quarta-feira, 8 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUINTETO FEMININO FEZ MAIS DE 18% DOS VOTOS NO ESTADO

O eleitorado rondoniense, assim como em todo o Brasil, decidiu também apostar nas mulheres. Em Rondônia, os números registrados nas urnas impressionam. Dos três nomes para votados para a Câmara Federal, duas representam o público feminino. Marinha Raupp, mesmo tendo caído na votação em termos absolutos, continuou como campeã de votos, com 61.419 votos. Mariana Carvalho foi outro fenômeno nas urnas. Teve nada menos do que 60.324 votos. Na Assembleia Legislativa, destacou-se Glaucione Nery, de Cacoal, com a segunda maior votação: 18.121, perdendo apenas para o mais votado, Adelino Folador. Ainda na Assembleia, há que se destacar as votações da ex prefeita de Espigão, Lúcia Tereza, que volta ao parlamento rondoniense. com 11.652 e Rosângela Donadon, com 11.108 votos. Só este timaço feminino arrebanhou 162.624 votos, de um total de 885.929 que foram registrados dos eleitores que compareceram para votar neste 5 de outubro. Ou seja, juntas, elas abocanharam 18,35% do total de votos. O feito é significativo, porque demonstra o crescimento de nomes que representam o mundo feminino, num país e num estado ainda machistas, onde elas ainda enfrentam grandes dificuldades de ocupar espaços importantes em vários setores da vida pública.
Na Assembleia o número de mulheres manteve-se o mesmo da eleição passada. Glaucione foi reeleita, mas Epifânia Barbosa, mesmo com um trabalho bastante destacado, não se reelegeu. Já a não reeleição de Ana da Oito era esperada, pelo envolvimento dela em escândalos que encerraram prematuramente sua carreira. Chegam para ocupar as cadeiras das mulheres na ALE a estreante Rosângela Donadon, casada com o agora ex deputado Marcos Antonio  Donadon e Lúcia Tereza, uma liderança incontestável em sua região. As mulheres estão poderosas. Ainda bem!
 DUAS HISTÓRIAS - Entre várias histórias de vitórias contra todas as possibilidades, há duas, de novos deputados, que merecem registro especial, pela forma como chegaram lá. A primeira, do vereador de Porto Velho, Aelcio da TV,. Sem dinheiro, sem estrutura, contando apenas com o apoio da família e amigos, ele teve um resultado excepcional: 9.330 votos. O outro é Jesuino Boabaid, que enfrentou a tudo e a todos e chegou aos 6.890 votos,  também sem grana ou estrutura e contando apenas com o aval dos seus companheiros PMs. Espera-se muito dos dois, na Assembleia.
 E O IBOPE? - Três pesquisas, três resultados completamente diferentes. O Ibope mais uma vez não conseguiu acertar em Rondônia. Na última pesquisa, deu Confúcio oito pontos à frente de Expedito. Nos números reais, meio por cento de diferença!. Expedito chiou e anunciou que vai entrar na Justiça para proibir novas pesquisas do instituto. Confúcio disse que  nas pesquisas internas da sua coligação, sempre soube que a diferença era pequena. Para o Senado, o Ibope errou feio também. Colocou Acir Gurgacz, o eleito, perto de Ivone Cassol. Gurgacz ganhou fácil. O segundo lugar ficou foi com Moreira Mendes, com Ivone em terceiro.
 ERROU FEIO - Pior foi o que aconteceu na disputa presidencial em Rondônia. O PT, que não ganhava no Estado desde 2002, na primeira disputa de Lula, estava, com Dilma Rousseff,  com o dobro de intenções de votos sobre o tucano Aécio Neves. Os números finais foram vergonhosos para as pesquisas do Ibope. Aécio ganhou de Dilma em todas as regiões do Estado. No final, o tucano teve 26 mil votos a mais que a petista: 44,91% contra 41,7%. Dá pra acreditar?
 VAI EXPLODIR? - Sai ainda neste mês, não se sabe se antes ou depois do segundo turno da eleição, um aumento dos combustíveis para assustar o consumidor. Falta só anunciar o índice, porque a decisão do reajuste já está confirmado, inclusive pelo ministro Mantega. Nos próximos meses, a tendência é de novos aumentos, na medida em que eles foram contidos artificialmente durante pelo menos três anos. Agora, a represa pode explodir. E a inflação vai crescer, porque  quando sobe o combustível, aumenta tudo.
 ENERGIA TAMBÉM - As más notícias não param. Especialistas estão anunciando, que, a partir do início de 2015, pode haver um salto nas contas de energia. Há quem alerte para algo em torno de 30 por cento. Tudo para compensar as enormes perdas do setor, nos últimos anos e os pesados investimentos, somados com atraso em obras (na maioria dos casos por questões ambientais), que teriam causado graves problemas às empresas do setor. O próximo governo terá que tratar do assunto com urgência, seja quem for o eleito. Em Rondônia, o reajuste deve vir muito pesado também.
 DAQUI A DOIS ANOS - Aluizio Vidal, com seus 77.865 votos na disputa ao Senado, pelo nanico PSOL, tem sim futuro político, embora precise repensar sua carreira. Num partido que não cresce junto ao eleitorado, ele sempre terá boa performance, mas sem chegar a lugar nenhum. É nome certo na disputa pela Prefeitura da Capital. O mesmo caminho de Mariana Carvalho, do alto dos seus 60 mil votos à Câmara. Mauro Nazif vai à reeleição e o PMDB já estaria fechado com Mário Português, outro peso pesado e com chances reais. Daqui a dois anos, a disputa por Porto Velho será duríssima....
 PERGUNTINHA - Você ainda está comemorando a vitória do seu candidato ou faz parte do grande time que não conseguiu eleger ninguém?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário