segunda-feira, 10 de novembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O SUCESSO DO ENSINO SUPERIOR EM RONDÔNIA

Porto Velho tem se notabilizado pelo crescimento significativo do ensino superior e no preparo de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Várias faculdades surgiram nos últimos anos e, no geral, todas elas com sucesso. Milhares de jovens tanto de Rondônia e de outros estados estudam por aqui, saindo preparados para um mercado cada vez mais exigente. Entre todas as iniciativas do mundo universitário - e apenas para se escolher um - vale destacar a atuação da Unopar, com seu sistema de ensino a distância e com aulas presenciais também. A um custo muito menor do que a média do mercado, ela atende hoje a mais de cinco mil estudantes e já formou centenas de profissionais. É uma história de luta e coragem, que culminou com uma obra gigantesca, construída num terreno de mais de 13 mil metros quadrados, na avenida Rio de Janeiro, na Capital. Liderada pelo advogado Paulo Andrade, a Unopar é um complexo de salas, aulas especiais, biblioteca imensa e completa, ginásio de esportes e um auditório para mais de mil pessoas, que surpreende a quem conhece a estrutura. E, ainda, o crescimento no número de matrículas e a grande procura, tem determinado que os prazos de crescimento sejam cada vez mais curtos.
Criada em 2007, a Unopar Rondônia começou modestamente, ocupando salas do Colégio Classe A, no centro. Seu sucesso foi tão grande que, dos primeiros cerca de 700 alunos, saltou hoje para mais de cinco mil, distribuídos em cerca de 45 cursos. Junto com as demais entidades - como a Fimca, a Uniron, São Lucas, Ulbra, Faro e várias outras,  que formam universitários no Estado, a liderada pela força do  empreendedorismo de Paulo Andrade e sua família, merece um destaque especial, por tudo o que tem feito, em tão poucos anos, para melhorar a vida de milhares de jovens. 
 NOME PREFERIDO - Ribamar Araújo está mesmo com grandes chances de ir mesmo para o governo. Ele não foi procurado oficialmente, mas seu nome seria o  preferido do governador Confúcio Moura para assumir a Agricultura, como indicado pelo PT. Deputado eleito para o terceiro mandato, Ribamar tem uma longa carreira na política e nunca teve envolvimento em qualquer dos muitos rolos registrados tanto na Câmara, quando ele foi vereador e nem na Assembleia. É um dos poucos petistas que sobreviveram vitoriosos, na última campanha eleitoral. Tem tudo para estar no governo a partir do ano que vem.
 CARANGUEJO - Começaram as denúncias do Ministério Público à Justiça, em relação à Operação Feudo, quando ex dirigentes do Sebrae acabaram denunciados e presos, acusados de fraude em licitações e associação criminosa dentro do órgão, em Rondônia. Entre os nomes denunciados, estão os do então superintendente Pedro Teixeira Chaves e do empresário Wagner Correia. A crise no comando do Sebrae determinou até intervenção federal, que já dura praticamente um ano. Embora vá bem no resto do país, por aqui o Sebrae não ajuda, não incentiva, não funciona. Só anda como caranguejo: para trás...
 MOSQUINI E OS 40 MIL - Do alto dos seus 40 mil votos, Lúcio Mosquini é um dos destaques da eleição de outubro. Sem nunca ter sido candidato a nada, ele saiu direto para uma cadeira na Câmara Federal, com votos recebidos em todas as cidades rondonienses. No Candelária Debate deste sábado, ele conta a Sérgio Pires como foi a disputa;  como convenceu o eleitorado;  dos seus planos e prioridades no Congresso e muito mais. Não perca. É neste sábado, 13h20, logo depois dos Dinossauros no Papo de Redação, em rede estadual para todas as emissoras afiliadas à TV Candelária/Record.
 AGORA É NA JUSTIÇA! - O confronto político entre o prefeito Mauro Nazif e o presidente da Câmara Municipal, Alan Queiroz, vai parar na Justiça. Alan avisou que não vai responder às duras declarações de Nazif na mídia, acusando o vereador de estar tentando tomar a cadeira de Prefeito na marra. Os advogados de Alan já foram convocados para entrar com uma ação contra o Prefeito, incluindo injúria, calúnia, difamação e outras coisas mais. A briga vai longe...
MACONHA LIVRE - Os americanos estão brincando com o perigo. Maior consumidor de drogas do mundo, os Estados Unidos abrem as portas para o uso legal da maconha. Mais três Estados (Oregon, Alasca e a capital federal, Washington), autorizaram o uso "recreativo" da maconha, droga que é a entrada para outras, muito mais pesadas. E que alimenta a violência e o crime organizado, no mundo inteiro. Até lojas especiais para vender a marijuana foram autorizadas. Lamentável!
 LOUCURA GERAL - O fim de semana está aí e as autoridades já estão de cabelo em pé. Pelo menos 15 acidentes de trânsito são registrados por dia, entre o final das sextas-feiras e o amanhecer das segundas, quando muitos motoristas enchem a cara e saem fazendo loucuras. Na semana passada, houve ainda várias mortes no trânsito e três assassinatos na Capital, além de outros três no interior. A loucura toma conta, a impunidade incentiva o crime e a segurança pública não segura mais nada. Resta torcer para se chegar vivo à próxima semana.
 PERGUNTINHA - Você já fez seu teste cardíaco, para saber se suportará quando receber sua conta de energia elétrica no final do ano, com o aumento que está sendo previsto?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário