quinta-feira, 13 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO DÁ PARA SER PESSIMISTA COM O MÁRIO PORTUGUÊS

Quando se está pessimista ou desesperançado sobre a nossa Rondônia; quando se imagina que as coisas não vão andar; ao se deparar com obstáculos aparentemente intransponíveis para que nossa terra continue indo em frente e se desenvolvendo, o conselho é falar com o empresário Mário Português. Profundo conhecedor do Estado, empreendedor, cheio de coragem e, mesmo já numa idade em que muita gente já está aposentada, mas trabalhando cada vez mais, Mário fala menos no passado, do qual se orgulha, mas muito mais do futuro. Ouvir seus planos, projetos em andamento, estrutura criada para melhorias no agronegócio, investimentos pesados e concretos, que representam e representarão avanços para todos nós, rondonienses, é receber uma aula de vida. Não que o empresário desconheça as enormes dificuldades, muitas delas impostas por legislação estapafúrdias, por ações de órgãos que querem controlar tudo, com brigas de belezas entre grupos e autoridades, que acabam prejudicando o Estado ( e isso vale para o Brasil, da mesma forma). Nada disso. Português sabe das coisas, conhece, debate, discute, mas, mais que tudo, é um realizador. Não só fala sobre projetos e os idealiza, mas, mais que tudo, com muito trabalho e dedicação, os realiza.
Há quem lamente que o Português não tenha sido eleito Prefeito de Porto Velho. Mas não a família dele, nem seus amigos, nem seus parceiros nos negócios, nem aqueles que o consideram que suas atividades e empreendimentos representam muito mais para todos os rondonienses, do que uma eventual passagem comandando a Prefeitura. Fora da política, Mário Português tem sido muito mais útil à sua coletividade e à terra que adotou. Quando as coisas não andarem bem, é bom conversar com Mário Português. Ele sabe como tornar sonhos em realidade.
 CIDADES QUEBRADAS - O aumento de 1% nas verbas do Fundo de Participação dos Municípios, que significará mais de 3 bilhões e 800 milhões de reais nos cofres das prefeituras brasileiras, é um avanço, mas mesmo assim não atende as necessidades maiores das cidades. Tanto a entidade nacional quanto as regionais dos prefeitos, queriam o reajuste já a partir de janeiro. Só que ele será parcelado entre 2015 e 2016. A maioria das Prefeituras do país está quebrada. Sobreviverão como, até 2016?
DEGENERADOS - O que fazer com vagabundos que ignoram a vida alheia, que usam de brutalidade e crueldade contra suas vítimas e, depois, se dizem arrependidos ou clamam por proteção dos "direitos humanos". Todos os dias a violência que assola a todos nós se expõe, cada vez mais terrível. Nesta semana, três canalhas, um deles do famigerado grupo dos "dimenor", assaltaram uma casa e mataram um idoso em Rolim de Moura. Para que? Para roubar uma botija de gás e um ventilador. Merecem o que, seres degenerados como esses?
 VAI ACABAR ALGUM  DIA? - Durante quatro dias, a Polícia Militar flagrou nada menos do que 24 motoristas dirigindo depois de beber. Parece que não adianta multiplicar as multas por dez; nem ameaçar com prisão, nem nada. Os irresponsáveis (e o são de todas as idades, não só jovens, como se poderia supor), continuam andando pelas ruas da Capital em alta velocidade e com a cara cheia de álcool. Prá não dizer que ingerem coisas ainda mais pesadas, como drogas. E esse quadro é em todo o país. Anos e anos de impunidade levaram a isso. Espera-se que vá melhorando aos poucos e que acabe, um dia, com esses malucos e bêbados ao volante.
 SÃO 83% ILEGAIS - Outro número surpreendente divulgado pela Polícia de Trânsito da Capital: de 183 veículos que entraram nas bliz de quinta a domingo, em Porto Velho, 155 receberam multas por estarem com algum tipo de irregularidade. Ou seja, quase 83% dos que foram interceptados nas barreiras policiais, transitavam irregularmente. A grande maioria é de motoqueiros, que trafegam nas ruas ou sem habilitação ou sem capacete ou sem documentação. Mesmo os habilitados tiveram problemas. Uma média de sete carteiras foram apreendidas por dia.
VERBA INDENIZATÓRIA - Transparência é o que está usando o vereador e deputado eleito Aélcio da TV. Na sua página no Facebook, prestou contas de que abriu mão das chamadas verbas indenizatórias no ano passado, no valor de 61 mil reais. Neste ano, avisa, vai devolver aos cofres da Câmara nada menos que 72 mil reais. Não gasta e devolve, como todos deveriam fazer. O que intriga é porque cada vereador tem direito a 90 mil reais por ano (ou 7.500 reais/mês), além dos seus salários, como "verba indenizatória".
 QUEM MANDA? - É isso que dá fazer alguma coisa no Rio de Janeiro sem pedir a autorização dos traficantes e do crime organizado! Nesta semana, um conjunto de onze prédios, com 240 apartamentos, recém concluídos, para serem entregues à famílias pobres, foi tomada na marra por bandidos fortemente armados, que não permitem que ninguém entre na área. O Residencial Guadalupe fica em uma região dominada pelo tráfico de drogas, no Complexo de favelas do Chapadão. Lá o governo e a autoridade é só do pessoal do crime organizado. Esse é o Brasil que, permitiram, fosse criado.
 PERGUNTINHA - Quem foi abastecer nos postos de combustíveis lembrou da promessa da presidente reeleita de que não haveria aumento de preços nem tarifaço neste final de ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário