quarta-feira, 10 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PRESOS EXIGEM QUE MAGISTRADO COMETA UM CRIME
Parece ficção, história inventada, mas infelizmente não é. Presidiários de Rondônia ameaçam se amotinar, caso a Justiça não cometa um crime: que dê a eles, presos, documentos falsos, informando que eles têm direito à remissão da pena, ou seja, diminuição, por dia trabalhado ou estudado. Seria legal que isso fosse verdade. Mas não. Eles não trabalham e não estudam, porque o Estado não fez sua parte de dotar os presídios de salas de aulas e locais de trabalho. Então, os presidiários exigem que o Judiciário lhes dê folhas de frequência fictícias, falsas. Imagine-se um magistrado, que é o baluarte da lei, o representante máximo da lei, o que a aplica, ser exortado por sentenciados (todos os que estão cumprindo pena não estão lá por serem gente boa) a cometer o crime de falsificação de documento. E estão em regime de pré motim. A situação esdrúxula chegou a tal ponto que o juiz Renato Bonifácio de Melo Dias emitiu uma nota de esclarecimento, dizendo que a implantação de sistemas de educação e trabalho é de responsabilidade do Estado e que não vai, é claro, desrespeitar a lei, dando qualquer documento fictício a quem quer que seja.
É uma situação séria, mesmo parecendo uma ópera bufa, a que nos acostumamos a assistir de vez em quando, neste país. Quem tem que fazer não faz. Quem é criminoso exige seus direitos, mesmo, é claro, depois de ter ignorado os direitos das suas vítimas. No episódio  os presos estão com a razão, mas o meio correto de reivindicar é mesmo o Judiciário. Não propondo sacanagens e ilegalidades e ameaçando com violência, mas sim exigindo que as leis sejam cumpridas. Ao Estado cabe resolver o problema. E à Justiça, de fazer cumprir a lei. Se não for assim, esse cenário que se desenha em tom inacreditável, pode acabar numa situação bem mais séria. 
 MUITO PAPO FURADO - Precaução e medidas práticas zero. Discurso, ah!, discurso tem muito! A situação da Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré pode piorar. A enchente do primeiro semestre continua desbarrancando o rio Madeira e não está tão longe de atingir os prédios históricos. Museu, galpões, oficina e até locomotivas expostas no local, continuam correndo grande risco. Afora muito papo furado, nada de concreto foi feito até agora para recuperar a área e proteger o patrimônio histórico.
 DE ARREPIAR OS CABELOS - Ressurge com força  na internet e nas redes sociais, conversa entre membros do PCC de São Paulo, combinando ataques antes da eleição de 2006 e mandando matar "gente do PSDB". Mais que isso, na conversa, os bandidos determinam que as famílias de presos "todos devem votar no Genoíno". Para quem quiser ler e ouvir, é só ir no link :http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ouca-e-leia-uma-gravacao-em-que-o-pcc-deixa-claro-que-e-para-matar-policiais-e-tucanos-e-outra-em-que-ha-a-orientacao-para-votar-em-petista.
 MUITO POR FAZER - Meses se passaram do fim da enchente histórica do rio Madeira; milhões de reais em investimentos foram anunciados para recuperar o que foi perdido e ajudar as famílias atingidas; até decreto de calamidade foi assinado pelo governo federal e...ainda há quase tudo por fazer. Até agora ainda há famílias acampadas em barracas de lonas, no Parque dos Tanques; a recuperação dos distritos vai a passos de cágado, assim como a recuperação de ruas e rodovias. E é sempre bem lembrar que dentro de poucas semanas recomeça o inverno amazônico. Oremos, pois!
 FACTOIDE DO BURRO - Tentando criar um factoide, que pudesse colocá-lo na mídia e ajudar na sua campanha à reeleição, o deputado Adriano Boiadeiro apareceu na Assembleia para reassumir sua cadeira, depois de meses de afastamento, montado num burro e puxando outro por uma corda. Claro que o assunto tomou conta do noticiário, mas muito mais pelo ridículo da cena do que por qualquer outro motivo. Uma pena que essas coisas ainda aconteçam em Rondônia, como  se já não tivéssemos tantas outras para nos envergonhar....
 EXEMPLO DE EDUCAÇÃO - Notas do IDEB acima da média nacional, quase o dobro da média rondoniense: é por isso que Ji-Paraná está comemorando mais uma vitória do ensino municipal. O prefeito Jesualdo Pires e sua equipe vibram não só com a média 6.3, a maior do Estado, como ainda porque, mais uma vez, a escola Jandinei Cella teve a melhor performance de Rondônia e atingiu mais que o dobro da média nacional. Há muitos anos que a educação de Ji-Paraná é destaque. Agora, está consolidando sua posição. Tem que ser usada como exemplo para outras cidades rondonienses.
 CÁRCERE PRIVADO - O caso registrado nesta semana, de uma mulher e seus filhos mantidas em cárcere privado e apanhando todos os dias de um marido ciumento e covarde, é mais um daqueles que arrepia a todos. O caso ocorrido aqui mesmo em Rondônia, em Vale do Paraíso, se assemelha a outros tantos mundo afora, que se acompanha nos noticiários. Aqui ainda tinha uma faceta doentia: a esposa só podia sair à rua vestida como se fosse homem, porque o tresloucado ciumento não queria que a vissem como mulher. Pior de tudo: o celerado sequer foi preso. São as leis brasileiras...
 PERGUNTINHA - Está chegando o sábado e a nova edição da revista Veja. Será que ela vai denunciar um novo escândalo ou vai apenas repetir os que já estouraram?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário