domingo, 24 de agosto de 2014

"Os Humildes"

O Mundo de hoje se preocupa em mostrar grandeza dos Poderosos. Deus demonstra a grandeza dos Humildes. As Leituras Bíblicas confirmam essa verdade. O Evangelho narra o retorno dos Apóstolos da 1ª Missão Apostólica. Os Apóstolos voltam cansados, mas alegres e exultantes, por terem expulsado até os demônios. Jesus os escuta com muita atenção e interesse: muitos aceitaram sua pregação...outros não...

Jesus faz uma oração de louvor, porque a proposta de salvação encontrou acolhimento no coração dos humildes: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e os revelastes ao pequeninos. Os grandes e poderosos, os sábios e inteligentes não perceberam a presença do Reino de Deus e não acolheram a sua mensagem... Os pequenos , os pobres, os humildes, os marginalizados acolheram com entusiasmo e sua palavra e o se Reino. Deus nega-se aos doutos ensoberbecidos pela própria ciência, e se revela aos simples, conscientes da própria pequenez. Deus goza com os humildes, por pobres e pecadores que sejam...e resiste aos soberbos, por mais santos que imaginem ser.

E Jesus acrescenta: "SIM PAI, porque assim foi o teu agrado". Oração despercebida, mas lema de vida para muitos  (inclusive meu)... Sim Pai: atitude de Cristo: sua vida foi um contínuo SIM PAI... mesmo agora que desejava  que todos acolhessem a boa nova... no horto das Oliveiras... no Pai Nosso... Sim Pai deve ser também o nosso caminho da Salvação. É a vontade de Deus, vivida como se manifesta a cada momento... Dizendo Sim Pai, algo maravilhoso vai acontecer. Será o princípio de uma vida nova e a origem de um novo amor. Quem vive esse SIM PAI: encontra a Paz, que Cristo veio trazer.

E Jesus faz um CONVITE: "Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhe darei descanso... porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve". Jesus vai tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado para o povo. Em troca, ele traz um novo modo de viver na justiça e na misericórdia. Cansados a aflitos são todos os que sofrem na vida. São os pobres de Deus, aos quais Jesus dirige sua alegre notícia e entre os quais ele se sente como um deles. Na vida quanta miséria humana: quantos problemas, quantos sofrimentos que não tem solução, há dor revelas! Que nenhum analgésico cura, há escuridão onde a luz não penetra! E Cristo nos repete: "Venham a mim vocês todos que estão cansados... e eu os aliviarei..." Só ele poderá aliviar o peso de nossos sofrimentos... Quando os planos de Deus não correspondem aos nossos, rezemos com generosidade: "SIM PAI, porque assim foi o teu agrado..."

Estou convencido que muito mais Paz começara a reinar em nosso coração... Senhor abre nossos ouvidos e nossos olhos para que possamos ver e ouvir o que é bom e justo. Clareia a nossa mente para podermos entender o significado profundo de nossa existência. Fazei que busquemos a sabedoria que vem de vós.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Fonte: Arquidiocese de Porto Velho-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário