sábado, 20 de setembro de 2014

RONDÔNIA, A CAPITANIA HEREDITÁRIA

A história nos revela que, em 1534, o então rei de Portugal decidiu criar as Capitanias hereditárias - uma forma de distribuir a administração deste país continente, entregando áreas a nobre portugueses, da confiança da corte.

O Brasil colônia mantinha o luxo da realeza lusitana, mas impedia (pelo menos o rei pensava assim) que o território fosse invadido. Essas terras seriam transferidas de pai para filho, na condição de donatários e recebiam autorização para EXPLORAR aquela imensidão podendo usufruir das madeiras, animais, minérios, etc, etc.

Pensava-se que esse sistema tinha sido extinto pelo Marquês de Pombal já em 1759. Ledo engano de nossa parte! Essa ambígua figura continua hígida e prepondera nos tempos atuais.

No Mato Grosso, o Presidente da Assembléia, com mais de 100 processos nas costas deseja eternizar-se no poder através da mulher, Janete Riva e/ou outros nomes da família, pois virou ficha sujíssima. Em Roraima, o ex-governador Neudo Campos, também impedido de candidatar-se, deseja eleger a esposa Suely Campos.

No Pará, o Jader Barbalho luta bravamente para eleger o filho e, no Maranhão, o Ministro das Minas e Energia, o senador Edison Lobão deseja impor a eleição do Filho, - apoiado pela atuante  (não sabemos se macabra) família Sarney - tido e havido como um playboy, incapaz de raciocinar com coerência e lógica. Sabe-se que o Lobão idoso é citado no PETROLÃO (mensalão da Petrobras) junto com tantos e com muitos.

Aqui em Rondônia, não é diferente. Há as capitanias do SUL, da Zona da Mata, do Centro e do Norte. Existem candidatos fichas imundas, em face das trajetórias sórdidas que mancharam carreiras, que poderiam ser asseadas, higienizadas, mas que descambaram para a vileza, mediante ações nojentas, repugnantes e inaceitáveis comprovadas pela Justiça, ante um sem número de  de atos que decorrem da enxurrada lamacenta obrada por líderes dos clãs atingidos pelo julgamento de seus atos, notoriamente vis, alguns já comprovados outros ainda não.

Isto porque traíram eleitores, toda a  sociedade e a mãe dadivosa (esta abençoada terra rondoniense) que os recebeu de braços abertos e os incluiu no sagrado ventre onde os fez ninar como mãe orgulhosa e acolhedora. Roubaram a própria mãe de criação.

Mas se fartaram e lambuzaram na fétida gana do enriquecimento ilícito e, por isto, estão amargando (mas protelando) os julgamentos judiciais com que a sociedade deseja ver-se reparada. E vão impondo os preocupantes nomes de parentes e aderentes como candidatos a cargos majoritários e proporcionais, cujos indicados, se eleitos, poderão estar trazendo  no bojo o DNA da má formação genética, que se superpõe no campo das ações políticas à atuação íntegra, com que desempenhamos seus mandatos, praticando os mesmos atos lesivos que os DONATÁRIOS elegeram quando se tornaram "paladinos" do crime organizado ou não.

Nesse rol há empresários, senadores, deputados (alguns já cumprindo pena) que, na cara de pau, numa sem-vergonhice  tamanha, desejando manter os privilégios dos cargos politicamente mal exercidos, impõem nomes de irmãos, irmãs, esposa, sobrinhos e outros de somenos importância, aqui em Rondônia, nas terras Roraimenses, no Pará e no Mato Grosso, visando às regalias e os mimos, alguns nada ortodoxos, porque buscam eleger seus apaniguados parentes, como se aqui em Rondônia e notros rincões fossem uma terra de ninguém ou a Capitania hereditária dos próprios sonhos, desejos e objetivos mesquinhos.

É preciso banir esses homens e mulheres do cenário político regional. Este Estado precisa de idealismo, força motriz para a alavancagem de conquistas socieconômicas e ambientais, mas decorrentes de escolhas legítimas, corretas, e não dessas nada republicanas, que emergem dos interesses familiares,quase sempre espúrios, que nos fazem amargar sofrimentos, decepções e lágrimas.

Assim, votar bem é preciso, é imprescindível! Votar com a consciência imposta pela cidadania  é impostergável, pois daqui há 1,2,3 ou 4 anos o arrependimento será tardio...

Fonte: OPINIÃO - Jornal Alto  Madeira


2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Chaddad, tudo bem? Gostaria de entrar em contato com vc a respeito de direitos de imagem em uma postagem do seu blog. Aguardo sua resposta para que possamos resolver. Obrigada

Blog do Chaddad disse...

Oi Ellen, olha, fone é 69-9322-7848 e o e-mail é carloschaddad@hotmail.com. Pode entrar em contato ou informe o seu e-mail ou fone. Abraço.

Postar um comentário