quarta-feira, 5 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A MINORIA QUE TEM QUE APRENDER COM A DEMOCRACIA

Ainda bem que são poucos e que não representam os sentimentos nem de perto da maioria dos brasileiros. Muito melhor que nem os militares que eles chamam de volta querem sequer ouvir falar no assunto. Os que vão às ruas clamar pela volta dos milicos ao poder, pelo retorno da ditadura, apenas porque não concordam com o atual governo e não sabem conviver com a democracia (já que Dilma Rousseff se reelegeu legitimamente, nas urnas, através do voto da maioria), são ignorantes da História. São, mais que tudo, ditadores. Querem impor ao país seu pensamento, sua ideologia, sua forma de pensar, como se não houvesse o caminho democrático para fazer mudanças, quando elas são realmente exigidas pela maioria. Derrubar um governo legitimamente eleito é vergonhoso, em qualquer país. Ainda mais no Brasil, onde uma ditadura imposta pelas Forças Armadas durou mais de duas décadas. Só quem não viveu aquela época, que faz de conta que ela não existiu; que desconhece o que é a perda dos direitos, a censura, os perigos de quem não concorda com os poderosos, pode sair às ruas para atentar contra a democracia e pedir a volta de um governo troglodita.
Dias atrás, em  poucas capitais brasileiras, alguns poucos gatos pingados foram fazer passeata, pedindo o impeachment da presidente Dilma (até aí, nada demais, porque isso faz parte do jogo democrático, se houver mesmo motivo para tal pedido), mas, mais que isso, clamar pela volta dos militares ao poder. Incompetentes para vencer seus adversários nas urnas, porque perderam a eleição legítima e ponto final, agora querem impor suas verdades sobre a maioria. Sorte do Brasil que, no grito, não passarão de poucos malucos querendo mandar num país que, as urnas disseram, não quer saber das loucuras que eles sonham. O resto é papo furado!
 MOTIVAÇÕES VERDADEIRAS - Houve quem acreditasse que a Câmara de Porto Velho fosse mesmo afastar o prefeito Mauro Nazif. Não o fez nem o fará. O que houve de verdade foi uma revolta generalizada de alguns  nobres edis, exigindo cumprimento de promessas; outros enciumados porque Nazif não os teria  apoiado, na campanha para a Assembleia; alguns porque são adversários mesmo e fazem oposição, como têm que fazer e, ainda,  um ou outro porque quer mesmo é conseguir espaços na mídia. Alguém aí imaginou que o interesse maior fosse o bem da coletividade?
 SHEAKSPEARE - Um dos clássicos de Sheakspeare, Muito Barulho por Nada, poderia muito bem servir de título para o que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Velho, nos últimos dias. Muito barulho, muito discurso, muita confusão para....nada! No final, aconteceu o que já se previa desde o primeiro dia: 12 vereadores votaram contra a criação de uma comissão de investigação e a metade votou a favor. Perdeu-se tempo, dinheiro, se deixaram de lado ações que poderiam beneficiar a comunidade para, no final, se ter apenas um título sheaksperiano.
 ESTRELA NO PEITO - Competente, dedicada e uma estrela feminina no mundo do futebol, a rondoniense Márcia Bezerra Caetano entra para a história como primeira representante do nosso Estado com a estrela dfa Figa em seu uniforme. Márcia já brilha nos estádios, como assistente de arbitragem (bandeirinha) e agora está apta a participar também de competições internacionais. É muito provável que será escolhida para participar da Olimpíada que sediaremos, no Rio, daqui a um ano e meio. Orgulho para todos nós...
 FERIADÕES EM SÉRIE - Feriadões para o ano que vem: dia 1º de janeiro de 2015 cai numa quinta. Imagina o que vai dar? Feriadão, é claro! O aniversário de Rondônia, dia 4, é num domingo. Só falta estender um dia a mais. Que ninguém se surpreenda se isso ocorrer. Daí, a gente para na quarta e só volta na terça seguinte. Não é demais? Em fevereiro tem mais. O feriado de carnaval ( que não é feriado nacional, mas ninguém trabalha), cairá numa terça-feira. Ou seja, festa que começa na quinta anterior e só termina na outra quarta....Para quem adora vagabundear, 2015 vai ser "o" ano"
 TEM MUITO MAIS... - Em março não tem feriado. É uma pequena folga no calendário. Mas já em abril tem dois, daqueles peso pesados. A sexta-feira, 3 de abril, certamente terá feriadão que começa na sexta e o trabalho...só na quarta, dia 4. Já o 21 de abril (Tiradentes), cai numa terça. Adivinha? Isso mesmo: parada na sexta, retorno na outra quarta. A segunda-feira acabará sendo "enforcada". Em maio tem o Dia do Trabalho, numa quinta e em junho mais dois: Corpus Christi, numa quinta e Dia do Evangélico, dia 18, em outra quinta. E no segundo semestre tem muito mais....
O SANGUE CORRE - O trânsito e os assassinatos mataram quase uma dezena de rondonienses em quatro dias, do meio até o fim da semana passada. Só em Ariquemes, num mesmo acidente,. três jovens (um garoto e duas meninas) foram esmagados por um caminhão.Na Capital, entre sábado e domingo, mais três assassinatos. A violência corre solta e na reta final de ano, a tendência é que aumente ainda mais. Enquanto o sangue corre pelas ruas, por crimes e nos terríveis acidentes, nossa autoridades só discursam.
 PERGUNTINHA - Quantos milhares de vidas jovens ainda perderemos, todos os anos, por causa da irresponsabilidade que campeia no trânsito de nossas ruas e rodovias?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário