sexta-feira, 3 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ASSALTOS TOMAM CONTA DA CAPITAL EM PLENA LUZ DO DIA

Pode ser na Jatuarana do meio da tarde até tarde da noite. Pode ser perto do Porto velho Shopping, agora área nobre da Capital. Pode ser também a Praça do Baú, bem no centro ou na zona leste. Todos os dias, a qualquer hora e em plena luz do dia, os bandidos estão atacando os porto velhenses. Não escapa ninguém. Na grande maioria dos casos são menores bandidos que, protegidos pela lei absurda que governantes  e legisladores ineptos e que se lixam para a vida das pessoas comuns, nos empurraram goela abaixo.  Mas há criminosos de todas as idades, agindo com violência, armados e que, se confrontados, atiram em suas vítimas e contra a polícia. Nada temem, porque estão sendo ensinados que o crime compensa e que as leis só servem para colocar otários na cadeia. Registra-se, na Capital de Rondônia, a mesma tragédia que ocorre todos os dias, com maior ou menor intensidade, na grande maioria das cidades brasileiras. Exatamente neste país onde há uma guerra civil há mais de duas décadas, cada vez mais cruenta, que registrou mais de 50 mil assassinatos no último ano e que, de jeito algum, trata este drama como prioridade entre as prioridades. Parece que no Brasil dos atuais governantes e do atual Congresso, a vida humana só tem valor se for de pessoas representantes de minorias, sejam elas quais forem. Os outros são só os outros.
A polícia faz o que pode, sem estrutura, sem gente e com tantas restrições legais que, dependendo do caso, o policial é transformado em criminoso, ao defender a sociedade. Não há qualquer exagero nesta afirmação. Parte da própria mídia, principalmente na chamada grande imprensa, decidiu que polícia não pode enfrentar bandido e que, antes de tudo, estão os direitos humanos dos assassinos cruéis e nunca de suas vítimas. Estamos mesmo ferrados!
ROUBO DE CELULARES - A roubalheira de celulares em Porto Velho se transformou numa epidemia. Menores armados atacam em plena luz do dia. Quando são pegos (raramente), entram por uma porta da delegacia e saem pela outra, para continuar roubado e matando. As vítimas não têm a quem pedir socorro. Os celulares roubados são trocados por droga ou mandados para dentro dos presídios, onde, com eles, os bandidos presos comandam o crime aqui fora. E os candidatos, nos programas eleitorais, dizendo que vão resolver os problemas da segurança pública....
 HERÓI DO VOTO - Neste domingo de eleição, nada melhor do que convocar o Herói do Voto, para ajudar o eleitor a escolher corretamente seus representantes. O presidente da Fiero, Denis Baú, idealizador do projeto que mobiliza o meio estudantil com a ideia do voto dado a quem saberá cuidar do dinheiro dos nossos impostos, fala sobre o tema no programa Candelária Debate deste domingo. Vai ao ar às 8h30 da manhã, quando a maioria dos eleitores se prepara para ir votar. É em rede estadual, para todas as emissoras das Candelária/Record. A apresentação é de Sérgio Pires.
 PRESENTE GREGO - Sensacional! Espetacular! Em pleno aniversário de Porto Velho, nesta quinta, um presente grego: um black out causado por um problema no Mato Grosso, deixou não só a Capital, mas toda a Rondônia e o Acre sem energia por algumas horas. O presente grego deixou bem claro que, não importa quando energia seja gerada no rio Madeira; não importam os investimentos e nem o crescimento da cidade, continuamos com um sistema de distribuição frágil. À noite, um temporal deixou novamente grande parte da cidade às escuras. Lamentável!
 RECOLHIMENTO DO LIXO - Ao participar do programa Papo de Redação (Rádio Parecis FM, de segunda a sexta, meio dia), o prefeito Mauro Nazif esclareceu a situação do lixo em Porto Velho. Disse  que o contrato com a Marquise não terminou, porque vale até dia 31 deste mês. Até lá, não haverá problema. A partir daí, como não vai haver tempo hábil para a concorrência que permitirá a contratação de nova empresa, a Prefeitura fará acordos emergenciais. A  intenção é de que até quatro empresas possam trabalhar na cidade.
 RANGER DE DENTES - Desde a noite desta sexta-feira, festa ou ranger de dentes. Quando saiu a pesquisa do Ibope, se soube quem tem chances reais de ir para a reta final da disputa ao governo e quem pode ficar pelo caminho. Claro que nada é definitivo numa eleição, mas uma pesquisa feita por instituto independente (mesmo correndo o risco de errar, como o Ibope já errou várias vezes em Rondônia), sempre dá um norte ao eleitor. Expedito? Confúcio? Jaqueline? Padre Ton? Dos quatro, dois irão para o segundo turno. Só Pimenta de Rondônia não tem chance.
 ARREMEDO - A  partidarização da OAB, transformada por algumas de suas lideranças em um apêndice do atual governo, é uma das tristezas que assola o Brasil. Entidade histórica, com vários dos seus membros famosos perseguidos, presos e até mortos durante a ditadura militar, por defender presos políticos, a OAB nacional caminha para ser um arremedo daquela instituição que merecia a reverência e os aplausos de todos os brasileiros, pela sua batalha pela a plena democracia. Agora, só se pode lamentar...
 PERGUNTINHA - A 48 horas da eleição, você acha que seu voto vai transformar seu Estado e seu país para melhor; ficará tudo igual ou as coisas podem piorar ainda mais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário