quinta-feira, 4 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA CAMPANHA SEM NOVIDADES, QUEM SERÁ BENEFICIADO?

Confúcio Moura percorre o Estado dizendo que Rondônia cresceu muito, mostrando o que fez e jurando por todos os santos que fará muito mais. Seus adversários dizem exatamente o contrário. Que Rondônia vai mal, que não cresceu, que precisa de sangue novo no comando. Conversas de candidatos, um defendendo e os demais atacando. Nas entrevistas, poucas inovações, quase nada de temas polêmicos. Confúcio diz que continuará priorizando a saúde, as estradas e a habitação, principalmente. Expedito Júnior diz que  fará mais e melhor e critica duramente os empréstimos feitos pelo governo. Garante que vai reduzir muito os cargos comissionados. Jaqueline Cassol percorre Rondônia se apresentando como cara nova da política, ideias plausíveis e uma mulher realizadora. E anunciando a volta de programas que fizeram sucesso no governo do seu irmão, Ivo Cassol. Padre Ton bate na tecla de fazer tudo diferente,  priorizando as minorias. Segue a cartilha do seu partido, o PT, que neste momento está em baixa, em todo o país. Correndo por fora, sem preocupações maiores, Pimenta de Rondônia faz uma campanha quase franciscana, sem recursos, podendo se dizer o cara diferente e marcando presença com suas e fazendo seu partido, o PSOL, aparecer em todo o Estado.
Não houve, até agora, uma grande surpresa que pudesse mudar os rumos da  campanha. Os nomes estão postos, são conhecidos, suas ideias e seus parceiros também. Não há algo de novo, que possa influenciar na direção de algum evento inesperado. Com exceção de Jaqueline, que pessoalmente é cara nova, mas de sobrenome famoso, todos os demais postulantes ao governo já são muito próximos, exagerando um pouco, como se fossem da casa dos rondonienses. Quem conseguirá convencer o eleitor que é o melhor para o Estado, mesmo sem falar nada de novo?
 10 MIL EM RISCO - O anúncio de que as obras da hidrelétrica de Santo Antonio poderiam ser paralisadas, assustou meio mundo. Mais de 10 mil empregos correm risco. O que não se entendeu foi que, há dias atrás, a presidente Dilma Rousseff viajou mais de 2.500 quilômetros só para vir a Porto Velho gravar para o programa eleitoral gratuito, colocando Santo Antonio entre as maiores obras do país. E dias depois, virou as costas e silenciou sobre os graves problemas enfrentados pelo consórcio, como se nada tivesse a ver com o assunto.
 SILÊNCIO OFICIAL - O mesmo pode ser dizer em relação ao governo rondoniense. Não houve nenhum posicionamento oficial sobre o grave risco de colocar não 100 nem 200, mas 10 mil trabalhadores na rua do desemprego. Pelo menos dois mil já foram dispensados. Neste período eleitoral, uma demissão em massa como essa poderia atingir até o projeto maior do Governo, que é reeleger Confúcio Moura. Até ontem, ao menos, não havia qualquer palavra da administração estadual sobre o complexo assunto.
 PAU NELES! - Continuam os ataques covardes, porque anônimos, tanto em nível nacional quanto por aqui, no Estado, contra vários candidatos nas redes sociais. Uma coisa absurda, que precisa ser punida com multas severas e, dependendo da gravidade das calúnias, quem sabe até com prisão? Não é possível que celerados, ignorantes políticos, antidemocratas, utilizem uma ferramenta tão positiva como essa, para colocar para fora todos os seus sentimentos animalescos. São seres antissociais,  gente danosa para a comunidade e para a democracia. Pau neles, Justiça Eleitoral!
 BOLA DA VEZ - Que ninguém se surpreenda se houver uma reviravolta na eleição Presidencial, mas contra o PT e a presidente Dilma. Boatos cada vez mais fortes e algumas declarações dúbias, vindas de dentro do próprio ninho tucano, poderiam fazer supor que Aécio Neves estaria pensando (ele nega, é claro!) em abandonar sua candidatura e apoiar Marina Silva já no primeiro turno. Será que há alguma realidade nisso? Se houvesse, poderia ser o prego no caixão da candidatura petista. Marina é, ao que parece, a bola da vez...
 PESQUISA SÉRIA - Espera-se, a qualquer momento, a divulgação de mais uma pesquisa, vinda daqueles institutos considerados próximo à isenção, em relação a disputa ao Governo rondoniense. Porque, nas pesquisas internas que estão feitas por grupos contratados pelos partidos, os resultados só agradam quem os contratou. Nessa semana, entre os nomes que estão mais à frente, duas pesquisas deram números totalmente opostos. Cada uma favoreceu quem está pagando. Então, tem que se aguardar por Ibope ou Data Folha mesmo!
 LIXO ACUMULADO - A poucos dias do fim do contrato com a empresa Marquise, a Prefeitura de Porto Velho ainda não conseguiu realizar nova concorrência para o recolhimento de lixo. Quando ia começar a resolver o assunto, o Tribunal de Contas mandou parar tudo, por várias irregularidades no edital. Esse assunto ainda vai muito longe, porque é daqueles pepinos que parecem sem solução. No final de tudo, quem paga o pato mais uma vez? Claro que é a população, que pode ter que enfrentar um grave problema com o lixo da Capital em breve. Coisa grave e sem solução concreta a curto prazo.
 PERGUNTINHA - Com o verdadeiro salto dado por Marina Silva em direção à Presidência, como ficarão as candidaturas de Dilma Rousseff e Aécio Neves?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário