quinta-feira, 18 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A GRANDE OPERAÇÃO DA PF PODE SER ANTES DO FIM DO ANO
Como a coluna antecipou com vários dias, a Polícia Federal realizou nesta quarta, mais uma operação em Porto Velho (foto rondoniaovivo). Dessa vez, para combater uma quadrilha composta por policiais militares, envolvidos com o tráfico de drogas. O aparato foi grande, o armamento utilizado pelos federais foi pesado e os resultados altamente positivos. Mas, é bom que se avise: não é essa a maior operação que a PF realizará em Rondônia, provavelmente até antes do final do ano. Vem aí uma muito maior, superior a qualquer outra. Vai envolver denúncias contra políticos e inclusive representantes de vários órgãos e poderes. Quem viu, mesmo sem profundidade, alguns dos depoimentos já dados à PF, arrepiou os cabelos, pela gravidade do que foi contado. Por que a mobilização policial ainda não ocorreu? Porque há necessidade de decisões e autorizações que passariam até pelo Supremo. O assunto é guardado a sete chaves, claro, mas o volume de denúncias e provas já reunidas, permitirá que, quando for deflagrada, a operação apresente um resultado  retumbante. Tanto quanto aquele escândalo dos então deputados estaduais, tentando chantagear o ex governador Ivo Cassol e que acabou se tornando notícia nacional.
Os escândalos rondonienses e os que se descobrem em todos os recantos do Brasil, como o da roubalheira da Petrobras, se tornam cada vez maiores. De um lado, pode-se comemorar, porque está, de certa forma, havendo uma depuração. Do outro, assiste-se a dezenas de grandes ações policiais, envolvendo corrupção e roubalheira do dinheiro público, mas, na maioria dos casos, a impunidade campeia. E pouca grana é verdadeiramente recuperada. Mas só de ver corruptos algemados e expostos à execração pública, já é um lenitivo para o povo brasileiro, tão sacrificado por essa gente.
 EXPEDITO À FRENTE - Festa para a turma de Expedito Júnior, susto no de Confúcio Moura e, muito mais ainda, no de Jaqueline Cassol. A pesquisa do Ibope desta terça, deu 35% para Expedito (oito pontos a mais que na primeira pesquisa); manteve Confúcio com 28% e colocou Jaqueline Cassol com 12%. Também apontou que, se forem para o segundo turno os dois primeiros, Expedito ganharia do atual governador por 43% a 30%. Os tucanos rondonienses e seus aliados comemoram os números. Nos outros comitês, o clima é de enorme preocupação.
 NOVAS ESTRATÉGIAS - A  partir da pesquisa do Ibope, as coligações refazem contas e as candidaturas que ficaram para trás, reveem suas estratégias. No PMDB e aliados, a preocupação é enorme. Mesmo sabendo, via pesquisas internas, que Expedito estaria crescendo poucos, no comitê peemedebista, imaginariam que ele já tivesse passado à frente de Confúcio. Havia uma expectativa positiva para os governistas. Com os números agora conhecidos, há pouco tempo para recuperar o tempo perdido. Para Expedito, agora, o tempo é aliado.
 E A REJEIÇÃO? - Pode-se considerar surpreende o alto índice de rejeição de Confúcio que, imaginava-se, teria apoios suficientes para mudar o quadro, durante a disputa? Entre os rondonienses ouvidos pelo Ibope, 33% rejeitam o atual governador. O petista Padre Ton é o segundo, com 22%. Jaqueline Cassol tem 18% e Expedito Júnior, o líder da pesquisa positiva, é também o menos rejeitado dos três: 16%. Em relação a Pimenta de Rondônia, a rejeição de 15% certamente é muito mais para seu partido, o PSOL, do que para ele.
 PIOR DO QUE AQUI! - Para quem vive reclamando do aeroporto de Porto Velho, um texto do jornalista Abdoral Cardoso, postado nas redes sociais: "Não reclame do aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho. A lentidão nas obras de expansão do também internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, em Manaus, tira qualquer um do sério e torna os horários de embarque e desembarque um atropelo, agravado pela falta de funcionários das empresas aéreas. O calor em setores que já foram muito bem climatizados sobe o tom dos discursos de protestos e só falta sair tapas na hora dos voos".
HERÓI DO VOTO - Campanha Herói do Voto, criada e liderada pela Fiero, mas com a parceria de inúmeras entidades e instituições - incluindo-se aí a própria Justiça Eleitoral - tem grande aceitação no meio estudantil. Percorrendo várias cidades do Estado, nas escolas do Sesi, Senai,  educandários públicos e privados, a iniciativa que visa preparar os jovens para compreender a importância do voto para os destinos da sua terra, tem recebido elogios e apoios por onde passa. É uma brilhante iniciativa. Que ninguém se surpreenda se, em breve, se tornar um programa nacional.
 CONTRA A CONSTITUIÇÃO - Mais um atentado contra a Constituição, vinda do próprio Judiciário. Uma juíza da Vara de Família de Fortaleza (?) proibiu a circulação da revista Isto É!, que continha uma reportagem sobre o escândalo da Petrobras, incluindo o nome do governador cearense, Cid Gomes. Foram ignorados os direitos pétreos de livre acesso à opinião e informação. Infelizmente, não é a primeira e nem será a última decisão judicial que fere a Constituição. Houve protestos generalizados das entidades nacionais e internacionais de imprensa.
 PERGUNTINHA - Terá Marina Silva medo das ameaças do antidemocrata Pedro Stédile, líder do MST, que  prometeu fazer protesto todos os dias, caso ela seja eleita?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário