra a incompetente deputada Maria do Rosário, extrapolam o aceitável. Não seria demais se o polêmico deputado, ao menos dessa vez, se desculpasse. Exagerou na dose. Lamentável!
 E OS OUTROS? - Depois que as mordomias meia dúzia de meninas cumprindo penas sócio educativas em Porto Velho foram divulgadas na mídia nacional (começou nesta coluna e saltou para as páginas da Folha de São Paulo, O Globo e vários outros órgãos da grande imprensa), o assunto tomou conta das conversas no Estado e, é claro, motivo de críticas. O casarão, que tem piscina, quartos com ar condicionado e nenhuma oficina que ensina das meninas a trabalhar, é muito diferente da maioria das instituições, onde quase 250 menores estão detidos. Na maioria dos casos, em prédios caindo aos pedaços e com péssima estrutura. E sem piscina, é claro...
 POBRE CONSUMIDOR! - Mais uma vez o consumidor é vítima de um show de incompetência e desrespeito. E, outra vez, no aeroporto de Porto Velho. Nesta semana, um avião da Gol estava já correndo para a decolagem, quando ela foi suspensa. A aeronave voltou ao estacionamento e tiveram que descer 20 passageiros, com suas bagagens. Suspeita de exagero no peso ou de alguma pane. Os passageiros, antes de serem defenestrados, ficaram duas horas  dentro do avião, no tradicional calor rondoniense. Ninguém sabe, até agora, o que exatamente aconteceu. Uma vergonha!
 SAIU ILESO - Os pedidos de abertura de processo de afastamento do governador Confúcio Moura não passaram, apenas, de ocorrências político-partidárias. Sem tempo para analisar o caso, já que a atual legislatura está no fim, todos os três pedidos de servidores contra Confúcio foram arquivados. Foi mais um evento no contexto da crise por que a administração passa, depois das sucessivas operações. Mas, também nessa, o Governador saiu ileso.
 PERGUNTINHA - A Comissão da Verdade fez seu trabalho histórico corretamente ou ficou devendo as denúncias contra quem participou da luta armada contra a ditadura e também matou mais de 120 pessoas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário