sexta-feira, 7 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONFÚCIO CONVIDA VALDO ALVES PARA COMANDAR A CAERD

Agora vai! Finalmente parece que vai surgir uma solução para a Caerd, uma estatal que há anos não sai do lugar e que, em três anos, não conseguiu sequer concluir os projetos para as obras de implantação dos sistemas de água e esgoto na Capital. Não é definitivo ainda, porque depende da resposta do convidado, mas o governador Confúcio Moura quer entregar o comando da Caerd a um dos seus colaboradores mais competentes e dedicados, que já deu mostra de resultados práticos em seu trabalho. O "convocado" é Valdo Alves, que comandou a antiga CGAC, hoje Sugesp e que  teve também ação vital na campanha de reeleição do amigo de longos anos. Valdo Alves já teve múltiplas funções no governo, realizando todas elas com resultados sempre acima do esperado. Foi ele que comandou, por exemplo, todo o trabalho de recuperação do Deroche, local de lazer ao lado do ginásio Cláudio Coutinho, fazendo-o com qualidade e uma economia exemplar para os cofres públicos. Também foi ele que reorganizou o funcionamento da coordenação de apoio à Governadoria. Sua última (mais recente) missão no governo, foi comandar toda a estrutura do CPA, agora chamado de Palácio Rio Madeira, onde já está concentrada a maioria dos órgãos oficiais do Estado.
O convite já foi feito a Valdo em meio à turbulência que vive a atual presidente da Caerd, Iacira Azamor.  Secretários, deputados e até recém eleitos do grupo de Confúcio, pediram a mudança no comando da estatal, para que a Caerd, finalmente, entre nos eixos e comece a mostrar serviço. Valdo Alves ainda não deu sua resposta, mas não faltam pressões de todos os lados para que ele aceite mais essa missão complicada. Se topar, tem tudo para colocar a Caerd no caminho certo e, principalmente, fazer deslanchar os projetos de água e esgoto que estão empacados.
 ROSÁRIO DE NOMES - Dentro do mesmo tema: todos os dias, aparece o nome de um novo candidato a secretário de Confúcio Moura. Agora, até que a relação oficial seja anunciada, o rosário de sugestões, indicações, plantio de possíveis assessores, enfim, todo esse receituário que se conhece muito bem, continuará funcionando. O próprio governador não falou ainda oficialmente sobre o caso. Sabe-se, contudo, que ele, embora não tenha falado publicamente, não pretende mexer nem na educação e na saúde. São candidatíssimo a permanecer onde estão Emerson Castro e Williames Pimentel.
 ADEUS, EMENDAS! - Rolo dos grandes entre Governo e Assembleia, por causa do não pagamento de emendas parlamentares, que sempre é um tema complexo e que deixa os nervos dos deputados a flor da pele. A Secretaria de Fazenda alega que o Ministério Público teria recomendado o não pagamento de emendas parlamentares, o que seria um absurdo, a não ser em casos de comprovadas irregularidades. Como as emendas são constitucionais, ao não pagá-las o Governo se tornou alvo da ira de vários parlamentares. Nesta semana, o assunto foi debatido na Assembleia, que trancou a pauta, até que o caso seja resolvido.
 PROTESTOS GERAIS - Governistas e antigovernistas se uniram nos discursos de protestos. Os parlamentares dependem muito da liberação de emendas para suas regiões e podem sofrer um prejuízo político irreparável, caso o que prometeram nas bases não seja cumprido. O que se ouviu é que o MP teria sugerido a não liberação de emendas apenas para eventos privados, onde não se pode usar verbas públicas. Mas, segundo a gritaria no plenário, todas as emendas, mesmo com o recurso financeiro disponível, estariam suspensas. O assunto vai longe, ainda...
 RELAÇÃO CRESCENTE - Por falar em Assembleia, surgem também muitos nomes, apontados com possibilidades de assumirem a Presidência, na nova legislatura que começa em janeiro. Hoje, os mais cotados, segundo a voz dos corredores (sempre cheias de palpites e torcidas organizadas) apontam para os nomes de Lebrão (que esta semana, aliás, teve longa reunião com o governador Confúcio Moura); Maurão de Carvalho, Airton Gurgacz e Adelino Follador. Tem muito mais gente na lista...
 TERRA DOS APELIDOS - São Francisco do Guaporé é a terra dos apelidos. Principalmente entre suas principais lideranças políticas. O ex prefeito e hoje deputado reeleito José Eurípedes só é conhecido como Lebrão. Sua filha, a atual prefeira Gislaine Clemente, é a Lebrinha. O marido dela é Edgar Fernando, que poucos conhecem pelo nome. O apelido dele é Frangão. A prefeita está grávida. Qual o apelido que será dado ao bebê que nasce dentro de algumas semanas?.
 APAGÃO - Até agora não se sabe exatamente o que aconteceu, porque o caso continua sendo analisado. Mas a verdade é que Ariquemes e várias cidades vizinhas sofreram um apagão daqueles históricos, nessa semana. A princípio teria sido um raio que atingiu uma central de distribuição de energia da Eletrobras Rondônia. Uma noite inteira sem luz e ela voltou durante a quarta-feira. Pouco depois, outro problema na rede e novo apagão, durante praticamente todo o dia. Tomara que não tenha sido sintoma da fragilidade do sistema e dos riscos de que isso possa se repetir. Oremos, pois!
 PERGUNTINHA - Qual a próxima denúncia que o grupo descontente na Câmara de Vereadores vai anunciar, para tentar tirar o prefeito Mauro Nazif de sua cadeira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires




2 comentários:

Pedro disse...

Parabéns pela matéria lembrando apenas que as Emendas nao são Constitucionais são previstas na LDO Lei de Diretrizes Orçamentarias aprovadas por cada ALE de cada Estado. No Acre é Zero em São Palo que arrecada 200 bilhões é de 2.300 para cada Deputado , aqui em Rondônia que a Recadacao é de menos de 7 bilhões cada deputado recebe 4.500 é um absurdo é a maior Emenda do Pais Rio de janeiro é de 2,600,Minas gerai 2.800 A ALE de Rondônia precisa parar de querer fazer sombra com com chapéu alheio . O Governo é um só e o cofre tbm, precisamos de estarmos cada vês mais juntos pois o povo precisa de todos unidos

Pedro disse...

Parabéns pela matéria lembrando apenas que as Emendas nao são Constitucionais são previstas na LDO Lei de Diretrizes Orçamentarias aprovadas por cada ALE de cada Estado. No Acre é Zero em São Palo que arrecada 200 bilhões é de 2.300 para cada Deputado , aqui em Rondônia que a Recadacao é de menos de 7 bilhões cada deputado recebe 4.500 é um absurdo é a maior Emenda do Pais Rio de janeiro é de 2,600,Minas gerai 2.800 A ALE de Rondônia precisa parar de querer fazer sombra com com chapéu alheio . O Governo é um só e o cofre tbm, precisamos de estarmos cada vês mais juntos pois o povo precisa de todos unidos

Postar um comentário