quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A INEFICIÊNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO MASSACRA O CIDADÃO

Há coisas inexplicáveis, que tornam o cidadão um indivíduo abandonado, desrespeitado, no prejuízo por um labirinto de leis, decretos, decisões de vários órgãos, às vezes umas contradizendo outras. Incompetência, falta de planejamento, desrespeito com o dinheiro público e o emaranhado burocrático, transformam a vida das pessoas num verdadeiro inferno. Em todo o país, há exemplos que se poderia escrever várias enciclopédias sobre eles. Os viadutos e elevadas em Porto Velho são exemplos recentes. O viaduto de Pimenta Bueno e o Teatro Estadual da Capital, ambos concluídos só depois de 20 anos,  são outros, mais antigos. Agora, aqui mesmo em Rondônia, mais um caso absurdo. Em Jaru, a comunidade, principalmente a mais pobre, como sempre, está sem atendimento nos postos de saúde. Por quê? A Prefeitura teve a ideia genial de mandar reforçar nove postos de saúde ao mesmo tempo. Como se não soubesse como funcionam as coisas no serviço público e na relação com empreiteiras, que na maioria dos casos não cumpram o organograma das obras, a administração municipal permitiu essa aberração. Resultado: todas as obras estão atrasadas. Algumas andando em passos de cágado. Outras completamente paradas. Não há previsão para que as obras sejam concluídas.
Perguntinhas óbvias: havia necessidade de fazer todas as obras ao mesmo tempo? Não dava para reformar uma parte dos prédios, enquanto as outras continuariam atendendo? Onde está o planejamento, que faz de conta de que está num país sério, onde as obras tem tempo para começar e tempo para terminar? Alguém aí em Jaru lembrou que há uma multidão de pobres, abandonados, que precisam desesperadamente de atendimento da saúde? São assim as coisas no Brasil. E pior é que, na próxima eleição, o povo esquece e elege todo o mundo de novo. Lamentável!
 TRANSPOSIÇÃO ANDA? - Postagem do vice governador eleito Daniel Pereira, nas redes sociais, demonstrando que ele terá missões especiais no futuro governo: "Conversei com nosso Governador sobre a transposição. Ele me deu a incumbência de adotarmos todas as providencias necessárias para ajudarmos nesse processo. Vamos nos juntar aos nossos técnicos, sindicatos e parlamentares federais e traçarmos uma linha de ação, visando buscar aquilo que é nosso por direito constitucional". Será que agora vai?
 PERIGO NAS RUAS - Nesta fase do ano, quando começa a chegar dezembro, os vagabundos, que não trabalham e só vivem de crimes  se alvoroçam. Vários assaltos têm sido registrados todos os dias, muitas vezes em plena luz do dia, tanto no centro como nos bairros da Capital. Um ou outro bandido é pego. Muitos, amadores, armados até os dentes, têm tentando realizar roubos violentos, inclusive contra agências bancárias e alguns deles acabaram no xilindró. Mas é bom a população ficar atenta. Daqui até o fim de dezembro, a coisa vai ficar feia. Tem pouca polícia e muito bandido nas ruas...
  LEÃO À SOLTA - Não deixou de ser uma declaração de guerra. O prefeito Mauro Nazif disse que "acordaram um leão que estava quieto", para dizer que vai contra atacar a partir de agora. Seu alvo principal? O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Queiroz, a quem Nazif acusa de o estar perseguindo. Claro que há um desfoque. Os dois são mesmo adversários, mas o estilo de Alan está longe de ser inimigo ou alguém que queira guerra. O prefeito e o presidente da Câmara da Capital têm que sentar na mesma mesa e aparar as arestas. Senão, é a cidade quem perde.
 NÃO É O ÚNICO - Como teve nova vitória (e fácil) na Câmara, Nazif tratou de acusar publicamente (em entrevistas à TV Candelária ele foi explícito nas críticas ao presidente da Câmara) o vereador Alan Queiroz. Mas é bom lembrar que houve seis votos contra ele, Nazif e até agora três ausências não explicadas. Ou seja, pelo números, fica claro que Alan não é o único adversário. Talvez seja o mais forte, mas, na verdade, há uma forte oposição ao Prefeito na Câmara porto velhense.
 PROVA DE GANGUEIROS - Vagabundos "dimenor", que têm carta branca da lei para cometer todos os tipos de crimes, agora se uniram em gangues para competir quem é pior. Um grupo deles foi "apreendido" (a forma hipócrita da lei para avisar que eles serão soltos em seguida, para fazer tudo de novo), depois de depredar, roubar e tentar incendiar a escola onde estudavam. A ação teria sido uma prova de coragem, que os gangueiros tinham que mostrar aos outros. Vítima? Toda a sociedade e a comunidade que dependem da Escola Flora Calheiros. Até quando essa vergonhosa impunidade vai continuar?
 COMISSIONADOS - A boataria corre solta. Depois de algumas exonerações no gabinete do governo, elas foram canceladas, mas mesmo assim há um clima de medo entre muitos comissionados, tanto nas proximidades do gabinete de Confúcio Moura como em várias secretarias. Corre solta a conversa de que estaria havendo uma "caça" a quem apoiou Expedito Júnior, mesmo sendo cargo de confiança do Governo. Claro que tudo até agora não passou de conversa fiada. Mas onde há fumaça, há fogo!..
 PERGUNTINHA - Adiantou aumentar em até 10 vezes o valor das multas, que chegam a 2 mil reais, se no final de semana 30 delas foram aplicadas por hora, nas rodovias brasileiras?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário