sábado, 8 de novembro de 2014

Resenha Política


Réplica- Assessoria de Imprensa do deputado federal Padre Ton (PT) enviou uma nota esclarecendo que o petista não está no rol das pessoas de ficha suja, conforme informação dada na última coluna. Segue a nota:
 “Embora você corretamente tenha afirmado que cabe recurso neste e noutros processos, Robson, a afirmação de que "para azar do padre, esta semana a Justiça Estadual julgou procedente uma ação de improbidade que impôs ao Ton oito anos de inabilitação para disputar as eleições" enseja  a compreensão de que ele já está fora de qualquer possibilidade de disputa política.
 Diante disso, peço por gentileza o registro de que há prazo de 15 dias para recorrer, a contar da data da publicação da decisão judicial em primeira instancia, o que ocorreu na segunda-feira última (dia 3)”. (Sic).
Tréplica Quem concluiu equivocadamente foi a assessoria do parlamentar. Conforme ela mesmo reconhece, ressaltamos que da decisão caberia recurso.  Apenas projetamos um cenário de dificuldades política para o padre, inclusive com possibilidade de inabilitação para disputar cargos públicos por oito anos. O que é a mais absoluta verdade porque a sentença é clara em relação a esta penalidade. A coluna não tem como aferir por antecipação se o recurso será tempestivo, ou mesmo capaz de modificar a inelegibilidade imposta pelo juízo a quo.
OtimismoNa primeira entrevista concedida a uma emissora de rádio da capital, o governador reeleito tranquilizou em geral a população ao garantir que as finanças do estado estão ótimas, em particular aos servidores públicos que terão um final de ano bem aquinhoado. De acordo com Confúcio Moura, a arrecadação estadual aumenta mês a mês e a tendência é Rondônia alavancar as receitas já que as projeções do crescimento são vertiginosas.
 ReposiçãoA boa notícia dada pelo próprio governador indica que não será problema o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais para o ano de 2015. Como o orçamento para o exercício fiscal do próximo ano está em tramitação na Assembleia Legislativa, é importante os sindicatos verificarem quais percentuais destinados para repor as perdas nos salários dos servidores públicos estaduais. Com receita crescente é possível um reajuste igualmente robusto. Justo, muito justo!
 Ceticismo Embora este cabeça-chata seja assumidamente cético em relação às promessas feitas pelo mandatário reeleito, reconhece que as obras viárias que promete realizar na capital são essenciais para melhorar o visual da cidade e a qualidade de vida dos munícipes. Aliás, exatamente no colégio eleitoral de Porto Velho, foi onde o governador pavimentou a vitória para permanecer no cargo por mais quatro anos. Vamos torcer para que cumpra com a palavra, derrotando também o ceticismo do escriba. Em outras ocasiões, já aplaudimos os acertos.
 Senha - Bastou o governador revelar que vai exonerar os servidores comissionados que não votaram nele para que a ameaça tornasse uma senha nas secretarias entre desafetos. O anúncio serviu como excelente oportunidade para que secretários se livrem de auxiliares indesejados dedurando em reservado “traidores” que votaram no próprio Confúcio. Dizem que a lista é enorme. Pense numa confusão que começou a provocar muito amarelidão em eleitor do peemedebista. O governador ainda disse que retornou de um pequeno período de férias desarmado. Imagino se retornasse com o facão na mão...  
 Sinecura - Ninguém entendeu a razão que levou Cleiton Roque (PSB) a aceitar a nomeação de um cargo comissionado no Governo de Rondônia para permanecer apenas poucos dias nas funções. É que o neo-socialista acabou de ser eleito deputado estadual, com posse marcada para os primeiros dias de 2015. Embora o salário seja tentador, é difícil acreditar que seja esta a razão da nomeação.
 Magda- Um sindicalista ungido a autoridade anda falando pelos cotovelos e prometendo mundos e fundos aos seus chegados, embora a caneta que vai herdar não tenha uma gota de tinta para cumprir tais promessas. Dado a arroubos mais exagerados, acredita que ao utilizar pantomimas intimida quem ousa enfrentá-lo. Cala a boca Magda!
 Lorota - Não passou de uma tremenda lorota a crise aberta entre a edilidade da capital e o prefeito. Nos bastidores ficou claro que Mauro Nazif é de uma competência incomum quando o assunto é evitar a própria cassação. Pena que não demonstra a mesma capacidade e perícia em debelar a crise de gestão que assola o próprio governo. Mas é um problema aparentemente fácil de resolver nas urnas. O resto é lorota.
 Coalhos - Mauro Nazif aproveitou a patuscada promovida pela maioria dos vereadores de Porto Velho e aproveitou o momento para atacar o presidente da Câmara dos Vereadores. Age de forma cruel para atingir aqueles parlamentares que ainda enxergam os desacertos administrativos que não são claros aos olhos do prefeito nem a visão coalha dos colegas de parlamento. Olho vivo eleitor!
Bicudos - Os especialistas em economia avaliam que 2015 não será fácil para os velhos e novos administradores estaduais, pois os dados econômicos são os piores possíveis. O orçamento para o exercício fiscal do ano que vem vai ser contingenciado e obras contratadas que ainda não foram iniciadas devem ficar paralisadas. Com tempo bicudo, Rondônia não escapará da lâmina federal. Há ainda a possibilidade da dívida do Beron voltar a ser cobrada caso não haja uma definição processual no STF. Vamos torcer para que as previsões feitas não se confirmem e tenhamos um ano virtuoso. Otimismo nunca é demais.
Fonte: Jornalista Robson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário