sábado, 4 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NESTE DOMINGO, VOTE DE OLHO NO NOSSO FUTURO

O domingo é de definição do futuro de Rondônia e do Brasil. Ele poderá ser de crescimento ou crise; de melhoria ou piora; de avanços ou retrocesso; de mais impostos para manter a obesidade mórbida dos governos ou das grandes reformas necessárias; de um país unido pelos interesses maiores da Nação ou dividido em facções. Quem vai decidir tudo isso, quem vai escolher os caminhos que vamos tomar; quem vai dizer se vamos piorar ou melhorar não serão os candidatos. A grande decisão é do eleitor. Não será decisão fácil, até porque há quem diga que na política brasileira, há muitos anos não se escolhe os melhores, mas sim os menos ruins. Mas terá que ser uma decisão consciente, que a gente ache que será melhor não para o nosso bolso ou para nossa casa, mas, prioritariamente ao nosso país. Porque votar em quem quer que seja apenas para trocar o voto por benefícios pessoais ou a grupelhos, significa dar um longo aval para que o eleito faça o que bem entender, sem ter que nos dar explicações. A hora do voto é sagrada. Não é de escolher alguém por simpatia ou gratidão. Muito menos de juntar santinhos do chão e votar em qualquer um. O dia é de eleger o futuro!
A Justiça Eleitoral fez sua parte, realizando mais uma vez um pleito limpo e o mais justo possível, mesmo com algumas restrições até ridículas da legislação. Mas fez e fez muito bem sua parte. Os candidatos, mal ou bem, apresentaram suas propostas. Agora cabe a nós, rondonienses e brasileiros, decidirmos o que queremos para nosso Estado e nosso País. Vote limpo. Seja um Herói do Voto, como propõe campanhas do TRE e da Fiero. E vote de olho no futuro. O Brasil tem solução sim. E ela pode vir da sua decisão, na hora em que for apertar os números na urna eletrônica. Que todos tenhamos a sorte de escolher as pessoas certas!
 AMIGO DO OBAMA - Amigo do presidente Obama, o rondoniense Ahgair Alves tentou ser candidato ao Governo pelo PSDB. Perdeu a convenção para Expedito Júnior e foi derrotado também no recurso no TRE. Recorreu ao TSE e aproveitou alguns espaços na propaganda eleitoral para lançar sua candidatura, mesmo nessas condições e antes de decisão final do tribunal superior. Seus atos foram considerados como crime eleitoral e denunciados pela Procuradoria ao TRE. Ahgair, personagem conhecido na Capital, pode ter problemas mais à frente....
 POVO NA CÂMARA - A Câmara de Porto Velho quer que a população participe ativamente de suas sessões e acompanhe o trabalho dos vereadores. Nos próximos dias, será lançada uma campanha convocando o público e participar e interagir com os edis. O presidente Alan Queiroz entra na reta final do seu mandato com algumas inovações. Houve outras tentativas de levar público para os debates na Câmara, mas não tiveram grande êxito. Nessa nova empreitada, com apoio da mídia, as chances podem ser maiores.
 CASAMENTOS DESFEITOS - Temos mais um título nacional, segundo reportagem da revista Exame. O número de casais que se separam antes de completar um ano de relacionamento é o maior do país, aqui nessas terras de Rondon. O percentual chega a 5%. Em números absolutos, São Paulo tem mais separações antes dos 12 meses de casados: 2.343 casos. Não há uma explicação lógica para este fenômeno social que dá esse título que certamente não gostaríamos de ter. A verdade é que o número de separações aumenta em todo o país.
 RISCOS DO EBOLA - Depois que o primeiro caso do vírus Ebola foi descoberto nos Estados Unidos, que tem uma verdadeira rede de proteção sanitária contra doenças perigosas, (com risco de se espalhar), imagine-se o que pode estar acontecendo em outros países, inclusive no Brasil? Com nossas fronteiras abertas, sem controle algum; com a chegada de milhares de africanos de várias nações, até daquelas em que o vírus ameaça se tornar uma epidemia; com nossas autoridades discursando como sempre e fazendo muito pouco como sempre, é bom saber que corremos risco sim. Por enquanto, a sorte nos salvou...
 GRANA PARA O LIXO - Em breve, uma concorrência que envolve algo em torno de 55 milhões e 600 mil reais será realizada em Porto Velho. É o valor do contrato para dois anos, que será pago à empresa ou empresas que vencerem a concorrência para o recolhimento do lixo na Capital. O contrato atual, com a Marquise, foi encerrado. Por enquanto, o certame está suspenso, por decisão do Tribunal de Contas do Estado, que achou vários erros no edital. Mas em breve, a disputa vai acontecer. A boataria corre solta sobre o tema, mesmo  bem antes da concorrência ser realizada.
 INTERVENÇÃO - Tentando ainda salvar o que for possível, o Conselho Municipal de Saúde de Cacoal aprovou, numa decisão inédita, a intervenção do Estado na saúde pública municipal. Com 18 votos favoráveis foi aprovada a intervenção do Estado, “com urgência". O Conselho denunciou o que chamou de "desmandos e a má gestão da Saúde, o que reflete o mau uso dos recursos públicos”. O Prefeito Padre Franco já trocou 12 secretários da área. Pobre do povo que, doente, não sabe mais a quem recorrer para pedir socorro!
 PERGUNTINHA - Você vai levar a cola com a relação dos nomes e números dos candidatos em que vai votar ou já tem tudo decorado para quando chegar na urna eletrônica?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário