terça-feira, 18 de novembro de 2014

CONCURSOS - Estudantes temem que ajuste fiscal diminua o número de vagas nos concursos

O calendário de provas poderá ser muito parecido ou mesmo mais minguado que o de 2014

Nos cursinhos preparatórios para concursos públicos, um assunto tem ocupado as rodas de conversa mais do que os detalhes da Lei nº 8.112 - a cartilha do funcionalismo - e os macetes para as questões de cálculo. O arrocho fiscal prometido (e esperado) para o início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff preocupa os concurseiros, que preveem um número bom menor de vagas e seleções oferecidas em 2015.

A apreensão dos estudantes faz todo sentido, no entender do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Nelson marconi, especialista em política e economia do setor público. "O governo terá de ser bastante rigoroso com os gastos e o mais provável é que, por isso, não haja um número significativo de concurso o ano que vem", comentou. O calendário de provas poderá ser muito parecido ou mesmo mais minguado que os de 2014, que, com Copa do Mundo e eleições, já não foi o dos melhores para quem sonha com a estabilidade.

Diante da real necessidade de melhorar as contas públicas, em meio a um cenário de economia estagnada, Marconi defende que, no mínimo, a nov a equipe de Dilma adote critérios firmes no lançamento de editais para a ocupação de cargos no governo federal. "Não sabemos o que vai ocorrer, mas a folha de pessoal pesa muito. A presidente precisará escolher bem para quais setores vai autorizar contrações", acrescentou.

Cronograma

A torcida dos conscurseiros é para que as seleções já solicitadas ou autorizadas saiam logo do papel, garantindo um cronograma mínimo. Aparecem nessa lista certames cobiçados, como o do Tribunal de Contas da União (TCU), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) e da Polícia Civil do DF. Caso confirmado esses editais, estariam em jogo pelo menos 5,3 mil vagas.

Fonte: Jornal Alto Madeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário