terça-feira, 2 de dezembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AINDA HÁ BOAS NOTÍCIAS NO MEIO DE TANTA COISA RUIM?

Há tanta coisa ruim acontecendo ou em vias de acontecer, que se escrever uma enciclopédia sobre elas. Não há tema que se escolha em que não surja alguma má notícia, problemão, sacanagem, algum tipo de perda para as pessoas comuns, elas mesmo, as que realmente trabalham e constroem este Estado e este País. Por isso, falar sobre o que há de negativo é entrar na vala comum. A coluna, hoje, vai para o outro lado. Há alguma boa nova em curso, que ao menos amenize tudo o que está acontecendo contra nós? Em Rondônia há sim. Nosso agronegócio deu um salto. Nossa carne (foto) ampliou em mais de 200% as exportações e é considerada uma das melhores do mundo. O rebanho já chega a quase 13 milhões de cabeças, sem aftosa. O plantio de soja cresce bem acima da média nacional. Nosso PIB mantém-se, mesmo com tudo o que está acontecendo, num patamar próximo ao dobro do restante do Brasil. O desemprego, mesmo com o fim das obras das usinas, ainda é preocupante, mas neste momento está em queda. Ainda temos graves problemas na saúde pública, mas ela melhorou sim, em termos gerais. O número de casas populares em construção e já entregues é histórico. Há sim luzes no final do túnel.
Nossas estradas melhoraram, embora pudessem estar melhores; há obras federais importantes sendo realizadas, embora atrasadas e problemáticas; vamos ganhar uma nova ponte ligando-nos ao Acre e outra, mais adiante, à Bolívia. Afora a crise política e policial (as constantes operações da PF, Ministério Público e outros órgãos não nos deixam respirar direito, porque termina uma e começa outra), estamos caminhando ainda num contexto de crescimento bastante significativo. Se a classe política fizesse a parte dela e nos deixasse trabalhar em paz, certamente teríamos muito mais boas notícias a contabilizar...
 ALERTA FOI DADO - Há cerca de uma mês atrás, aqui mesmo neste espaço, foi dado o alerta: a grande operação que iria abalar Rondônia estava sendo preparada. Houve quem não acreditasse, imaginando que pudesse ser apenas um exercício de futurologia. Várias vezes o assunto da "grande operação" foi tema desta coluna. Sabia-se, nos bastidores, que algo muito importante estava em andamento. Sabiam até os que, ao final, acabaram enrolados nela. O que não se sabia é se ela ocorreria antes ou depois da eleição. Foi depois...
 MUITOS RASTROS - A questão é que mesmo os que sabiam que poderiam ser alvos de investigação e até de prisão, não tinham mais como mudar o que estava em andamento. Desde a Operação Termópilas que a Plateias começou a ser preparada. A delação premiada do ex adjunto José Batista foi apenas um dos motes principais em que tudo se baseou. Mas houve tanto rastro, tantas denúncias, tantos depoimentos, que até sem Batista a operação poderia ter sido desencadeada, segundo uma importante autoridade que participou de todo o esquema, desde a preparação até as denúncias da Plateias.
 ENCALACRADA - A encalacrada transposição dos servidores de Rondônia para o quadro federal ganhou mais um capítulo. Agora, o processo vai andar junto com os mesmos casos de funcionários do Amapá e de Roraima. Só que lá, recém o assunto está começando. Vai demorar pelo menos três meses para que os servidores dos outros dois estados do norte façam opção para serem incluídos na folha de pagamento da União,. Até lá, o processo de interesse de milhares de rondonienses ficará completamente parado. É uma vergonha o que o governo federal está fazendo com essa gente!
 PRÊMIO NACIONAL - Sem preocupação com ideologias, fazendo apenas seu trabalho de educadora com dedicação e criatividade; sem transformar a escola em palanque político, como fazem muitos professores, uma rondoniense se transformou, de novo, em destaque nacional. A professora Lucimara Lopes França, da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, ganhou pela segunda vez o Prêmio Professores do Brasil.  Fez o simples, com competência e proporcionou aos seus alunos um ensino de qualidade. O prêmio será entregue neste mês de dezembro, em São Paulo.
ACORDO COM SÃO PEDRO - O prefeito Mauro Nazif não está com muita sorte mesmo. Agora, quando sua administração começava mesmo a deslanchar, com várias obras em andamento e a chance de recuperação da sua imagem, as chuvas vieram com tudo, para atrapalhar. Nazif começou a reação um tarde, mais de dois anos depois de assumir, mas ao que tudo indicava, iria dar uma mexida na cidade. Precisa agora fazer um pacto com São Pedro, para que as inundações diminuam, para que ele consiga aproveitar o momento e tocar obras, obras e mais obras...
 SALÁRIOS EM DIA - A boataria corre solta, depois da Operação Plateias. De todos os lados surgem conversas furadas. A verdade: o governo está andando normalmente; todos os servidores receberam seus salários britanicamente em dia e vão receber o de dezembro. Os do governo, terão também a segunda parcela do 13º e os da Assembleia, o salário normal e o extra completo. Portanto, é bom não dar muita conversa para quem adora cultuar o pior. Lembremo-nos: boato nada tem a ver com a realidade.
 PERGUNTINHA - Teremos novas más notícias ou chegaremos ao final de ano com coisas positivas para comemorar, em nossa Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário