segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TODOS TÊM DIREITO DE FALAR. O GENERAL CHAGAS TAMBÉM!


Dá-se voz a todas as correntes. A pedido de vários leitores, publicamos trechos de um artigo do general da Reserva Paulo Chagas (foto). Ele começa cheio de perguntas: "Liberdade para quê? Liberdade para quem? Liberdade para roubar, matar, corromper, mentir, enganar, traficar e viciar? Para ladrões, assassinos, corruptos e corruptores, para mentirosos, traficantes, viciados e hipócritas?". E contesta: " falam de uma ´noite´ que durou 21 anos, mas fecham os olhos para a baderna, a roubalheira e o desmando que,  à luz do dia, já dura 26!". O general diz que a liberdade que se fala não é real: "É a Liberdade que se vê de dentro de casa, por detrás das grades de segurança?". Tem mais: "o que se vê? Vê-se tiroteios, incompetência, corrupção, quadrilhas. guerra de gangues e traficantes, Polícia Pacificadora, Exército nos morros, negociação com bandidos, violência e muita hipocrisia". Mais ainda: " Olhando mais, enxergamos assaltos, estupros, pedófilos, professores desmoralizados, ameaçados e mortos, vemos “bullying”, conivência e mentiras; crianças que matam, crianças drogadas, crianças famintas, crianças armadas, crianças arrastadas, crianças assassinadas". 

O pau canta a seguir: "Vivemos no país da impunidade onde o crime compensa e o criminoso é conhecido, reconhecido, recompensado, indenizado e transformado em herói!" Critica o Mensalão e fala em "venda de sentenças".  Vai além: "nesta terra, a propriedade alheia, a qualquer hora e em qualquer lugar, é tomada de seus donos, os bancos são assaltados e os caixas explodidos. É aqui, na terra da “liberdade”, que encontramos a “cracolândia” e a “robauto”, “dominadas” e vigiadas pela polícia!". O texto é longo e é um desabafo contra a situação do país. Se está certo ou errado, que cada um tire suas conclusões.     

PERGUNTAS NO AR  - Outro trechinho: "Mas, afinal, de quem é a liberdade que se vê?   Não somos prisioneiros do medo e reféns da impunidade ou da bandidagem organizada e institucionalizada que a controla?  Afinal, aqueles da escuridão eram “anos de chumbo” ou anos de paz? E estes em que vivemos, são anos de liberdade ou de compensação do crime, do desmando e da desordem? Quanta falsidade, quanta mentira quanta canalhice ainda teremos que suportar, até que a indignação nos traga de volta a vergonha, a auto estima e a própria dignidade? Quando será que nós, homens e mulheres de bem, traremos de volta a nossa liberdade?".... 

BOATOS E PREVENÇÃO   - O domingo chega com intensa boataria de que não passa da próxima semana mais uma megaoperação policial contra políticos rondonienses. A coisa é tão intensa, que não se fala com ninguém que não tenha convicção de que tudo está pronto para uma verdadeira devassa no Estado inteiro. Muita conversa no ar, geralmente é sinal de que nada vai acontecer, até porque ações desse tipo são realizadas exatamente quando menos se espera. Mas, pelo andar carruagem, é bom quem tiver alguma culpa no cartório, ir se precavendo. Vai que os boatos não são tão boatos assim?  

DEPOIS DO SILÊNCIO   - Neste momento de crise, onde as coisas estão realmente complicadas, as questões políticas estão ficando num segundo plano. Mas em breve, quando a poeira baixar, volta com tudo a questão da corrida pelas prefeituras. Em Porto Velho, haverá quase uma dezenas de pretendentes, mesmo quase dois anos antes da hora H. Neste momento, os futuros candidatos estão em silêncio, até que a os ventos do furacão diminuam. Depois, eles entram em campo com tudo. Afinal, 2016 está ali, logo depois da curva...  

A MENINA E A ESCOPETA  - Vítima? É muito provável que sim. Uma menina de apenas 12 anos foi apreendida pela polícia está semana, depois que na casa que ela vivia com outras pessoas, foi encontrada uma arma de grosso calibre, uma escopeta, com munição e drogas. A criança assumiu que tudo de ruim que foi achado pertence a ela. Claro que o fez orientada e sabendo que nada pode ser feito contra ela. Os que a usam é que deviam apodrecer na cadeia, mas daí já seria pedir demais, não é?  

CRIANÇAS GRÁVIDASPor falar em menininhas, as brasileirinhas continuam tendo filhos cada vez mais cedo. Não há programa de governo que consiga diminuir a tragédia social da gravidez precoce. Desde 2000, ou seja, quase uma década e meia, que o número de crianças que engravidam não diminui. Falta de orientação, liberalidade, famílias desajustadas, ataques sexuais dentro de casa, são alguns dos terríveis caminhos que levam meninas a ter bebês muitas vezes antes dos 12 anos. Lamentável! 

NOME IMPORTANTE - Com estratégia diferente, sem muito barulho, Emerson Castro começa seu trabalho importante e vital para o governo, na condição, agora, de Chefe da Casa Civil. Será o mais próximo secretário de Confúcio Moura e um dos mais fortalecidos. Posição, aliás, conquistada pela competência demonstrada, fidelidade e dedicação. Emerson agora quer falar pouco, aparecer menos mas ajudar mais. Já está alinhavando conversas importantes, que ajudem a tocar para a frente o segundo mandato de Confúcio. Neste momento, é um nome entre os mais importantes do governo.  

PERGUNTINHAQuando a segunda-feira chegar, haverá mais alguma operação policial ou a boataria é só para deixar em frangalhos os nervos dos suspeitos de sempre? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires 


Nenhum comentário:

Postar um comentário