terça-feira, 2 de setembro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CAMPANHAS ABORDAM TEMAS REALMENTE IMPORTANTES?

Quais os problemas que precisariam mesmo ser atacados, tanto em nível nacional como em Rondônia e que ainda não fizeram parte da pauta dos candidatos? Os Presidenciáveis, pelo que se observa até aqui, pisam em ovos sobre temas realmente complicados, mas que mereceriam um debate profundo. A violência que domina o país; o crime organizado que se espraia para todos os setores da vida pública; a parceria entre organizações criminosas e políticas; o fim da absurda impunidade, incluindo-se aí  o "liberou geral" a menores criminosos, esses assuntos, todos interligados, passam ao largo dos discursos. E a economia? Corremos o risco de uma grande crise, anunciada, aliás, há bastante tempo. O que nossos Presidenciáveis dizem, claramente, sobre isso? 
A presidente Dilma, medindo palavras, porque teme perder voto, diz que tudo será resolvido, como num passe de mágica. Os seus adversários teorizam, mas não apresentam plano concreto de adequação do país à grave crise mundial, que está nos afetando e nos afetará ainda muito mais. E a pornográfica tributação, que corrói o desenvolvimento, acaba com os empregos e afeta a estrutura econômico do país? Quase nada....
Em Rondônia, temas relevantes não estão sendo discutidos como deveriam: a transposição (muito pouco avançou até agora); a recuperação urgente das áreas destruídas pela enchente histórica do início do ano; a qualidade do ensino nas escolas, que avança quase nada; o desaparecimento de atividades culturais e do folclore, que mexiam com todo o Estado e que estão tendo morte lenta... As campanhas se resumem aos temas tradicionais de saúde, estradas, recursos federais, troca de farpas entre candidatos. Mas discutir profundamente as questões e apontar caminhos que possam ajudar a resolvê-las, é perto do zero. Mas ainda há tempo...


TIRIRICA DE NOVO!
 Em Rondônia e em todos os Estados, na verdade, as campanhas são mais folclóricas que criativas; mais pobres de ideias do que se pode aceitar. Vê-se o palhaço Tiririca como potencial campeão de votos, novamente. O ex jogador Romário (aliás, esse até tem feito por merecer!) vai ganhar a vaga carioca para o Senado. Na disputa pelos governos, ouve-se muito papo furado e demagogia, mas poucas medidas realmente concretas e que poderiam mudar a vida das pessoas.  E o povo? Ah, o povo se distancia cada vez mais disso tudo. Lamentável!

POLÍTICA NOS PRESÍDIOS
 Segundo a mídia nacional, Luiz Ricardo Brandão, diretor do Presídio Federal de Rondônia, é um dos que pediram demissão em caráter irrevogável, nesta semana. Outros oito diretores seguiram o mesmo caminho, protestando contra a politização do sistema penitenciário. Ou seja, a política-partidária petista estaria influenciando em decisões até internas das cadeias de segurança máxima no país. Luiz Ricardo foi empossado pelo próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, em fevereiro deste ano.Ficou seis meses no cargo.  

CRISE DIMINUÍDA
A coisa é tão grave que os demissionários criticam com vigor a maneira como está acontecendo absurda interferência política do diretor geral do Departamento de Assuntos Penitenciários, Renato Pinto de Vitto, ex procurador geral de São Paulo, no  sistema prisional. Os diretores que saíram, denunciam que de Vitto teria descumprido ordens judiciais, como a lei 12.654/2013, que ordena a identificação por DNA de presos condenados por crimes violentos. Várias outras ingerências causaram a demissão em massa. Claro que o governo está tentando minimizar a crise e evita falar nela.  

MAIS RONDONIENSES

Já somos 1.758.530 rondonienses, segundo números do IBGE. Na região norte, perdemos em população para o Pará, que chegou a mais de 8 milhões de pessoas e para o Amazonas, que tem o dobro dos nossos habitantes. Temos mais de 300 mil pessoas a mais que  Tocantins e mais que o dobro da população do Acre. O gigante São Paulo, com seus 44 milhões de almas é o mais populoso. No país, superamos os 202 milhões de habitantes. Os números foram divulgados nessa semana.

MAIS PERIGO NA BR
 Motoristas e motoqueiros têm que ter cuidados redobrados na BR 364, em Cacoal. Um desvio foi construído pelo Dnit, na direção de Pimenta Bueno, no local onde parte da pista cedeu no início do ano. São 500 metros de desvio, por onde vai passar todo o tráfego pesado, até que toda a estrutura da pista, destruída pelas chuvas, seja completamente recuperada. O local já é perigoso. Ficou pior. Portanto, muito mais atenção de todos!

AJUDA OU ATRAPALHA?
 Como o eleitorado receberá a carta aberta, mandada de dentro da cadeia, pelo ex deputado federal Natan Donadon, pedindo votos para sua irmão, candidata à federal e a cunhada, que disputa vaga à Assembleia? É algo inusitado, como o próprio caso de Donadon, o primeiro parlamentar brasileiro que saiu do Congresso para a cadeia, sem escalas. Na carta, Natan se diz injustiçado, mesmo depois de ter tido a mais ampla defesa e de ter sido condenado em todas as instâncias. A agora famosa carta, ajudará as duas parentes ou será um tiro no pé? Lá na frente, as urnas responderão...

PERGUNTINHA
Com a péssima qualidade dos jogos do Campeonato Brasileiro, até quando os clubes ainda terão a cara de pau de cobrar ingressos entre os mais caros do mundo?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário