sábado, 25 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ODACIR FEZ O PROTESTO QUE TODOS QUERÍAMOS FAZER 

O experiente senador Odacir Soares fez, nesta semana, o que cada um de nós, rondonienses, gostaríamos de fazer: desancou contra o péssimo serviço das empresas de telefonia móvel e de internet.  E o fez na tribuna do Senado, protestando com veemência contra essa vergonha a que somos submetidos.  Segundo Odacir, essa situação é refletida no nosso cotidiano, quando ficamos sem comunicação, devido a constantes apagões que causam prejuízos incalculáveis. Preciso nas suas críticas e irônico ao comentar sobre o faturamento das operadoras, Odacir sublinhou que o serviço é da pior qualidade, mas não o é o do faturamento:  todo o mês o consumidor recebe pontualmente sua conta, geralmente com valores muito acima do que esperava. Ainda mais, sem qualquer desconto dos longos períodos em que ficamos como se vivêssemos no lado oculto da Lua, sem qualquer tipo de comunicação. Ele recordou que, em 2013,  uma falha no sistema de uma das grandes operadoras deixou Porto Velho por quatro dias consecutivos sem serviço.  Se isso ocorreu na maior cidade do Estado, imagine-se como anda a situação nas pequenas e médias comunidades do interior!
 Odacir lembrou, com toda a razão, que os Procon de todo o país estão abarrotados de reclamações contra essas empresas. Em Rondônia não é diferente.  Na vida real, a defesa do consumidor teve alguns avanços, mas eles são perto do zero na área da telefonia.  Às vezes, as poderosas operadoras recebem multas milionárias, a maioria que nunca são pagas, mas na verdade não resolvem o problema para o consumidor. Ele continua pagando para se irritar, porque seu celular funciona mal e a internet, lenta, transforma-se numa espécie de loteria. De vez em quando, se ganha algum prêmio, quando ela funciona como deveria funcionar todos os dias. Lamentável!
 FINAL DUREZA - Começou com pauleira pura, diminuiu um pouco, aumentou a temperatura de novo: o resumo da ópera do último debate entre Confúcio Moura e Expedito Júnior, na TV Rondônia/Globo. Expedito começou levantando temas duríssimos contra seu adversário; Confúcio protestou contra os ataques e disse que só falaria em propostas. O debate teve um ou outro tema secundário, mas voltou depois à troca de duras críticas. Numa campanha empatada, qualquer pequena vitória no debate poderia representar conquista de eleitores. Foi duro, mas menos do que o da Band.
 AINDA VAI LONGE... - Onze denúncias foram feitas contra o prefeito Mauro Nazif, na Câmara de Vereadores  de Porto Velho, que criou uma comissão para definir se aceita o pedido de impeachment contra ele. Nazif refuta cada uma das acusações, dizendo que elas são frágeis e que ele não as cometeu. Tem protestado porque a Câmara não lhe dá direito à defesa. O prefeito tem percorrido a mídia, para protestar e dizer que o caso tem apenas cunho político. Na semana pós eleição, o caso certamente terá novos desdobramentos.
 ÚLTIMAS HORAS - No sábado anterior à grande decisão das urnas, Expedito Júnior e Confúcio Moura continuam na sua batalha pela caça ao voto dos indecisos. As pesquisas continuam pululando, mas na verdade nenhum dos dois está indo por elas. Cada qual tem a sua própria pesquisa interna e está se guiando por ela, para os últimos lances da campanha. No primeiro turno, Confúcio chegou à frente, com poucos votos, já que no percentual deu empate técnico. Agora, um voto pode decidir tudo. Por isso, a correria das últimas horas.
 TAMBÉM EMPATADOS - Na mesma situação estão Dilma Rousseff e Aécio Neves. A diferença entre ambos, se houver, é pequena. Pelo menos é o que se ouve, se lê e se sente nas ruas. Os dois chegam na reta final da disputa com chances reais. Se Dilma ganhar, haverá pequenas mudanças, porque significará que o seu projeto é de agrado da maioria dos brasileiros. Mas se for Aécio, certamente teremos mudanças profundas, já que os tucanos têm uma visão diametralmente oposta aos petistas. Esperemos para ver no que vai dar!
 POLÍTICA EM DEBATE - O chefe do departamento de Ciências Sociais da Unir, especialista em política, é o entrevistado de Sérgio Pires no programa Candelária Debate, que vai ao ar pela TV Candelária (Canal 11 na TV Aberta e Canal 20 na TV a Cabo), neste domingo pela manhã. As eleições, como ficarão Rondônia e o Brasil depois do resultado das urnas? Vinicius fala sobre tudo isso e muito mais. A atração da Candelária/Record é transmitida em rede estadual, para mais de 20 emissoras. Começa às 8h20 da manhã deste domingo.
 CLIMA DE TENSÃO - Não está fácil superar as dificuldades do dia a dia e o stress. Brigas no trânsito, por bobagem; discussão entre vizinhos, por detalhes; casais se enfrentando até publicamente: tudo isso tem se assistido em Porto Velho. Nesta semana, a tensão chegou até aos consultórios médicos. Um paciente começou a ofender  um profissional dentro do consultório. Apareceu uma arma e por pouco a discussão não acabou em tragédia. Quem conseguiu salvar tudo foi a secretária do médico, que se manteve calma e acabou tirando a arma da cena. Foi de assustar. Os nervos estão a flor da pele e, por isso, todo o cuidado é pouco...
 PERGUNTINHAS - Você já separou seu título de eleitor? Já sabe em que seção vai votar? Já tem convicção em quais nomes depositará seu voto, neste domingo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário