quarta-feira, 12 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM MENTE NESSA HISTÓRIA DOS (DES) SERVIÇOS DO SEBRAE?

Quem está mentindo nessa história do Sebrae? Porque não é possível que tanta gente esteja protestando contra a inação do órgão em Rondônia e a direção nacional emita uma nota desdizendo tudo, alegando que continua trabalhando normalmente, que atendeu milhares de empresários, que cumpriu completamente sua missão? Estará então mentindo o governador Confúcio Moura, que diversas vezes e publicamente reclamou que o Sebrae não atende os pleitos de Rondônia? Será que estão mentindo o presidente do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias, o Simpi, Leonardo Sobral, ao protestar que o Sebrae trata sua categoria com desrespeito e desleixo, como se ela não existisse? Ou estariam mentindo vários empresários de todos os portes que queixam-se de nunca conseguirem falar com ninguém do poderoso triunvirato, designado pela direção nacional como interventores, que criaram um muro em torno do órgão e que só recebem quem querem e quando querem?
Será que a queixa de um conhecido empresário rondoniense, que afirmou ser mais fácil ganhar na Mega Sena do que falar com algum dos interventores do Sebrae  é apenas uma piada para prejudicar o órgão? Quem está mentindo, então? Todos os que protestam contra a forma pedante e autoritária dos novos "donos" do Sebrae ou a nota oficial do órgão, assinada pelo comando nacional, dizendo que está tudo certo? Estão mentindo os que dizem que o Sebrae (que é sim um órgão que utiliza dinheiro público, embora na nota diga que é uma entidade apenas privada) é gerida em Rondônia por gente estranha à terra, que trata nosso Estado com desdém? Se acham que notas oficiais que mascaram a realidade servem para alguma coisa, podem estar equivocados. Porque alguns podem ser enganados algum tempo, mas não todos ao mesmo tempo, como dizia o sábio Churchill.
 ALIENÍGENAS - Ora, se o Sebrae atendeu mesmo seis mil empresas, como diz, teria feito uma média de quatro/atendimentos por dia em seus nove postos no Estado. Mas mesmo que essa mixaria de serviços tivesse sido prestada, por quê a gritaria geral contra ele? A verdade é que a intervenção, que completa um ano, sob o comando de gente estranha a Rondônia, trouxe sérios prejuízos. Perdemos pela forma com que o Sebrae era gerido, quando se conheceu as mutretas descobertas  na Operação Feudo. E perdemos de novo, com uma intervenção alienígena que em nada nos ajudou.
MP ENTRA EM CENA - Por determinação do procurador chefe, Héverton Aguiar, promotores já começaram as investigações de mais uma morte de bebê no Hospital de Base. O triste caso envolve também a Maternidade Municipal. Três representantes do MP foram designados para o caso e uma das providências tomadas será a exumação do corpo do feto. Casos de desaparecimento de recém nascidos, como o caso do menino Nícolas, até agora não esclarecidos, continuam na pauta das autoridades. Não dá para aceitar que essas coisas ainda aconteçam.
 FALANDO DURO - "O Congresso Nacional deve uma resposta à sociedade sobre o caso de corrupção na Petrobras, com a apuração implacável da roubalheira na estatal e a recuperação dos mais de 20 bilhões de reais desviados. O episódio não pode cair no esquecimento, como se nada tivesse acontecido. O País não pode ficar à mercê dessa quadrilha". De quem são essas frases duras contra a corrupção na Petrobras? São de um rondoniense. O senador Odacir Soares quer prorrogação da CPI que trata do assunto e desancou contra a roubalheira. Fez muito bem!
 AMAZÔNIA MENOR - Números do desmatamento da Amazônia nos últimos 40 anos assustam. Foram apresentados depois da eleição, é claro, para não prejudicar a presidente Dilma.  Apontam que uma área de quase 763 mil quilômetros quadrados, do tamanho de três estados de São Paulo, foram devastados. Foram derrubadas, pelas estatísticas, duas mil árvores por minuto. Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia são os maiores desmatadores. Está na hora de acabar com isso, antes que seja tarde demais.
 HERMÍNIO LAMENTA - O deputado Hermínio Coelho, reeleito com boa votação, é conhecido por dizer as coisas às claras. Em entrevista a Arimar Sá, no rádio, Hermínio confessou que esperava uma votação bem maior do que a que recebeu. Embora se diga muito grato a todos os eleitores, Hermínio destacou que confiava muito no trabalho que realizou como opositor ao atual Governo e à sua luta contra a corrupção, desde quando foi vereador. Mas acabou lamentando: " denunciar e criticar político ruim em Rondônia, não dá votos".
 RONDÔNIA NA PAULISTA - Rondonienses já estão se preparando para ir a São Paulo, dia 15, sábado, para  participar do protesto nacional, que está sendo convocado pelas redes sociais. Ouve-se que há mobilização de grupos que estão sendo formados  e já fazendo reservas em voos para a Capital paulista, tanto na véspera quanto na madrugada do dia 15. Ainda insatisfeitos com o resultado da reeleição da presidente Dilma, representantes daqueles que se dizem também antiPT e anticomunistas (?), estão organizando o evento,que pretende reunir milhares de pessoas na capital paulista. Rolo grande, na certa!
 PERGUNTINHA - Haverá disputa ferrenha pela presidência da Assembleia Legislativa, a partir de 2015 ou a escolha da nova Mesa Diretora será feita através do diálogo?
Fonte: jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário