quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONFÚCIO COMEÇA AS MUDANÇAS PARA O SEGUNDO MANDATO

Começou uma radical e positiva mudança dentro do governo rondoniense. Os  primeiros nomes de primeiro escalão já confirmados pelo governador Confúcio Moura para seu segundo mandato, indicam que realmente ele vai ter, muito próximo, um novo tipo de cabeças, para o ajudarem a pensar Rondônia  seu novo governo. Ao confirmar a professora e mestre Fátima Gaviolin, de Cacoal, para a Educação, Confúcio acena com a certeza de que manterá essa área vital em mãos especialistas e ilibadas. Ao trazer para muito próximo Emerson Castro, o novo Chefe da Casa Civil, que deixa a Educação após realizar um trabalho bastante positivo, indica que quer alguém que tenha portas abertas com vários setores da sociedade e que amplie as portas ao diálogo. Não que o dr. Marco Antonio, que deixa o posto para voltar às suas atividades empresariais não tenha cumprido bem seu papel. Pelo contrário. O fez e o fez bem. Mas a chegada de Emerson amplia a importância da Casa Civil no contexto do governo. Também merece destaque a volta do competente jornalista Domingues Júnior para Rondônia, para assumir o comando da comunicação do governo. Sem dúvida é a melhor escolha dos últimos anos e dos últimos governos. O setor, que não tem cumprido seu papel neste governo, já que a comunicação tem sido, segundo o próprio Confúcio, um calcanhar de Aquiles, certamente dará um salto de qualidade, a partir de agora.
Confúcio começa a montar sua nova equipe com boas novidades, com nomes que já têm a confiança dos rondonienses. Faltam ainda indicações para setores vitais, como a segurança pública (onde pode permanecer a equipe atual) e a Fazenda, onde ainda não foi confirmado o novo titular. Mas, pelos primeiros passos, Confúcio começa a andar no caminho certo. Vai se cercar de gente competente, trabalhadora e do bem!
 PERTO DO ABISMO - Há ainda setores que precisam ser revitalizados e até salvos. Como o caso da Caerd. Para a empresa, Confúcio ainda aguarda o OK de Valdo Alves, o que certamente daria, enfim, um rumo qualificado a uma estatal que nunca saiu do buraco. Valdo, se tiver carta branca e puder trabalhar, pode sim recuperar a Caerd, senão totalmente (porque ele não é  milagreiro e a empresa está muito perto do abismo), mas ao menos para recolocá-la no caminho da viabilidade.
ONZE ANOS - Ainda dentro do mesmo tema e só para não deixar cair no esquecimento: daqui a cinco meses,  no início de abril, se completará o 11º aniversário do massacre de 29 garimpeiros, assassinados brutalmente por índios dentro da Reserva Roosevelt. Inquérito da Polícia Federal indiciou pelo menos uma centena de suspeitos de terem participado do assassinato em massa. Até hoje o assunto está nas gavetas do Ministério Público Federal, de onde certamente, levará mais alguns anos para sair...
DOMINGO DE ELEIÇÃO - A confusão que a legislação eleitoral cria, eventualmente, vem à tona mais uma vez. Dois anos depois de empossados e perderem seus mandatos, nove prefeitos brasileiros serão substituídos. Em nove cidade brasileiras, neste próximo domingo, dia 7, haverá nova eleição municipal. São quatro municípios do interior de São Paulo; um no Espírito Santo, outro no Paraná, um em Goiás e dois em Minas. Mais de 200 mil eleitores  terão que votar de novo para Prefeito, daqui a alguns dias.
 FALANDO A VERDADE - Mais um rolo dos grandes no Urso Branco. Outra tentativa de fuga em massa  frustrada, com princípio de motim. Familiares de presos não puderam aproveitar o domingo de visitas e o clima ficou muito tenso, outra vez. É assim mesmo. A maioria dos presos cumpre sua pena e quer oportunidade para voltar à sua vida e à sociedade. Mas os chefões querem é confronto e manter seu poder dentro das cadeias, com celulares, benefícios e, claro, continuar organizando o crime lá de dentro. Os presos que não entrarem nesse esquema, também estão ferrados.  É ou não a mais pura verdade?
PIPOCANDO - Começaram a pipocar na mesa do governador Confúcio Moura, desde segunda, pedidos de demissão de alguns dos membros da sua equipe. Não todos, como se esperava, depois que o próprio chefe avisou que queria ter toda a liberdade para montar seu time no segundo mandato. Mas imagina-se que nesta semana quem ainda não tomou o conhecido remédio "simancól" o faça e entregue o cargo que não é seu. Nas próximas semanas, Confúcio anunciará novos e antigos nomes que estarão com ele a partir do primeiro de janeiro, quando abre seu segundo mandato.
 UNS PODEM, OUTROS NÃO... - Depois de longo tempo sem a prática que prejudica a maioria da população, esta semana ocorreu mais uma ação de fechamento de uma BR no Estado. Foram os sem terra da região de Monte Negro, que impediram o tráfego na BR 421, exigindo que as autoridades esclareçam o desaparecimento de um dos seus líderes, que sumiu do acampamento numa fazenda, na semana passada. A reivindicação é justa. Mas se cada crime suspeito no Estado representasse o fechamento de uma rodovia, ninguém mais andaria normalmente por essa Rondônia. Fechar rodovia é crime. Mas alguns podem. Outros não...
PERGUNTINHA - Será que com o futebol medíocre que estamos apresentando, nossos times classificados terão alguma chance na Libertadores da América do ano que vem?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário