terça-feira, 9 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A MAIORIA DO POVO QUER UMA COISA, O GOVERNO FAZ OUTRA

O que pensa a sociedade brasileira sobre temas polêmicos, pode ser visto nos números na última pesquisa do Ibope, feita no lastro da disputa Presidencial. Por exemplo: 79% por cento dos entrevistados são contra a liberação da maconha. Apenas 17% são a favor. Uma minoria quer empurrar goela abaixo do país sua convicção pessoal. Do jeito que o Brasil é governado, que ninguém se surpreenda se a maconha for legalizada por decreto, ignorando a voz das ruas. Outra questão: oito em cada dez brasileiros são a favor da penalização a crimes praticados por menores. Com exceção de meia dúzia de membros do atual governo; de uma minoria barulhenta no Congresso (que é quem decide, sempre contra a grande e silenciosa maioria);  de setores e poderosos da esquerda na OAB e outras instituições, os demais querem ver os bandidos cruéis, não importa com que idade, na cadeia. É mais uma questão em que a absoluta maioria será ignorada. Mas há concordância com o poder, por exemplo, no debate sobre a privatização da Petrobras: 59% são contrários e só 22% a favor. Há questões complexas, como a do casamento gay. Daí a coisa complica. Um total de 53% por cento são contra, mas já há uma massa de 40% (a grande maioria de mulheres), que acha que se deve aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Essas pesquisas mostram uma tendência clara da opinião pública, que, a não ser excepcionalmente, em discursos eleitorais recheados de promessas, geralmente são esquecidas no dia seguinte do fechamento das urnas. E são solenemente ignorados pelo Congresso e pelo governo brasileiros. Isso só vai acabar quando o eleitor só escolher aqueles que realmente façam o que a maioria quer e não governe para as minorias apenas. Até lá, o povo vai querer ir por um caminho; o governo e os políticos por outro.
GASOLINA LÁ EM CIMA? - Donos de mais de 2.400 postos de combustível que funcionam na região norte, se reuniram em Porto Velho, para discutir problemas do setor e buscar soluções para eles. O principal assunto, contudo, não estava na pauta oficial, mas era o mote de todas as conversas. Será que, depois da eleição, o governo vai repor as perdas no preço do combustível, segurados artificialmente nos últimos três anos? Se o fizer, o litro saltaria em 18% numa só tacada. É um risco. Preparemo-nos, pois!
 MENOS ANALFABETOS - Secretário Emerson Castro, da Seduc, que está comemorando números  que considera positivos do IDEP para a educação de Rondônia, contesta afirmação da coluna de que não há programas de combate ao analfabetismo. Ele disse que no ano passado, através de parcerias entre Governo e instituições, incluindo igrejas,  mais de 24 mil rondonienses participaram dos programas de alfabetização de adultos. Emerson diz que o número de 140 mil analfabetos é de 2011 e que, de lá para cá, o quadro já mudou para melhor.
 A VIDA NÃO VALE NADA! - Estádio do Santa Cruz de Recife. Torcedor maluco arrancou o vaso sanitário de um banheiro e jogou, lá de cima, na cabeça de uma pessoa e a matou. O acusado está preso. O Santa Cruz perdeu o mando de dois jogos. Ponto. No caso do Grêmio, para demonstrar muito bem a demagogia e a hipocrisia que campeiam no Brasil, um pequeno grupo de torcedores cometeu o crime de racismo. O clube, pela primeira vez na história do futebol brasileiro, foi excluído de uma competição. Uma vida humana vale zero. Racismo merece declaração de guerra a quem não teve nenhuma culpa! Idiotice absurda!
 SANTO ANTONIO EM DIA - Os acionistas do consórcio Santo Antonio Energia resolveram tudo. Injetaram  850 milhões  de reais para pagar a conta que vencia  nesta segunda, com as distribuidoras. Mas farão mais: vão aportar mais 750 milhões de reais para que as obras da usina do rio Madeira não parem.  Garantiram, assim, que os mais de sete mil operários que ainda estão no canteiro de obras continuem trabalhando normalmente. Boas notícias, portanto, num momento em que há sérias preocupações com o setor energético brasileiro.
 MAU CHEIRO NO AR - Mais um escândalo explodiu, provavelmente do mesmo tamanho ou até maior que o Mensalão. O ex diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso, está contando tudo. A poucas semanas da eleição Presidencial, é mais um fato para sacudir o país e cair como uma bomba no colo do PT e da presidente Dilma Rousseff. Mas vai sobrar também para vários partidos e nomes conhecidos da política nacional. Dezenas de nomes estão sendo denunciados. Mau cheiro exalando por todos os lados. Será que o Brasil ainda tem jeito?
 NAS MÃOS DELES! - Eles perderam o medo da polícia e, sabendo que mesmo presos, sempre poderão receber benesses legais, se tornaram ainda mais perigosos e cruéis. Quadrilhas armadas atacam em todos os cantos. Dias atrás, fortemente armado, um bando invadiu uma casa, manteve um ancião  amarrado durante toda a noite, quebrou a parede da casa dele e roubou o banco Itaú, em Porto Velho. Tudo na santa paz. Entraram no banco, levaram o que quiseram e, por sorte deixaram o cidadão vivo. É o Brasil, entregue nas mãos dos criminosos.
 PERGUNTINHAS - A 26 dias da eleição, pode-se acreditar em alguma surpresa na disputa para o Governo de Rondônia e para a Presidência da República? Ou já está tudo decidido?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário