sábado, 20 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUANDO A GENTE ACORDAR, PODE SER TARDE DEMAIS!

Alguma coisa muito estranha está acontecendo com a sociedade brasileira. Em determinados momentos, quando se imaginavam protestos e reações até duras do povo contra sacanagens, roubalheiras, corrupção vergonhosa, o que se vê é uma multidão amorfa, fazendo de conta que nada está acontecendo. Ora, a situação do assalto aos cofres da Petrobras, denunciado por um dos seus ex diretores (só ele confessou ter desviado mais de 23 milhões de reais), é daqueles eventos históricos que não podem parecer apenas mais um acidente de percurso. É, claramente, a confissão de uma estratégia de assalto aos bens comuns, ainda mais na nossa maior e mais importante empresa estatal, orgulho de todos nós desde que foi criada, nos ano 50. Quando o ex mandatário da Petrobras começou a contar tudo, dando nomes, endereços, detalhes, valores desviados, numa operação de fraudes e envolvendo grande número de corruptos, o que se poderia esperar? Protestos, exigência de cadeia para todos, explicações, mais denúncias, uma ampla depuração na Petrobras e no próprio governo, que foi, no mínimo, incompetente, para não dizer conivente, ao  deixar a roubalheira solta.
Mas se vê tudo isso? Nada. O escândalo de mais de 300 milhões de reais desviados (e pode ser apenas a ponta do iceberg), está passando batido, inclusive pela disputa presidencial. A grande maioria dos brasileiros está se lixando para mais essa vergonha a que somos submetidos. Aqueles idiotas que foram às ruas protestar contra 20 centavos no aumento das passagens, sequer se mexeram contra o roubo dos 300 milhões. Em todas as esferas políticas, o que se ouve é negativa de autoria, como se nada fosse verdade. Estamos, silenciosos, entregando nosso país aos criminosos e corruptos. Quando se tentar acordar, pode ser tarde demais...
 HOJE TEM DEBATE - Começa por volta das 21 horas, na Rede TV! - Sistema Guirgacz de Comunicação, o primeiro dos três debates que podem ser considerados decisivos na disputa  pelo Governo. Solano Ferreira vai apresentar. Confúcio Moura, antes alvo solitário, agora terá a companhia de Expedito Júnior, que será também pressionado, por estar liderando as pesquisas na corrida ao poder no Estado. Além dos dois, Jaqueline Cassol, Padre Ton e Pimenta de Rondônia estarão na tribuna, cada um buscando ampliar seus espaços entre os eleitores.
 ESTRATÉGIAS NOS COMITÊS - O resultado do Ibope ainda é tema importante em todos os comitês. No de Confúcio Moura, a tese é de que o instituto errou e que nunca acertou mesmo em Rondônia. Será a melhor estratégia? O senador Ivo Cassol também diz que Jaqueline está muito melhor do que os números do Ibope. Lembrou uma verdade: quando ele disputou a primeira vez o governo, apareceu várias vezes em quinto lugar, mas venceu. Contudo, o mesmo raciocínio vale para a turma dos Cassol: ver onde há furos na campanha, para melhorá-la, porque o tempo voa e depois não tem mais jeito...
 O PT TAMBÉM CAIU - Dos dois últimos na pesquisa, o petista Padre Ton também não dá crédito ao Ibope, ao menos da porta para fora. Ele tem certeza de que sua performance é muito melhor que os seis por cento apontados pelo instituto. O PT sempre teve um eleitorado fiel, mas dessa vez o partido está rachado. E já não tem aquele apelo popular de outras eleições. Já Pimenta de Rondônia, com seu 1%, está marcando presença na eleição. Sem chances reais, quer mais é dar holofotes ao PSOL. No que tem tido sucesso, aliás.
 A LEI VALE PARA ALGUNS...  - A lei é igual para todos? A pergunta procede, por dois casos recentes envolvendo professores da Unir. No primeiro, um casal homossexual de mulheres, foi beneficiado por decisão judicial. Uma delas foi para a Universidade da Bahia e pediu que sua companheira fosse transferida também. O pedido foi negado pela Unir. Recurso judicial teve outro desfecho: as duas foram transferidas para onde queriam, com direito inclusive às duas vagas na nova Universidade.
 ..MAS NÃO VALE PARA OUTROS! - O problema é que outro casal, em situação idêntica, só que heterossexual, não teve a mesmo sorte. O pedido para que a esposa, que está no interior, fosse transferida para  perto do marido, para não separar a família, também foi negado pela Unir, na decisão administrativa. E, embora pouco antes uma decisão em caso quase igual tenha beneficiado um casal homossexual, no caso deste casal normal, de duas pessoas de sexo diferente, a decisão judicial foi de negar o pedido. O que se pode fazer, além de lamentar?
PERTO DO VOTO - O calendário voa. Faltam apenas 15 dias para as eleições, a partir deste domingo. No final da tarde do dia 5, saberemos quem estará na nossa bancada federal (de deputados e um senador) e quem comporá a Assembleia Legislativa. Saberemos ainda quem serão os dois candidatos que irão para o segundo turno tanto para o Governo do Estado quanto para a Presidência da República. O Brasil, Rondônia e todos os estados estarão escolhendo seus novos dirigentes. Hora de votar certo. Porque se não o fizer, o brasileiro que se prepare para longos anos de sofrimento...
 PERGUNTINHA - Deu para compreender como uma péssima escolha pode ameaçar todo um país, como o atual governo, eleito pelo povo, está fazendo com a Argentina?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário