quarta-feira, 10 de setembro de 2014

INSS tenta evitar fraudes e muda regras para agendamento

A partir de agora, o segurado da Previdência Social terá seus direitos garantidos desde a data do agendamento do serviço previdenciário na Central 135 ou na Internet (www.previdencia.gov.br) .Esta é uma das alterações previstas na Resolução 438, publicada na edição da última quinta-feira (4) do Diário Oficial da União. Antes, os direitos somente passavam a contar na data de requerimento do benefício, durante o atendimento na agência.

Outra modificação provocada pela Resolução 438 é a exigência de o segurado informar o seu número de CPF – além de documento oficial com foto e com validade em vigor – no momento em que for agendar um serviço e também na hora do seu atendimento em uma agência da Previdência.Essa medida proporcionará maior segurança e coibirá tentativas de fraude relacionadas à identificação do segurado.

O documento publicado na página 41 da Seção 1 do DOU também determinou que o segurado não poderá mais agendar o mesmo serviço previdenciário diversas vezes, como era feito anteriormente.
Ele agora só poderá marcar uma nova data para ser atendido para o mesmo serviço trinta dias após a data marcada do primeiro agendamento. A regra já era adotada no agendamento dos requerimentos de benefício por incapacidade.

O objetivo das medidas é dar segurança, normatizar e uniformizar o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), modernizando e desburocratizando o cumprimento de seus serviços.
Hoje, o INSS realiza mais de 200 mil atendimentos diários. Além disso, recebe cinco milhões de ligações por mês, através da Central de Teleatendimento 135.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário