terça-feira, 14 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A POPULAÇÃO NÃO AGUENTA MAIS VIVER NO ESCURO

Não dá  mais para fazer de conta que o problema não existe. O nível de stress e de suportabilidade da população já chegou a um estágio em que, a partir de agora, cada escuridão é respondida com protestos, fechamento de ruas, pneus queimados e até, como aconteceu no domingo,fechamento do acesso à ponte do rio Madeira. A incompetência e o descaso da Ceron, hoje com o apelido pomposo de Eletrobras Rondônia, não tem mais adjetivos. Qualquer chuva, qualquer vento, qualquer mudança de clima, qualquer coisa, por menor que seja, deixa enormes áreas de Porto Velho sem energia elétrica. Bairros inteiros, com populações imensas ficam abandonados, às escuras e aumenta, cada vez mais, o tom dos protestos. Pior que isso é o descaso. A empresa poderia ter o triste e lamentável título de campeã nacional de desatenção e falta de respeito ao consumidor. Sem luz durante horas seguidas, perdendo mercadorias, ficando no calor insuportável, perdendo as poucas horas de lazer, porque não há acesso à programa de TV e rádio, os moradores de quase todos os bairros da Capital não conseguem falar com ninguém da estatal, para ao menos ouvirem uma explicação. O 0800 da empresa é um arremedo. Não há um só lenitivo, informando ao menos ao consumidor o que aconteceu para faltar energia e quando ela voltará.
Há os que passam horas a fio no escuro. Há os que ficam um, dois, três dias sem energia e sem explicação alguma. A Eletrobras Rondônia/Ceron faz de conta que não é daqui, mas de outro lugar. Parece não estar nem aí para a população, que paga uma das energias mais caras do Brasil. Se o Ministério das Minas e Energia respeitasse Rondônia, já teria demitido toda essa equipe incompetente, de pára-quedistas que vieram para cá apenas para ignorar os rondonienses. É uma vergonha!
 LÁ VEM O IBOPE! - Vai dar para acreditar? Pesquisa do Ibope para o segundo turno em Rondônia deve ser divulgada nesta sexta. No primeiro turno, o mais famoso instituto de pesquisa do país passou vergonha. Deu Confúcio Moura oito pontos à frente de Expedito Júnior, quando, nas urnas, ocorreu empate técnico. Deu Dilma Rousseff mais de 20 pontos à frente de Aécio Neves, quando o resultado oficial colocou Aécio bem à frente de Dilma. Será que dessa vez o Ibope pelo menos não erra tanto?
 ERRO GROSSEIRO? - Na eleição presidencial, os últimos dias têm sido de boas notícias para os tucanos e aliados e péssimas para os petistas e seus parceiros. As pesquisas (não do Ibope e nem do Data Folha, é claro!), continuam dando Aécio Neves em crescimento e Dilma Rousseff em queda. Numa pesquisa da Sensus, instituto que tem errado pouco nos últimos tempos, Aécio já estaria com 17 pontos à frente de Dilma. Pior: a atual presidente teria chegado ao recorde de rejeição. 46%. Será que é mesmo a realidade ou um erro grosseiro do Sensus? Os outros institutos têm dado empate técnico entre os dois.
 SEGURANÇA MÁXIMA? - Claro que a situação dos presídios federais no país não seria diferente do que é a maioria das coisas públicas nesta terra de Cabral. Na cadeia federal de Porto Velho, onde estão alguns dos mais perigosos criminosos do país, muitas coisas não funcionam direito. Até as câmeras de segurança. Bandidões de todos os tipos, prontos para mandar e desmandar no crime lá fora, podem fazê-lo tranquilamente, porque não são monitorados corretamente. E não é só em Rondônia não! A revista Veja desta semana traz denúncias sobre o assunto de estarrecer...
PMS BANDIDOS - Cenas lamentáveis, corrupção vergonhosa! O que o programa Fantástico mostrou no domingo, sobre o caso do coronel Dayzer Corpas, do Rio, que do alto do seu comando, liderada uma quadrilha de PMs criminosos, é de dar um ataque de vômito, pela nojeira e asco que apresentou a reportagem, a qualquer brasileiro decente. Gente assim fardada e criminosa, deveria pegar pena em dobro, quem sabe no triplo. O coronel negociava com traficantes, vendia armas, cobrava para soltar bandidos. Tudo com apoio de vários dos seus subalternos.  Não dá para não se indignar com um absurdo desses.
PONTE SALVA - Com o apoio fundamental da Santo Antonio Energia, está a salvo um dos grandes patrimônios da nossa História. A ponte de Jacy Paraná, por onde passaram os trens durante anos e que tinha ficado quase praticamente submersa na grande cheia do início do ano, foi elevada em mais de dois metros. Agora, com cinco metros, está livre de novos riscos. A ponte ferroviária desativada da Estrada de Ferro Madeira Mamoré tem mais de 100 anos e sua estrutura de aço pesa mais de 200 toneladas.
 HORA DA DECISÃO - Grande expectativa sobre o debate desta sexta, entre Confúcio Moura e Expedito Júnior, na TV Candelária/Record. O confronto chegou a ser ameaçado, por decisão da assessoria de Confúcio, mas foi reconfirmado logo depois. Os dois candidatos prometem um embate forte, com muitas trocas de farpas, mas obviamente sem a agressividade de ataques pessoais e algumas baixarias que caracterizaram o primeiro encontro do segundo turno, na Band. Os debates da Candelária têm sido decisivos nas últimas eleições...
 PERGUNTINHA - Com a Bolívia crescendo 5% ao ano e nós menos de meio por cento, não é o caso de convidar o boliviano Evo Morales para dar aulas de economia aos nossos governantes?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário