segunda-feira, 6 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MEIO PONTO PERCENTUAL ENTRE CONFÚCIO E EXPEDITO

Deu a lógica, nos nomes  que indicavam as pesquisas, desde o início da campanha. Confúcio Moura e Expedito Júnior vão para o segundo turno. Nada a ver com a pesquisa do Ibope, que dava o atual governador com um crescimento de 15 pontos percentuais em menos de 15 dias e sete pontos à frente de Expedito. A diferença real foi de apenas meio ponto percentual, até porque a campanha de Confúcio cresceu muito na reta final, enquanto a do tucano não aumentou, já que Expedito e seus aliados lutavam contra falta de recursos. O segundo turno é uma campanha totalmente diferente, porque novas alianças podem ser firmadas; atuais adversários de um e de outro podem reforçar o outro lado, na fase decisiva da eleição. Outro detalhe: o tempo do horário eleitoral gratuito é igual, 10 minutos para cada um. Então, começa tudo de novo, com Confúcio e Expedito com chances iguais. Assim como Dilma e Aécio vão disputar a Presidência também com as possibilidades no mesmo patamar.
Destaque-se, neste primeiro turno, a performance das duas representantes dos Cassol. Jaqueline, que disputou o governo, mostrou competência e abriu um caminho positivo para novas participações em disputas eleitorais. Ivone Cassol, esposa do senador Ivo Cassol, que nunca participou ativamente da política, teve uma estreia altamente positiva. A derrota de Moreira Mendes, de quem se esperava muito mais nas urnas, foi uma das surpresas negativas. E outro lamento foi o caso de Aluizio Vidal. Personagem novo na política, ele teve excelente votação, mas teria resultados práticos se disputasse outros cargos. À Assembleia, por exemplo, onde poderia colocar o PSOL pela primeira vez com uma cadeira. Enfim, a eleição teve muitas coisas complexas, positivas e negativas. Mas ela foi, na essência, mais um show de democracia.
 RECOMEÇA DO ZERO - Começa agora nova eleição. Confúcio e Expedito, mal fecharam as urnas no domingo, já começaram a batalhar em busca de apoios. Ainda na noite da eleição, os dois deram entrevistas otimistas. Confúcio comemorando uma vitória inesperada em Porto Velho e o fato de ter chegado na frente. Expedito comentando que ficou clara que a população aponta que quer mudanças, já que seu adversário está no poder, com recursos abundantes e mesmo assim não conseguiu tirar grande vantagem. Enfim, tudo recomeça para a batalha de 26 deste outubro.
 EM BUSCA DE ALIADOS - Quem vai apoiar quem? O poder eleitoral do senador Ivo Cassol e do seu grupo político ficou claro, com a boa votação das duas mulheres da família, estreantes na política. Ambas somaram mais de 220 mil votos. Ele penderá para algum dos dois finalistas ou ficará fora? E o PT, vai ficar ao lado de Confúcio, como sempre quis o diretório nacional ou poderá abrir negociação política com Expedito Júnior? O PSOL de Aluízio Vidal já avisou que fica fora de tudo. Não quer conversar nem com um nem com outro...
 SUJEIRADA - Vergonha para Rondônia e para o Brasil: as lixeiras em que foram transformadas ruas e proximidades das escolas onde havia locais de votação, merece o repúdio de todos. Candidatos emporcalharam as cidades, país afora. Houve exceções, é claro. Uma delas aqui mesmo no nosso Estado. Em Rolim de Moura, a Justiça Eleitoral elogiou a todos os partidos e coligações. Não houve sujeira nas ruas da cidade, durante toda a campanha. Que os sujos sejam punidos com rigor e que em Rolim continue assim no segundo turno!
 ONZE VOLTAM - Surpresas também em relação à Assembleia. Nomes como os de Zequinha Araújo, Adriano Boiadeiro, Ana da Oito, Epifânia Barbosa e Cláudio Carvalho ficaram fora. Foram reeleitos o combativo presidente Hermínio Coelho e mais dez: Lebrão, Maurão de Carvalho, Edson Martins, Luizinho Goebel, Marcelino Tenório, Saulo Moreira, Glaucione, Ribamar Araújo, Adelino Follador e Jean Oliveira. Follador foi o campeão no Estado, com mais de 19 mil eleitores o reconduzindo à ALE. Também foram muito bem votados a deputada Glaucione, de Cacoal, com 18 mil votos e Lebrão, com mais de 16 mil.
 CARAS NOVAS - Entre as caras novas no parlamento estadual, dois vereadores da Capital: o jovem Léo Moraes e o apresentador Aelcio da TV (este fez uma das campanhas mais modestas, com poucos recursos e muito pé na estrada, por isso mais méritos ainda ao seu feito!). O ex-prefeito Laerte Gomes; Rosângela Donadon, o pastor Só na Bença, o vereador Alex Redano; dr, Neidson, de Guajará Mirim, Jesuíno Boabaid são algumas das novas lideranças que chegam à Assembleia. 
  TURMA DE BRASÍLIA - Na bancada federal há também novidades importantes. Uma delas, a reeleição de Acir Gurgacz, com votação consagradora. Outra: duas mulheres deram um show nas urnas. Marinha Raupp, com 61 mil votos e Mariana Carvalho com 60 mil foram destaques especiais. Entre elas, talvez a maior surpresa de todas: a incrível votação do jovem deputado Marcos Rogério, que teve quase 61 mil votos, mais de 52 mil do que fez em sua primeira eleição.Lúcio Mosquini e Luiz Cláudio também tiveram ótimas votações. Expedito Neto, aos 25 anos, estreia no Congresso. Garçon volta e Capixaba está reeleito.
 PERGUNTINHA - Dilma Rousseff ou Aécio Neves? Quem você vai escolher para ser Presidente do Brasil, neste 26 de outubro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário