segunda-feira, 8 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM POUCO DE REFLEXÃO NO DIA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA
O que os brasileiros poderiam pedir neste Sete de Setembro, quando comemoramos os 132 anos da Independência? Neste ano diferente, em que sediamos uma Copa do Mundo (perdemos feio dentro de campo, mas fizemos muito de positivo fora dele), o mais importante que nos aguarda neste segundo semestre é a eleição dos nossos novos governantes. Seria pedir demais que o povo soubesse escolher o melhor e não o menos ruim? Seria exagero sonhar com um governo parceiro da população, que não a espoliasse com tantos impostos, para manter a própria obesidade mórbida? Ou se pediria mais do que o suportável, para que nossos representantes deixassem de lado a corrupção e a demagogia; governassem ou fizessem leis para proteger a maioria do povo, abandonado e jogado nas mãos dos criminosos, eles sim, os bandidos, sempre protegidos em seus direitos humanos, enquanto os nossos são vilipendiados? Estaríamos em devaneios inalcançáveis, caso pedíssemos que as leis valessem para todos e não só alguns, dependendo da cara do freguês? Não estaríamos querendo mais do o normal, ao vislumbrarmos um país onde a morte de crianças, a pedofilia, os assassinatos brutais e as mortes violentas no trânsito merecessem mais atenção do que factoides envolvendo jogos de futebol, racismo e homossexualismo?
Claro que a sociedade evoluiu muito nesse século e mais três décadas de independência. Há, contudo, longo caminho a percorrer. Estamos na infância da democracia e só votando  e escolhendo certo, poderemos encurtar essa longa caminhada para o futuro. O toque do dedo na urna eletrônica encurta nossos caminhos. Ou, se errarmos, o torna muito mais longo. Por isso, é muito positiva a reflexão neste Sete de Setembro. Nossa independência como povo e como país precisa ainda ser consolidada. E só nós podemos fazer isso!
 QUAL A REALIDADE? - A campanha política começa a chegar a todos os recantos do Estado. Não esquentou até agora, na verdade, mas já está chegando ao ponto em que os candidatos têm menos de um mês para "vender seu peixe" ao eleitorado. Nos próximos dias, pode surgir mais alguma pesquisa de instituto nacional, dando conta qual a situação mais próxima da realidade de cada um dos candidatos. Só então se saberá, com um pouco mais de segurança, qual o quadro real.
 TODOS NA FRENTE - Se formos pelo que dizem os concorrentes e seus aliados, vamos enlouquecer!  Confúcio Moura e Expedito Júnior garantem que estão na frente. Jaqueline Cassol anuncia que seu nome tem grande crescimento entre o eleitorado. Padre Ton avisa que está chegando. E Pimenta de Rondônia fala como se fosse chegar ao segundo turno. Realidade? Quase ninguém tem certeza do que está acontecendo. Mas que os candidatos falam sempre com otimismo, ah!, isso não muda em nenhuma campanha!
 É O BRASIL...SIL!!! - Sete de setembro cai num domingo.  12 de outubro também. O Finados, 2 de novembro, idem., O 15 de novembro num sábado. Os vagabundos, que adoram feriados e feriadões, se lascaram neste segundo semestre de 2014. Num país pobre, onde a produção deveria parar o mínimo possível para que não parássemos no tempo, o número de feriados é pornográfico. Nesse ano quem adora não trabalhar está ferrado. Mas em 2015, a moleza volta com tudo. É o Brasilsilsilsil!
 NOS TRIBUNAIS - Aposentados e pensionistas ligados ao Sindicato dos Policiais e a Associação dos PMs do Estado, conseguiram ser transpostos para a folha de pagamento da União graças à decisão judicial. O deputado federal Amir Lando, que acompanha o assunto de perto, jogou a toalha: está aconselhando às entidades sindicais e aos que têm direito à transposição, para recorrerem á Justiça. SE depender do Governo Federal, o caso se arrasta por mais uma ou duas décadas. A via judicial é a única saída, portanto.
 OUTRAS USINAS- Não é só o consórcio de Santo Antonio que está com dificuldades de cumprir compromissos financeiros. O de Jirau só não entrou com tudo no problema ainda, por força de liminares. As duas organizações foram prejudicadas por greves e paralisações de vários dias e, ainda, tiveram que comprar energia no mercado a preço acima do normal. Agora, estão com sérias dificuldades. O mesmo está acontecendo, aliás, com outra hidrelétrica, fora de Rondônia: a termoelétrica Parnaíba II está no mesmo processo. A Aneel ainda não decidiu como fará para resolver o triplo problema.
 A VOLTA DA ANA - Não deu outra! Depois de Adriano Boiadeiro, foi a vez de Ana da Oito voltar a ocupar sua cadeira na Assembleia Legislativa, antes dos seis meses de afastamento imposto pela Comissão Processante aos envolvidos na Operação Apocalipse. Decisão judicial confirma que, no estatuto da ALE, não há punição que determine esse tipo de afastamento. Não foi julgado o mérito da questão, mas sim a decisão do afastamento. Ana e Boiadeiro voltariam neste próximo dia 12, mas, pela decisão da Justiça, já estão em suas cadeiras. Agora, cabe ao eleitor decidir se eles devem ou não permanecer deputados.
 PERGUNTINHA - Será verdade que  muitos brasileiros estão comemorando o fato do Sete de Setembro não ser feriado, por ter caído exatamente num domingo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário