terça-feira, 2 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ASSASSINOS DO TRÂNSITO COMEÇAM A PEGAR PENAS PESADAS

De vez em quando, surge uma pequena esperança de que estamos caminhando em direção a nos tornarmos um país sério. São pequenas luzes no fim do túnel, mas que ajudam a animar, ao menos um pouco, num contexto em que, na maioria das vezes, parecemos uma Republiqueta de Bananas, com leis espúrias, ultrapassadas e muitos cuidados com os direitos de quem comete crimes, quase nunca de suas vítimas. Dois casos recentes serviram para essa pequena fagulha de energia positiva. O primeiro aconteceu em São José do Rio Preto, São Paulo. Um bêbado, que matou quatro pessoas e feriu gravemente mais duas, foi condenado, em júri popular, ao total de 92 anos de reclusão. Foi uma causa histórica, por dois motivos básicos: primeiro, pela decisão do magistrado, o juiz Caio César Melusso, da Vara Criminal, em julgar o caso pelo Código Penal e não pelo ainda frágil Código Nacional de Trânsito, porque esse, quase nunca põe alguém atrás das grades. Segundo, porque os jurados condenaram o réu por unanimidade e o magistrado aplicou a maior pena da história, para crimes de trânsito. 
O outro caso aconteceu aqui mesmo, em Rondônia. Um homem que há dois anos, completamente embriagado ao volante, matou três pessoas em São Francisco do Guaporé, fugindo logo depois do triplo homicídio e sendo preso horas depois, foi condenado a 12 anos de reclusão. A mulher e as duas crianças que ele matou nunca mais voltarão, mas sem dúvida a mão pesada da Justiça está mostrando a ele e dando exemplo a outros, de que dirigir bêbado pode dar cadeia sim! Claro que ainda há muitos recursos e pode até ser que as penas sejam amenizadas. Mas apenas a dureza com que os dois casos foram tratados, já dá um alento. Quando as leis forem duras e iguais para todos, o Brasil, enfim, merecerá o título de Nação séria e respeitada!
PRESSÃO TOTAL - Os prefeitos, que não aguentam mais viver à míngua, voltam a Brasília, nesta terça e quarta, para pressionar o Congresso Nacional e o Planalto, tentando encontrar fórmulas que evitem que os municípios decretem falência. O maior drama é a redução drástica nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, que está em queda brusca. Também querem o adiamento da implantação do novo sistema de controle dos resíduos sólidos, que acabam com os lixões. Prefeitos rondonienses. da Arom, vão em peso para os encontros de dois dias. 
 SANTO ANTONIO ESCLARECE - Tem muita informação errada e confusão em relação à Santo Antonio Energia. Diferentemente do que vem sendo divulgado, ela vem  cumprindo com todas as suas obrigações contratuais no mercado livre, até com as  relacionadas ao bloco de energia vendida em razão da antecipação do inicio de sua geração comercial, que ocorreu nove meses antes do cronograma original.   No total, foram vendidos 603 Megawatts médios.   Deste total, 290 Megawatts médios foram gerados pela hidrelétrica e a diferença, 313 Megawatts médios (ou 10.250 Gigawatts hora), foi adquirida no mercado pela concessionária e entregue normalmente aos seus clientes.  
 CUMPRIU TUDO - "O que está ocorrendo é uma grande confusão. Nossas liminares, que estão sob judice, não possuem qualquer relação com a energia da nossa antecipação, que terá sua entrega concluída no próximo mês de setembro. Não deixamos, e não deixaremos sequer de entregar um único Megawwat para os nossos clientes, cumprindo assim rigorosamente os nossos contratos no mercado livre", deixou bem claro Eduardo de Melo Pinto, presidente da Santo Antônio Energia. Então, está esclarecido!
 ESSA NÃO! - Marina Silva dizer que nunca foi contra os transgênicos é demais. Disse na maior cara limpa, em pleno Jornal Nacional. O que ela queria, afirmou, eram áreas de transgênicos e áreas livres deles. Quem tem um pingo de memória lembra bem o que dona Marina dizia sobre o caso. Inacreditável. E a turma dos ambientalistas do ar condicionado aplaudiram cada palavra. Realmente, nosso país não tem sorte, há muitos anos, em relação aos nossos governantes.
 SÓ MILAGRE! - Aliás, sobre Marina: só um milagre tira a Presidência dela. Surgiu no rastro da tragédia com Eduardo Campos e virou uma onda nacional. Nas três últimas pesquisas, já deixou claro isso. Na última, do final de semana, se ela for ao segundo turno contra Dilma Rousseff, ganharia por mais de 10%. Claro que qualquer ocorrência inesperada pode mudar uma eleição até os últimos dias, mas se continuar no mesmo ritmo, Marina dispara e tem a eleição na mão. Só pode perder, a partir de agora, para ela mesma!
VERGONHA NACIONAL - De vez em quando, algum nome ligado à política de Rondônia faz a gente passar vergonha, na mídia nacional. O último caso envolveu o ex prefeito de Ouro preto, Irandir Oliveira Souza. Condenado pela Justiça por vários crimes, incluindo tráfico de drogas, ele estava foragido há dois anos. Foi pego pela Justiça Federal em Goianânia e trazido para Porto Velho, para cumprir pena. Irandir responde também por crimes em Mato Grosso e Goiás. E foi prefeito eleito de uma cidade rondoniense! Não é inacreditável?
 PERGUNTINHA - Como vai sobreviver o agronegócio em Rondônia e na Amazônia, caso Marina Silva e suas teorias de desenvolvimento sustentável sejam a base econômica para a região?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário