domingo, 7 de setembro de 2014

A sexualidade da mulher moderna

Há muitos anos a sexualidade feminina é tratada com certa restrição, recheadas de preconceitos e tabus. Mas a mulher vem conquistando seu espaço em todas as áreas de sua vida seja pessoal, acadêmica, profissional, e na expressão de sua sexualidade, que é parte indissociável da vida dela, nos seus aspectos biológicos, psicológico e cultural.

Com o surgimento dessa autonomia, a mulher passou a ter novas oportunidades com isto ampliou seu espaço, estando pronta para lutar pelos seus direitos e assumir sua sexualidade e novos papéis na sociedade. Sua vida tomou novos horizontes; foi possível desvincular o sexo da procriação, ganhando maior autonomia, ela percebeu que poderia se fosse de sua vontade, participar da decisão de ter filhos ou não.

A modernidade vem proporcionando á mulher oportunidade de sobreviver com êxito, mas que provoca alguns sentimentos conflitantes. Não só para ela como para seu parceiro que muitas vezes não sabe lidar com essa nova mulher.

A expectativa principal da sociedade em relação à mulher mesmo na atualidade é de ser mãe. E como ela tem que exercer vários papéis, começa a se cobrar para dar conta de tudo, o que gera sentimentos de culpa e pensa que qualquer problema apresentado pelos filhos se deve diretamente à sua ausência.

As mais variadas exigências que a mulher é incumbida podem criar tensões e resultar em doenças psicossomáticas, e incidem, naturalmente, sobre o exercício da sexualidade.
A mulher busca além da sua liberdade, novos padrões comportamentais no âmbito de sua sexualidade. 

Ela sente-se à vontade para avaliar e escolher o tipo de relacionamento que desejar com liberdade para entrar e sair em quantos relacionamentos achar necessário e inclusive tendo relações sexuais com quem sentir desejo. Porém esses comportamentos podem tendenciar-lhe a relacionamentos descartáveis, o que pode contribuir também para a dificuldade de conseguir manter um relacionamento duradouro.

Essas novas formas de comportamentos conquistadas de vivenciar sua sexualidade, podem gerar algumas crenças errôneas como a de autocobrança de que a mulher moderna
“TEM QUE ter orgasmo sempre”; TEM QUE “ser capazes de ter orgasmos múltiplos”; TEM QUE ter experiência sexual prévia, e tomar iniciativa. E para aquelas mulheres que não conseguem ter esse tipo de comportamento que reprimi sua sexualidade por ter tido uma educação sexual rígida, pode gerar outras Crenças Disfuncionais como, mulher de “boa”família” NÃO se masturbam; NÃO Têm fantasias sexuais; NÃO devem mostrar desejo; NÃO devem dizer do que gostam na cama. Em ambas as situações muitas vezes ela não consegue atingir esse padrão de comportamento desejado podendo gerar conflitos e levá-la a uma disfunção sexual.

Essas Crenças disfuncionais trazem alguns sentimentos de ambivalência, ora ela é levada a sair com vários parceiros para ir em busca de desejos idealizados para ter uma sexualidade moderna onde se pode vir a alcançar múltiplos orgasmos e ser essa mulher desenrolada na cama como as amigas dizem que são. Porém logo após ela é acometida por uma ressaca moral, onde se arrepende do que fez, odeia a sua atitude e fica com a autoestima baixa, com sentimento de menos valia, por perceber que apesar de ter muitos parceiros, não tem nenhum que realmente ela possa dividir suas conquistas e derrotas, o que teria com um relacionamento sério e com um único parceiro que lhe ame de verdade e que não queira apenas sexo com ela.

Diante de todos esses acontecimentos percebe-se que a nova mulher vem superando certos conceitos e preconceitos pré-estabelecidos pela sociedade, passando a adquirir muitos direitos para viver sua sexualidade, só lhe resta saber usá-los de forma que tenha uma qualidade saudável e plena de prazer. E não deixar-se envolver pela perigosa ditadura do prazer que pode emergir várias conseqüências.

O sexo é para ser considerado um acontecimento cercado de prazer e alegria na vida do ser humano. E sendo feito com quem se ama e confia à recompensa desse prazer é inevitável.


Fonte: Leanara Abiorana - Psicóloga & Sexóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário