sexta-feira, 29 de agosto de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TOMARA QUE O FLOR DO MARACUJÁ TENHA LONGA VIDA!
Nesta sexta, começa a edição deste ano do Arraial Flor do Maracujá, quase três meses depois do seu período que poderia ser considerado normal. A festa junina, já realizada fora de época, terá um novo local, completamente fora do circuito normal de eventos, numa área no bairro Esperança da Comunidade, cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. Mais: a festa deste ano não terá apoio oficial, na medida em que os investimentos, sempre feitos através de emendas parlamentares e não dentro do orçamento, como deveriam ser, foram podados numa negociação liderada pelo Ministério Público. A verdade verdadeira é que a mais importante festa do folclore rondoniense pode estar se despedindo. A menos que as muitas teorias se tornem realidade; que a iniciativa privada decida investir na festa, o que é pouco provável; que as autoridades do setor de cultural comecem a tratar o Arraial com a importância que ele deveria ter; a menos que haja seriedade e respeito para com nossa cultura, as chances de sobrevivência serão muito pequenas. 
O que ainda dá alguma esperança é o espírito apaixonado dos participantes, tanto de Quadrilhas como de Bois Bumbás, que norteia a comunidade, sempre envolta até o pescoço nesta festa inigualável. Outra esperança é que a divulgação (como a transmissão direta do evento, que será feita novamente pela Record News), ajude a manter acesa a chama do amor ao folclore e à nossa cultura. O Arraial Flor do Maracujá pode estar na UTI. Mas se mobilizar a coletividade, se conseguir manter a paixão dos participantes da festa, ela pode até ser maior e melhor, sem ter que ficar devendo favores a quem quer que seja. Para os otimistas, o Arrail pode surgir melhor e maior do que sempre. Para os pessimistas, este pode ser seu último ano. Tomara que o otimismo vença!
 VETO E CORAGEM - Mais uma vez o sonho de emancipação da Ponta do Abunã, nossa fronteira com o Acre e o distrito de Tarilândia, em Jaru, foi para o espaço. De novo, a presidente Dilma Rousseff vetou lei que permitiria a criação de novos municípios, sob determinadas condições. Claro que é uma injustiça para várias áreas do país (incluindo-se aí os distritos rondonienses), que já mereciam ser transformadas em cidades, mas há que se destacar a coragem da Presidente que, em pleno período eleitoral, vetou a lei porque, segundo ela, haveria um custo enorme para os cofres da Nação.
 LEI ESTADUAL - A decisão caiu como um balde gelado (assunto da moda), sobre a população dos distritos que, há mais de duas décadas, esperam pela emancipação. Em nível estadual, a criação de novos municípios foi autorizada por lei aprovada na Assembleia e sancionada pelo Governo. Plebiscitos realizados tanto na Ponta do Abunã como em Tarilândia também tiveram índices de aprovação pela emancipação muito perto dos 100 por cento. Nada adiantou. A criação de novas cidades continua proibida. 
 SOCORRO, MP! - Continua o festival de multas no trânsito de Porto Velho, aplicadas pelos agentes de trânsito. Há casos absurdos, como o motorista que foi multado por estar no seu carro sem capacete. E de uma mulher, multada por ter usado a buzina do carro na rua, longe de hospitais ou outros locais proibidos. Um jornalista recebeu duas multas idênticas, em locais e horários semelhantes, em dias diferentes, por estar sem cinto de segurança. Ele é conhecido entre amigos e conhecidos por não sair com o carro sem usar o cinto. O Ministério Público precisa entrar na jogada e investigar o que está acontecendo.
 GRANA AOS RIBEIRINHOS - No contexto de tantas más notícias, desde que a enchente devastadora os atingiu em cheio, surge uma pequena luz no fim do túnel para os produtores ribeirinhos da região de Porto Velho. O Banco do Povo já tem mais de 1 milhão e 500 mil reais disponíveis para emprestar a juros baixíssimos, para pequenos empreendedores da região atingida pela cheia do rio Madeira. O dinheiro começa a ser liberado tão logo seja assinado o contrato com o beneficiado. O Banco do Povo já liberou financiamento para mais de 25 mil pequenos negócios no Estado.
 MÁQUINA GANANCIOSA - A máquina da arrecadação não para de funcionar a todo o vapor. Não basta pagarmos os mais altos e mais variados impostos do mundo (muitos são pagos duas e até três vezes, na mesma compra), porque para manter a máquina gananciosa funcionando, só apertando cada vez mais o consumidor. Um dos exemplos é o que aconteceu com o IPVA dos veículos, em Rondônia. Antes, o proprietário podia financiar o pagamento em até três vezes, a partir do vencimento. Ainda pode, mas agora só se fizer o pagamento antecipado. Pobres de nós!
 ÁGUA DESPERDIÇADA - O Instituto Trata Brasil, que analisa a situação de abastecimento de água, coloca Porto Velho como a Capital brasileira com pior sistema de saneamento básico do país. E um dos principais problemas é o desperdício de água tratada, que chega a 70%. A Caerd foi informada dos dados e certamente está tentando resolver o problema. Com o abastecimento tão restrito, como ainda temos, é lamentável que o desperdício tenha chegado ao ponto que chegou. Já passou da hora de resolver!
 PERGUNTINHA - Aécio Neves conseguirá reverter a situação da última pesquisa do Ibope e ainda chegar ao segundo turno da eleição Presidencial?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário