segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ALIMENTAÇÃO - Cansaço e sono constantes podem ser provenientes de hábitos alimentares inadequados

Algumas pessoas costumam se queixar que mal acordam e já sentem indisposição e o cansaço para dar início as atividades diárias. Muitas vezes, mal chegam ao trabalho e já ficam cantando os minutos que o horário de encerramento do expediente, pois se sentem exausto demais e tudo oque querem é descansar.

Diferentemente do que muitos pensam esses estresses e cansaço nem sempre é proveniente da rotina agitada do cotidiano. De acordo com o médico nutrólogo Fernando Bacalhau, uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e minerais faz com que o corpo tenha menos disposição para executar as funções internas. "A ingestão de produtos industrializados, como embutidos e enlatados podem atrapalhar a digestão pelo fato de possuírem em suas formulações nutrientes que levam um tempo maior para serem digeridos", afirma.

Neste caso, como o corpo tem um gasto energético maior para atender as necessidades internas. Ou seja, como eles levam um tempo maior para serem metabolizados exigem mais do organismo, o que acaba causando cansaço e indisposição. Entre alguns dos alimentos que são mais difíceis de serem digeridos estão gorduras e açúcares. "O açúcar causa um aumento rápido da glicemia podendo oferecer disposição.Entretanto, esse efeito costuma passar depressa. Diante disso, o indivíduo passa a sentir cansaço", descreve o especialista.

Outro fator que pode contribuir para uma queda na disposição diária é a deficiência de vitaminas e de ferro no corpo que pode ser proveniente de uma dieta com baixas calorias ou desequilíbrios alimentares. "O ferro é um nutriente imprescindível para o corpo, pois ele é incumbido da produção de glóbulos vermelhos e transporte glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio corpo. Sendo assim, especialmente em dias de verão no qual o corpo perde mais líquido, o ideal é in vestir em uma dieta composta por frutas, verduras, legumes, grãos e alimentos mais leves", sugere Bacalhau.

Mudanças alimentares
Para garantir mais disposição diariamente, o ideal é fazer algumas mudanças no cardápio e optar por uma alimentação mais saudável para que os nutrientes atuem melhorando o funcionamento de todos os órgãos. "Sempre realize um café da manhã balanceado, pois é através do mesmo que conseguimos fazer a reposição dos nutrientes que foram gastados durante o sono. Lembrando que os horários das refeições devem ser fracionados em intervalos de três horas.

Aposte ainda na ingestão de alimentos do complexo B, pois aumentam a velocidade do metabolismo, fazendo com que a disposição serja maior no dia", finaliza o nutrólogo Fernando Bacalhau.

Fonte: Jornal O Estadão do  Norte




Nenhum comentário:

Postar um comentário