quarta-feira, 3 de setembro de 2014

JESUS TEM IDENTIDADE?

Todos nós podemos ter nossa identidade. A qual informa dados importantes sobre nós. Comprova nossa origem, tanto local de nascimento e, o mais importante, nossa procedência familiar.

Temos privilégio por portar nossa identidade, pois esta identifica quem somos e nos grandes benefícios e proteção, para nãos sermos confundidos com outra pessoa.

Sabemos que todos precisamos da identidade, a qual identifica nossa origem; quem realmente somos, onde moramos e até mesmo o que fazemos, não podemos descuidar da mesma. Emprestar ou fazer uso de uma identidade ilicitamente, pode causar grandes prejuízos, perdas, confusões e sofrimentos.

Estamos vivenciando, em nosso país, um momento em que mitos querem mostrar sua identidade, por meio das campanhas políticas. Será verdadeira a verdadeiro tudo aquilo que demonstram ser pelo seu falar, agir e prometer? Pois, na minha ótica, asseguro-vos que a melhor e preservada identidade é aquela que transmitimos em nossa maneira de ser e viver. Tanto diante de Deus como diante dos Homens.

Se desejares saber como está a vossa identidade, pergunte para os seus amigos próximos, quem você é para eles. Então poderás refletir se tua identidade é também vivida de uma maneira verdadeira aos olhos de Deus e diante dos homens. Os que vivem distantes de uma pessoa não podem lhes garantir uma verdadeira identidade.

No Evangelho de Mateus 16:13-20, Jesus fez duas perguntas aos seus discípulos. A primeira era verificar a ótica de quem está distante dele. “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”. A resposta dos discípulos foi como se o povo não reconhecesse verdadeiramente a identidade de Jesus, pois o confundia com outros, como: João Batista, Elias, Jeremias, ou algum profeta. A ótica do povo estava distante, confusa, distorcida, falsa e vazia, por não reconhecer quem verdadeiramente é Jesus.

Então, Jesus perguntou para os seus amigos: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16:15). Os discípulos não vacilaram na resposta. Mas conheciam a verdadeira identidade de Jesus e a resposta do apostolo Pedro não deixou sombra de dúvida ao dizer: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Todos têm uma identidade, esta somente será verdadeira e nos dará muitos proveitos e benefícios ao fazermos uso verdadeiro dela. E quando também nos perguntarem quem é Jesus, possamos responder a exemplo de Pedro: “Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Pois, a identidade de Jesus, sempre foi, e será a mesma!


Fonte: José Isael F. da Silva – Bacharel em Teologia / Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário