segunda-feira, 17 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NO ENTORNO DA PONTE, ESCURIDÃO, ASSALTOS, CASEBRES...
Parece castigo! Quando Porto Velho finalmente recebe uma obra decente, fundamental para a cidade, ela se torna meia boca, por incompleta. Sobre a tão sonhada ponte sobre o rio Madeira, esperada por mais de duas décadas, ligando o bairro da Balsa à BR 319 do outro lado, as queixas só se avolumam. Não pela qualidade da obra em si, que custou 270 milhões de reais. Nem por eventuais problemas, desvios de recursos, falta de cuidados. O que a coletividade já reclama, pouco depois da inauguração festiva (ah, nisso de fazer festa  nossas autoridades são especialistas!), é que um grave problema digamos assim, de nascença, não foi resolvido. E há outros a caminho. O primeiro relaciona-se com a falta de iluminação. Totalmente às escuras, a enorme ponte, de quase um quilômetro, moderna e esperada ansiosamente, tornou-se local de assaltos, ponto de encontro de bandidos e viciados, local de tráfico de drogas. Claro que pedir policiamento seria demais, até porque ver a presença de policiais em qualquer ponto da cidade é coisa rara. Mas no escuro, aí sim, a ponte se tornou um ponto obrigatório de encontro da marginalidade. Quem tem que atravessar à noite, já sabe: em algum ponto dele, os bandidos estarão à espreita.
Mas os problemas não terminam aí. Como não há fiscalização nenhuma, de ninguém,  como a coisa é deixada assim mesmo, à revelia, o que é comum, já surgem próximo à ponte, em locais onde haviam casas de moradores, já transferidos para o conjunto habitacional do Dnit do outro lado do rio, os primeiros casebres. Por enquanto é um ou outro, mas em breve, graças ao desleixo e à falta de fiscalização, poderão ser dezenas. Então, teremos uma bela ponte, linda e bem feita, jogada na escuridão, cheia de bandidos e cercada de favelas. Merecemos tudo isso? Sem dúvida, não!
 EMENDAS PARLAMENTARES - Do orçamento do Estado de 7 bilhões e 200 milhões de reais para 2015, os deputados estaduais terão emendas individuais de 2 milhões e 250 mil cada, além de outros 2 milhões e 250 mil para emendas de bancada. Os parlamentares têm até o próximo dia 25 para encaminhar suas emendas ao projeto que está sendo relatada pelo experiente deputado Ribamar Araújo. Depois disso, ele analisa tudo, relata e encaminha para votação. O ano legislativo só termina depois da votação do orçamento.
 HERMÍNIO NA LISTA - A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, em 2016, pode ter mais um nome daqueles considerados como peso pesados em termos de votos, na Capital. Trata-se do deputado estadual reeleito e atual presidente da Assembleia, Hermínio Coelho. Ele tem sido pressionado por amigos, parceiros políticos e correligionários, para concorrer ao comando da sua cidade. Hermínio tem ouvido muito e falado pouco sobre o assunto, mas o que se sabe é que ele tem recebido com simpatia a ideia de entrar na briga pela Prefeitura.
 LUCIA VOLTOU - Três vezes prefeita - duas delas em Espigão do Oeste -; dois mandatos de deputada; eleita novamente com quase 80% dos votos válidos da sua cidade, para voltar à Assembleia Legislativa, Lucia Tereza é a entrevistada do Candelária Debate deste sábado. A eleição, os diamantes de Roosevelt, a disputa da Mesa Diretora para 2015: tudo isso e muito mais na entrevista exclusiva, que vai ao ar neste sábado.  O Candelária Debate é transmitido para as emissoras afiliadas à TV Candelária/Rede Record. Começa às 13h20 de sábado, em ponto, para toda a Rondônia.
 COMO O VIETNAM - Os números da violência, que tanto assustam o Brasil, apontam que em cerca de 25 anos, foram registrados 1 milhão de assassinatos no país. Nas duas décadas da Guerra do Vietnam, uma das mais violentas do Século 20, com o uso de bombardeios e napalm; com a guerrilha comunista utilizando métodos incríveis para destruir o inimigo; com devastação de parte da população civil e militar de um país inteiro, houve também 1 milhão de mortes em pouco mais de 20 anos. A guerra deles foi terrível. A nossa, ao menos oficialmente, não foi declarada.
 TABELA MACABRA - Nos mesmos números oficiais divulgados pelo Ministério da Justiça, Rondônia está em 12º lugar no número de assassinatos. São 27 mortes por 100 mil habitantes. Estamos no meio desta tabela macabra. Mas já foi muito pior. Há poucos anos atrás, éramos o terceiro Estado mais violento do país, neste quesito. É claro que os dados ainda são assustadores, mas já houve uma diminuição deles, ao menos quanto os crimes de morte. Temos que melhorar muito mais ainda, em termos de segurança pública.
 GRANA DEMAIS - Quem quer terminar o ano sem se preocupar com dinheiro, sem querer saber de crise econômica, problemas de contas a pagar e coisas assim? Pois há uma chance neste final de semana. A Mega Sena, que acumulou pela terceira vez, vai sortear nada menos do que 67 milhões de reais. O negócio é ir nas casas lotéricas fazer uma "fezinha". O concurso 1653 terá o sorteio na noite deste sábado. Quem sabe algum rondoniense não começa 2015 com toda essa fortuna na sua conta?
 PERGUNTINHA - Não seria muito justo que a mesma lei que o governo quer usar para mascarar o déficit público, pudesse ser usado pelo brasileiro comum pra acabar com suas dívidas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário