domingo, 9 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A ECONOMIA NUNCA VAI FUNCIONAR NA BASE DO MILAGRE

Não há milagre na economia. Acertos feitos hoje, representam sucesso amanhã. Erros lá atrás, se transformam em graves problemas, mais à frente. É o que está prestes a acontecer com a economia do nosso Brasil e, claro, com nossos combalidos bolsos. Durante alguns anos, a política oficial foi de facilitar acesso ao crédito, incentivar o consumo, mascarar realidades. Quando o governo anunciou que tirou mais de 40 milhões de brasileiros da miséria (houve sim, enorme avanço na questão social, graças aos governos do PT), alimentou o sonho de consumo de grande parte desta multidão que estava alijada, num país de desigualdades inacreditáveis. Ao mesmo tempo, usou de subterfúgios para incluir gente com renda de 300 reais como se fosse da classe média; distribuiu cartões de consumo via Caixa Federal; mandou todos gastarem. Desses brasileiros que recém ingressaram no mercado de consumo, o endividamento é enorme, abissal. A classe média também caiu no canto da sereia e hoje vive, grande parte dela, desesperada, não conseguindo pagar os juros exorbitantes e vivendo do cartão de crédito, que cada vez deixa mais o pobre assalariado refém dos bancos e financeiras. Milhões de brasileiros entraram nessa roda viva e não sabem como sair.
Acabaram as más notícias? Claro que não! Agora, o próprio governo, que conteve artificialmente os preços de serviços e produtos, como a energia elétrica e os combustíveis, terá que conceder aumentos muito acima da inflação. Para se ter uma ideia, além de tudo o que já pagamos, a energia em Rondônia deve crescer, para o consumidor residencial, em torno de 15% a 18%, já a partir de novembro.  O governo que nos colocou nessa enrascada, tem obrigação de nos apontar alternativas, para que não quebremos todos, financeiramente falando. O risco é enorme...
 O PT COM CONFÚCIO - Ninguém fala nada ainda oficialmente, mas já há movimentações em torno de nomes para o futuro secretariado de Confúcio Moura. Um dos cotados seria o petista Ribamar Araújo, que seria convidado para comandar a Agricultura. Sua passagem na Semagric, em Porto Velho, foi das mais positivas. Ninguém confirma ainda nada em termos de conversações, mas o ex prefeito de Buritis, José Volpi, suplente de Ribamar, já anda encomendando o terno para ser deputado. O que não se sabe ainda se essa história vai mesmo se encaminhar neste rumo...
 PRÓXIMA ELEIÇÃO - A próxima e muito importante eleição em Rondônia acontecerá no início de fevereiro do ano que vem. Os 24 deputados estaduais vão escolher o novo presidente da Assembleia Legislativa. Claro que até lá o quadro pode mudar muito, mas os primeiros nomes (fortes), já são conhecidos. O mais cotado, caso Confúcio Moura consiga maioria na casa, é o do seu atual vice, Airton Gurgacz. Mas surgem pelo menos mais dois nomes, desde agora: os de Maurão de Carvalho, com muita força e o do deputado Lebrão. Há uma terceira via: o jovem deputado reeleito Jean Oliveira.
 TERÁ A MAIORIA? - Hermínio Coelho, que teve uma boa gestão e conseguiu colocar a Assembleia nos trilhos, depois do enorme desgaste do caso Valter Araújo e até da Operação Apocalipse (onde ele acabou sendo vítima), só teria chance se um grupo muito sólido de oposição de formasse no parlamento. Por enquanto, não se sabe se Confúcio terá mesmo a maioria, como está prevendo. As conversações políticas recém começaram. Até agora, o nome do governo é o de Airton.
 QUE É EXAGERADO? - Quando se trata do assunto com insistência por aqui, há quem considere exagero o fato de se comentar que não é o governo brasileiro quem manda na Amazônia, mas sim a força das poderosas ONGs internacionais e seus parceiros financiadores. Agora, mais uma prova disso: o Dnit decidiu mandar paralisar os estudos ambientais que poderiam resultar no reinício das obras de recuperação da BR 319. Mais uma vergonha e um atentado contra os interesses maiores da nossa região!
 SÓ TEATRO - Uma briga de beleza ou só teatro, para parecer há um confronto entre Dnit e Ibama sobre a estrada? Não há. A verdade é que autoridades de todos os naipes envolvidas no processo estão, cada uma delas, tentando colocar obstáculos para a rodovia que liga Porto Velho a Manaus nunca se torne realidade. O próprio senador rondoniense Acir Gurgacz, que vem acompanhando tudo sobre a 319, denunciou o caso semana passada e prometeu tomar providências contra esse absurdo.
 URNAS SUSPEITAS? - Brasil afora, vários eleitores - com nome, endereço, CPF e número do título eleitoral, ou seja, não são anônimos - andam denunciam nas redes sociais e entrevistas na mídia, que seus votos sumiram nas urnas eletrônicas. No sul de Santa Catarina, numa cidade pequena, mais de 237 votos foram "engolidos" por uma urna e sumiram completamente. Os votos poderiam mudar o resultado do pleito, já que um representante da região não se reelegeu por menos de 30 votos. Há algo que devemos nos preocupar ou são apenas casos excepcionais? A Justiça Eleitoral tem que pesquisar, investigar e informar ao país, é claro!
 PERGUNTINHA - Pertinho do final do ano, você está otimista e se preparando para as compras de Natal e as festas de Ano Novo ou anda cuidando de cada centavo, com medo das turbulências da economia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário