quarta-feira, 22 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A ESSÊNCIA DA NOSSA HISTÓRIA PODE  DESAPARECER

A gritaria contra o abandono do patrimônio histórico da nossa tão querida Estrada de Ferro Madeira Mamoré é enorme, embora quem poderia resolver ou ao menos proteger nossos monumentos, faça de conta que não está ouvindo nada. Na imprensa, diariamente, o barulho é geral. No programa Papo de  Redação da Parecis FM, um dos mais ouvidos no Estado, chegou-se a propor que entreguemos a EFMM ao Acre, porque eles sim sabem cuidar e manter viva a História. A proposta do conhecido apresentador Everton Leoni teve apoio dos seus companheiros e de inúmeros ouvintes.  A teoria é óbvia: melhor abrir mão do que não se tem competência para cuidar, do que deixar que desapareça!  Nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho também abriu o verbo para protestar contra o abandono do que nos é mais caro. Hermínio disse, entre outras coisas, que "infelizmente o que se constata no complexo da Estrada de Ferro é o abandono e a violência, com seguidas ocorrências de assaltos, estupros, brigas, prostituição de crianças e jovens, e até a comercialização e o consumo de drogas. Como o poder público não assume suas responsabilidades, a bandidagem toma conta do local”. O museólogo Antonio Ocampo tem brigado e protestado, praticamente todos os dias, tal qual um Don Quixote contra os moinhos,  exigindo em vão medidas que protejam o que temos de mais rico da nossa História e que está se deteriorando a olhos vistos.
Quem ama esta terra e sua maravilhosa História não pode deixar que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré se torne, em breve, apenas uma citação do passado. Ou se resolve o problema agora ou em breve não se resolverá mais. Não adianta procurar culpados. Tem que se encontrar a solução urgente. Se nada for feito agora, em pouco tempo poderá ser tarde demais!
 MULTA RIDÍCULA - Atenção! Não usar cinto de segurança para quem anda de moto é infração grave de trânsito. Pelo menos para os geniais guardas de trânsito de Porto Velho. Não é invenção. Uma motoqueira recebeu uma multa de 127 reais, no último dia 15, porque estaria pilotando sem cinto de segurança, no bairro Embratel. O caso teve repercussão nas redes sociais, com cópia da infração e tudo o mais. Uma vergonha como essa deveria causar demissões e  puxões públicos de orelha. Ah, mas não aqui, onde a Semtran faz o que bem entende contra o pobre consumidor, sem que ninguém dê bola. Lamentável!
 AMEAÇAS REAIS OU FAKE? - Espalha-se nas redes sociais, grave denúncia  divulgada por uma rádio web gaúcha: membros da equipe da deputada federal reeleita Maria do Rosário, aquela mesmo que só defende direitos humanos de bandidos, avisam a eleitores , por  telefone, que, se o PT perder a eleição, os beneficiários do Bolsa Família perderão o dinheiro. Pode ser mais um fake - e há milhares deles todos os dias -, mas se não o for, é mais um escândalo que precisa ser investigado a fundo. O caso está sendo investigado.
 SALVOS PELO GONGO - Poucos dias do término do contrato da Marquise com a Prefeitura de Porto Velho, uma boa notícia, enfim. Um acordo foi intermediado, com participação do Tribunal de Cotas e do Ministério Público e oficializado na 2ª Vara da Fazenda Pública. O acerto determina que a Marquise mantenha o contrato com o município, recolhendo o lixo até que seja feita nova concorrência pública. Caso não houvesse esse acordo, Porto Velho poderia ficar mergulhado na sujeira, a partir de 1º de novembro.
MAIS 19 PONTOS - Atualmente, a Prefeitura paga pouco mais de 2 milhões e 100 mil reais à Marquise, por mês, para recolher o lixo. Houve uma tentativa (frustrada pelo Tribunal de Contras e Câmara Municipal), para fazer uma contratação emergencial, ao preço de 2 milhões e 350 mil reais, mas não deu certo. O valor aumentaria na emergência porque seriam incluídos mais 19 pontos de coleta. Como não funcionou a intenção, agora o município está obrigado a fazer concorrência, corrigindo detalhes do edital anterior.
QUEM FALA DEMAIS... - Quem fala demais, dá bom dia a cavalo! O antigo adágio popular vale para o Padre Ton, o petista que disputou o Governo no primeiro turno.  Ele deu várias declarações contra Confúcio e sua meta de reeleição, e,  em algumas delas, exagerou na dose. Chegou a dizer que preferia voltar a rezar missa a apoiar o projeto do PMDB. No segundo turno, por decisão do seu partido, inclusive em nível nacional, ele teve foi a público para se dizer aliado a Confúcio Moura. Se não tivesse falado demais, não precisaria estar dando tanta explicação....
 GRANA, MUITA GRANA! - Depois de longo tempo, esta quarta-feira pode ser um dia de muita alegria para ao menos um brasileiro. É que a Mega Sena está acumulada em nada menos do que 50 milhões de reais, algo assim em torno de 20 milhões de dólares, o que é uma fortuna em qualquer lugar do mundo. No final do dia, saberemos quem será o felizardo. Há menos de uma década, foi uma pessoa aqui da terra o premiado, o jornalista Roberto Kuppê. Não foi tanta grana, mas foi bom demais! Será que a dinheirama cairá de novo no bolso de algum rondoniense?
 PERGUNTINHAS - Confúcio ou Expedito? Dilma ou Aécio? Qual a dupla que, na noite de domingo, estará comemorando a vitória e qual a que estará tentando entender porque perdeu?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário