domingo, 7 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CRIMINOSO TEM DIREITOS HUMANOS, MAS OS CLUBES NÃO TÊM

Qualquer pessoa com um pingo de dignidade e respeito, tem ojeriza ao racismo. Ele tem que ser extirpado da sociedade e ir para o esgoto da história da humanidade. Não há palavras para destratar  essa odiosa prática. Todos os que demonstram qualquer ranço contra quem quer que seja, apenas pela cor da sua pele, precisam ser punidos exemplarmente. Portanto, nada mais justo do que aqueles torcedores do Grêmio de Porto Alegre, que cometeram a heresia de chamar de macaco o goleiro dos Santos, Aranha, serem severamente punidos. Ponto final. Transformar o próprio clube, tradicional e um dos maiores do país num vilão, fazendo de conta que em sua história centenária não teve dezenas de ídolos negros e como se nunca os tivessem homenageado como mereceram, é um absurdo doentio. Bem demonstra quando estamos vivendo num país de equívocos, onde qualquer um que tenha algum poder o impõe, na marra, defendendo essa ou aquela ideologia; essa ou aquela linha de pensamento. Se houver uma briga dentro de uma empresa e alguém morrer, ela, empresa, será fechada? Se um membro da OAB cometer algum ato racista, é a instituição que deve ser punida? Se alguém da CBF for pego com a mão na massa, roubando (só um exemplo, nada de outras ilações!), toda a instituição será condenada e suas portas lacradas? Todos sabemos a resposta a essas aberrações.
O que o clube tem que fazer nesses casos - e o Grêmio fez - é descobrir quem cometeu algum delito e denunciar às autoridades. Mas é muito mais fácil fazer média e aparecer na imprensa, punindo uma instituição respeitada, do que colocar na cadeia quem é criminoso. Daí não pode, porque clube não tem direitos humanos,  mas malandro, bandido e racista tem. Punição a quem ofende a lei é coisa rara. Pune-se o etéreo, porque daí não se pune ninguém. Lamentável!
 GRITANDO MAIS ALTO - O que aconteceu é o típico exemplo de como isso aqui é terra de que quem grita mais, manda mais. Um órgão secundário da CBF decidiu punir um clube que orgulha o esporte brasileiro e ainda há os que concordam com isso. Podia ser qualquer outro grande clube brasileiro, que não tem como policiar nem prender torcedores idiotas, que vão aos estádios para cometer desatinos. Quem devia prendê-los e colocá-los na cadeia, não o faz. Essa é a verdade verdadeira!
SANTO ANTONIO E O PREJUÍZO - Decisão do STJ de que a Santo Antonio Energia tem que pagar ao menos 600 milhões de reais, nesta segunda, pode inviabilizar a obra e desempregar milhares de operários. O consórcio comprou energia no mercado a preço alto e vendeu a muito menos, para cumprir exigências do governo. Agora, tem que bancar todo o prejuízo, como se  ninguém em Brasília tivesse algo a ver com isso. Tem ainda mais 226 milhões sob análise da Justiça, que poderão ter que ser pagos também. A crise é séria, mesmo com o silêncio total da União e do Estado.
 DIA DE SÃO NUNCA - Liberou geral. Está proibida a revista íntima nos presídios. Já entra de tudo e agora sim, sem controle, os presídios vão virar mesmo centros de planejamento e organização de crimes. Com celulares e armas, será uma moleza... Claro que quem criou essa aberração vai dizer que os presídios são obrigados a ter sofisticados equipamentos de revista, Raio X e outros aparatos. Quem conhece o Brasil, sabe muito bem quando esses isso vai funcionar....Alguns, daqui uns 20 anos.  Outros, no Dia de São Nunca!
 NO PAÍS E POR AQUI... - Outro fim de semana da corrida dos candidatos em busca do voto. Em nível nacional, Marina anda mais rápido, com Dilma em seus calcanhares e Aécio ficando fora do páreo. Em Rondônia não há pesquisa confiável, desde a primeira, do Ibope, que colocava Confúcio e Expedito empatados, com Jaqueline crescendo. Não se sabe qual o quadro do momento, porque as pesquisas internas, feitas pelas coligações, dão a vitória daquele candidato que as contratou. Teremos outra séria em breve? Por enquanto, o quadro ainda é nebuloso.
 RETRATO DAS CIDADES - Cacoal sintetiza também a situação caótica em que se transformou o trânsito da maioria das cidades. Saltou de 30 mil para quase 45 mil veículos em apenas quatro anos. E, é claro, não se preparou para isso tudo. Some-se às enormes deficiências do setor; à falta de cuidado dos motoristas e motoqueiros e o absurdo desrespeito à sinalização e, nessa panela prestes a explodir, a cada dia morre alguém ou alguém fica gravemente ferido nas ruas. O número de acidentes em Cacoal também deu um salto.  
 SOCORRO, CNJ! - A juíza  Telma Aparecida Alves, da 4ª Vara de Execuções Penais de Goiás, mandou soltar um assassino perigoso. Aceitou diagnóstico de duas médicas de que, mesmo depois de ter matado brutalmente duas pessoas (pai e filho) e ter sido considerado inimputável por ser esquizofrênico, o criminoso não deveria passar a vida internado e podia voltar ao convívio da sociedade. Solto, o maluco matou outra pessoa e feriu outra gravemente. Qual o pior de tudo? Depois da nova tragédia, a magistrada disse que faria tudo de novo. Não seria o caso do Conselho Nacional de Justiça dar uma analisada neste caso?
 PERGUNTINHA - É possível acreditar nas promessas dos candidatos, de que, depois de eleitos, vão resolver dos os graves problemas do dia a dia dos cidadãos e das cidadãs?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário